4 formas de Backup de arquivos para uso pessoal

backup de arquivos
 Tempo de leitura: 3 minutos

No artigo anterior mostramos 3 tipos de Backups de Arquivos para uso profissional. Neste artigo vamos fazer um combo e apresentar 4 formas de fazer Backup de arquivos para uso pessoal.

Nessa onda de ataques dos ransomwares não podemos dar mole e deixar nossos dados desprotegidos. Já imaginou ter que pagar uma nota para ter de volta aquele dado importantíssimo por conta de um vacilo com seus dados?

Caso não saiba o que é ransomware, trata-se de um vírus de sequestro, onde é exigido um pagamento para que você recupere seus dados.

Com um backup seguro, você se protege de vírus, defeitos no hardware e praticamente de qualquer adversidade que pode surgir e atrapalhar sua vida. Vamos conferir as 5 formas de fazer backup de arquivos?

4 formas de fazer Backup para uso pessoal

1) Em HD Externo(Disco rígido externo)

hd externo

Atualmente, o HD externo é a forma mais comum de se fazer um backup, pois se trata basicamente de um pendrive que pode fazer a cópia de todos os seus arquivosEm outras palavras, é uma mídia externa que basta conectar ao computador com um cabo USB e pronto, é só escolher os arquivos que quer salvar e executar o processo. 

Vantagens:
Simples, fácil, eficiente e privativo. Somente você terá acesso aos arquivos, não há risco de vazar os arquivos.

Desvantagens:
Precisa de um cuidado extra, pois é uma mídia física. Se acontecer algum dano ou roubo do aparelho, os arquivos podem ser perdidos.

backup de arquivos nuvem2) Nuvem

backup em nuvem é bastante usado para uso pessoal, pois é uma ótima alternativa para realizar backup apenas de arquivos por ser rápida, fácil e barata.

Há diversas opções com pacotes gratuitos, como por exemplo o Dropbox e o OneDrive. Nesse tipo de backup de arquivos é possível criar pastas sincronizadas para que haja uma cópia automática para o servidor, tornando-se o backup ideal para quem se preocupa com fotos e arquivos pequenos.

Vantagens:
Disponível gratuitamente(com limitações).

Desvantagens:
Dependendo da prestadora do serviço escolhida, pode não ser muito seguro e o espaço disponível pode não atender a demanda. 

3) USB Flash Drivepen drive

Mais conhecido no Brasil como Pen Drive, é um pequeno dispositivo portátil com memória flash, acessível através de USB. Recomenda-se usar em situações de backups enxutos que precisem de frequentes atualizações. Este item já é bastante conhecido, não é mesmo?

Vantagens:
Além de ser pequeno e portátil, o pen drive usa memória flash e há disponível para diversas capacidades.

Desvantagens:
Deixa a desejar na velocidade e o custo elevado para modelos de alta capacidade. 

4) Blu-ray

Este item também é bastante conhecido. O blu-ray é como uma evolução do DVD, pois suas medidas são as mesmas de um CD comum, mas é uma mídia muito mais eficiente, pois armazena volumes muito maiores e de qualidade muito superiores.

Vantagens:
Qualidade de mídia elevada e de longa duração.

Desvantagens:
Fazer backup de mídia de alta qualidade tem os custos mais elevados e é uma mídia de pouca disponibilidade no Brasil, tornando o custo geral mais elevado.

Como está o seu backup?

A cada dia que passa, surgem milhares de novas ameaças virtuais prontas para roubar seus dados e danificar seus aparelhos. Não espere pelo pior para fazer m backup regularmente.

Qual dos backups citados acima você usa? Há algum outro que você utiliza? Deixe nos comentários.

Não deixe de entrar em contato conosco caso tenha dúvidas ou sugestões! Somos especialistas em tecnologia da informação!

Assine nossa newsletter para receber novidades e ficar por dentro do mundo da tecnologia!

E-mail: bbs@bugbusters.com.br
Telefone: +55 (11) 5572.0044
Horário de Atendimento: 8h30 às 18h00
Horário de Atendimento | Servidores e Storages: 24x7x365

Siga-nos