Tome o controle da sua área de TI

área de ti
 Tempo de leitura: 6 minutos

Não importa se você é um CEO, um diretor, um gerente ou um coordenador. Pois, independente da hierarquia, é preciso ter em mente a importância de ter o controle da área de TI da sua empresa. Afinal, isso é o que determina o quanto a área consegue demonstrar o seu potencial na empresa e acaba sendo fundamental para demonstrar o quanto a TI agrega valor ao negócio. Sendo essa última, uma das maiores dificuldades da área, inclusive.

No entanto, às vezes, pode ser um tanto quanto difícil ter esse controle, pois, TI costuma ser uma das áreas mais dinâmicas da empresa e com uma das equipes que mais sofre turnover. Portanto, pode ser um verdadeiro desafio conseguir obter e manter o controle da área de TI, efetivamente.

Com um trabalho persistente e eficiente, é possível conseguir não apenas controlar, mas liderar a área toda. Assim, a gestão passa a necessitar de muito menos esforço, além de que a área tende a apresentar resultados muito melhores, em pouco tempo.

área de ti

A verdade que você não sabia sobre a área de TI

Um grande desafio é manter-se atualizado no ritmo em que a TI avança. Afinal, é em uma velocidade absurda que o mercado de TI se reinventa e se atualiza. Velocidade essa, que muitos profissionais não estão conseguindo acompanhar, infelizmente. Consequentemente, a área pode ficar defasada, perdendo a credibilidade junto a empresa e até mesmo aos clientes.

Por isso, a maior característica da TI em uma empresa é a sua capacidade de transformação e inovação digital. Isso acaba determinando a desenvoltura da gestão, para que os responsáveis possam adquirir o controle da área com um todo, refletindo em toda a empresa as mudanças aplicadas pela transformação da TI.

Portanto, obtenha a capacidade de manter-se informado sobre a situação atual da área em todos os aspectos e se há algo que possa ser melhorado e como fazê-lo, e você garantirá uma gestão efetiva. Ter o controle da área significa nada mais do que ter ciência da sua realidade e como aprimorá-la na medida do possível, garantindo maior suporte para todo o negócio da empresa.

 

Algumas verdades ocultas dessa área

Alguns pontos podem ser considerados pontos chave, por algumas vezes acabarem causando toda a dificuldade em controlar a TI da empresa. São eles:

  • A equipe costuma mudar com frequência, pois, profissionais que atuam com tecnologia, não costumam se acomodar com facilidade e requerem desafios;
  • Sem a TI é quase certo que nenhuma empresa praticamente existiria nos dias de hoje. O mundo respira tecnologia e inovação, quem não segue esse ritmo está fadado ao fracasso. É preciso que haja essa consciência para que a área seja reconhecida;
  • Quando se trata de tecnologia, a resiliência e a empatia são características fundamentais na gestão. Pois, o funcionamento da empresa como um todo pode depender em grande parte da área de TI e, portanto, essa sensibilidade em relação às outras áreas é fundamental. Às vezes, é por falta disso que a área é vista com maus olhos pelos demais departamentos da empresa.área de ti

Atitudes de um gestor que tem o controle da sua área

Há algumas estratégias que são essenciais para que o controle da área seja alcançado. Seja a área de TI ou não, essas estratégias são interessantes. Porém, para quem atua com tecnologia, elas costumam fazer mais sentido.

Defina as estratégias da área

“Para quem não sabe aonde ir, qualquer caminho serve”. Você já deve ter ouvido essa frase, certo? Ela serve para muitos contextos e também para o gestor que não sabe como tocar a sua área. Por isso, ter uma meta a seguir, definida por estratégias e indicadores é fundamental.

Motive a equipe

Uma equipe motivada funciona como um verdadeiro time. Reconheça a importância de cada colaborador, dando abertura para contribuições de todos e apostando em seus trabalhos. Manter a equipe motivada e em sinergia é fundamental para que diminua a rotatividade de funcionários da área.

