Simplificando: Como CAPEX e OPEX impactam seus custos

capex e opex
 Tempo de leitura: 4 minutos

Provavelmente você já ouviu os termos CAPEX e OPEX em algumas reuniões e talvez você ainda não saiba o que são e para o que servem. Neste artigo você vai entender o que são e se é viável aplicar CAPEX ou OPEX para trazer benefícios diretamente nos custos.

Qual a necessidade de CAPEX e OPEX?

Para ficar mais fácil de entender o que é exatamente CAPEX e OPEX, nada melhor que clarear mostrando a importância dos mesmos e para o que servem.

Suposição:
Você está trabalhando num projeto que demanda certo tempo até ser concluído. Como tudo nessa vida, o projeto tem custos. Esse projeto possui custos de despesas operacionais com manutenção e mão de obra, esses custos são OPEX.

Além desses custos operacionais, você também teve custos com, por exemplo, aluguel de espaço e financiamento de equipamentos. Esses custos são CAPEX.

Portanto, como todo bom projeto demanda uma boa estratégia, uma boa estratégia demanda um alinhamento e estudo de custos e despesas para melhor alocação e otimização de recursos a curto, médio e longo prazo.

capex e opex

O que são CAPEX e OPEX?

CAPEX

CAPital EXpenditure – Traduzindo, significa despesas de capital ou investimentos em bens de capitais. Remete a quantidade de dinheiro gasto(ou investidos) na compra de bens de capital.

Esses bens são equipamentos e instalações fundamentais para o funcionamento da empresa e que contribuirão na produção ou melhoria do produto/serviço final.

Vale lembrar que, no momento do cálculo do ROI, é considerado tanto os investimentos em bens adquiridos como os que foram desenvolvidos internamente.

OPEX

OPerational EXpenditure – Traduzindo, como o nome sugere, significa despesas operacionais. Indica o custo relacionado à manutenção de equipamentos, gastos de consumíveis e as demais despesas operacionais. Ou seja, os gastos do cotidiano.

Exemplo:
Uma empresa comprou um bem de capital X, portanto, o investimento refere-se ao CAPEX. Esse bem precisa de instalação, mão de obra e manutenção, portanto, OPEX.

Ainda está com dúvidas? É possível evidenciar a diferença através de:

-Se a despesa for fixa e possui impacto imediato, é CAPEX;
-Se é uma despesa com imprevisibilidade, como por exemplo, alguma máquina que deu problema, é OPEX, pois são gerenciadas continuamente e trazem um componente variável.

capex e opex

CAPEX ou OPEX, qual escolher?

Cada empresa tem uma necessidade específica, é necessário avaliar o cenário e a partir dessa conclusão, definir qual é o mais adequado. Ou seja, se você já utiliza, verifique se demanda alguma melhoria e se a mesma pode ser feita através da troca.

CAPEX por OPEX

Uma das formas de trocar CAPEX por OPEX é contratando o serviço de outsourcing(terceirização). A outsourcing pode ser classificada como:

  • Offshore outsourcing – Há a migração ou alocação dos serviços de uma empresa para outra de país estrangeiro. Geralmente acontece de países desenvolvidos para países em desenvolvimento.
  • Onshore outsourcing – Há a transferência de atividades para uma empresa externa, no mesmo país, estado ou cidade, evitando conflitos culturais ou linguísticos e amenizando gastos logísticos.  
  • Nearshore outsourcing – É realizado entre países vizinhos.

Confira nosso guia Guia definitivo sobre Outsourcing de TI.

Dentro desses modelos de localidade de outsourcing, há categorias de serviços de outsourcing:

  • Infraestrutura como serviço (IaaS);
  • Plataforma como serviço (PaaS);
  • Software como serviço (SaaS).

Clique aqui para entender mais sobre os modelos de serviço.

O modelo de serviço terceirizado já deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade.

Outsourcing se mostra uma opção boa com diferentes vantagens, pois trata-se de serviço especializado por um custo menor. Na prática, além dos benefício em custos, a produtividade também ganha, pois além de uma empresa especializada estar cuidando dessas atividades, a empresa que contrata possui mais tempo e recursos para focar naquilo que interessa e consequentemente melhorar seus resultados.

Além disso, também é possível fazer essa mudança através da locação de equipamentos e instalações, onde a aquisição de novos equipamentos é uma alternativa mais custosa que a locação dos mesmos. É uma opção mais utilizada para projetos específicos de curto prazo.

Vantagens
– Aumento na flexibilidade dos custos e redução de despesas como por exemplo as despesas dedutíveis;
– Redução das necessidades de financiamento (que ficam mais diluídas ao longo do tempo);
– Aumento na produtividade.

Analise sua empresa e se necessário invista no outsourcing de TI

OPEX por CAPEX

Por se tratar de uma opção interna, com o foco da mudança no investimento para operações da empresa. Devido a custos de equipamento, mão de obra e manutenção dos mesmos, essa mudança tem custos mais elevados.

Vantagens
– Melhoramento de ativos imobilizados, consequentemente aumenta-se seu valor
– Ao ter um investimento nesses ativos, o valor de mercado da empresa também aumenta

capex e opex

CAPEX ou OPEX, qual você prefere? Deixe nos comentários. Caso tenha qualquer dúvida a respeito de tecnologia da informação, não deixe de entrar em contato conosco. Sugestões também são sempre bem vindas!! 

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das mais diversas novidades do mundo da tecnologia. 🙂

E-mail: bbs@bugbusters.com.br
Telefone: +55 (11) 5572.0044
Horário de Atendimento: 8h30 às 18h00
Horário de Atendimento | Servidores e Storages: 24x7x365

Siga-nos