Seja um líder e não um chefe: desenvolva a confiança do seu pessoal

Um time possui um líder e você deve saber que um líder é totalmente diferente de um chefe. Uma equipe liderada funciona como uma engrenagem, onde todos contribuem da melhor forma para que os resultados aconteçam, todos buscam o resultado da equipe como um todo.

Invista em metodologias

Uma das maiores vantagens da área de tecnologia é poder contar com metodologias que oferecem todas as ferramentas necessárias para que a equipe desempenhe suas funções com maior eficiência, rendimento e aprendizado. Busque a metodologia que trará melhor retorno para o seu negócio e aplique-a. Temos como ITIL, COBIT, SCRUM, Agile, PMI, CMMI, entre outros, são comuns quando pesquisar por metodologias. Fique atento e assine o nosso blog para ficar por dentro dos mais diversos temas sobre tecnologia! Em breve teremos conteúdos sobre ITIL e COBIT. Assine, é de graça. (:

Aposte em aperfeiçoamento

Talvez essa seja uma das dicas mais importantes: é imprescindível que quem atua com tecnologia recicle o seu conhecimento tanto quanto possível. Lembrando que não apenas em nível de gestão, mas sim, de toda a equipe. Inclusive, é um ponto que contribui com a motivação da equipe.

Além disso, é importante que os gestores deem oportunidade para que a equipe contribua com informações novas e relevantes. Pois, os membros da equipe que tem maior hábito de acompanhar as tendências e se informar sobre inovações, podem ser verdadeiras “portas de entrada” de informações estratégicas para aprimorar a área.

Defenda os propósitos da sua área

Quem quer manter o controle de algo precisa possuir credibilidade para tal. Por isso, é fundamental defender a sua área frente às demais áreas da empresa, justificando investimentos e buscando melhorias constantes para a mesma.

Demonstre o valor que a TI agrega ao negócio da empresa

Isso é fundamental para que você mantenha a equipe motivada, a área engajada com os negócios da empresa e os investimentos em tecnologia e inovação. Não permita que a TI seja vista somente como um help-desk ou um back-office. Afinal, a tecnologia tomou direção de quase tudo em nosso cotidiano, por isso, as pessoas precisam ter consciência de que ela deixou de ser necessária, para se tornar fundamental.

Assuma a responsabilidade e deslanche a sua área

Informe-se sobre as necessidades da área de TI da sua empresa e busque estratégias para que elas possam ser solucionadas da melhor forma. Manter esse acompanhamento constante e um diálogo aberto e recorrente com toda a equipe, é fundamental para que você assuma, de fato, o controle da área.

área de ti

O que muda se a minha TI for terceirizada?

Se a TI na sua empresa for terceirizada, avalie cada item citado neste artigo junto ao seu fornecedor. Independente de ter uma TI interna ou externa, a importância desta área para qualquer empresa é um fator decisivo para o sucesso dos negócios na sociedade conectada e digital em que vivemos.

O seu fornecedor deve oferecer a você tudo o que foi citado e demonstrar como ele garantirá que cada um destes itens será realizado, tanto para garantir a qualidade do serviço, como para entender os objetivos da sua empresa e traçar um plano que se adeque a estes objetivos, suportando e potencializando os diferenciais competitivos do seu negócio.

Como tem sido a gestão da área em sua empresa? Você acredita que há um controle efetivo? O que poderia tornar essa situação melhor? Reflita sobre essas questões e não esqueça de deixar seus comentários e sugestões aqui!

A Bug BusterS tem uma equipe especializada em oferecer serviços de TI para empresas de todos os portes e segmentos. Temos pacotes de serviços totalmente customizados, onde apenas apoiamos empresas que já possuem a sua TI mas precisam de uma especialização específica, como também temos serviços como o Gi2 (Gestão Inteligente da Informação), que é um BPO (terceirização completa) da área para empresas com essa necessidade.

Não deixe de nos contactar, seja para um bate-papo com dicas e informações, uma avaliação gratuita da TI da sua empresa ou mesmo para um café! 😉

E-mail: bbs@bugbusters.com.br
Telefone: +55 (11) 5572.0044

Horário de Atendimento: 8h30 às 18h00
Horário de Atendimento | Servidores e Storages: 24x7x365

Siga-nos