[COMPLETO] Opções de Software para Backup

software para backup
 Tempo de leitura: 6 minutos

Na hora de definir o melhor software para backup, é importante clarear algumas informações úteis para que o backup seja feito da melhor maneira possível.

Não é uma boa ideia fazer o backup à esmo, ainda mais se tratando de informações e documentos importantes utilizados corporativamente.

Pontos importantes para um backup seguro e eficiente

O que será feito de backup?
Em outras palavras, que tipo de dados/arquivos/informações serão copiados?

Qual camada do servidor será salva?
As camadas podem ser divididas como:

  • Somente da base de dados;
  • Toda a parte de sistema, inclusive AD (Active Directory);
  • Arquivos e documentos pessoais;
  • Todo o sistema operacional.

As camadas do backup divididas acima podem ser classificadas como:

Situação de trabalho
Pode ser feito apenas backup dos dados, documentos ou pode ser de toda a máquina, sistema operacional, dados e configurações.

Servidores
Sistema da empresa, banco de dados da empresa, Sistema Active Directory (o sistema AD determina usuários e acessos da rede).

É seguro?

O backup pode ser feito num ambiente virtualizado da máquina inteira e caso ocorra algum problema com o servidor físico, há o ambiente virtualizado, onde o servidor físico é virtualizado e sobe a máquina inteira.

Aonde é feito o backup e quais são as possibilidades?

Mídia Externa
A mídia externa pode ser um HD externo ou Fita Dat, que são demandados quando ocorre uma quebra do servidor para que se consiga recuperar e restabelecer rapidamente em outro servidor. 

storage ibm

Nuvem
Na nuvem temos o Disaster Recovery em última instância. Trata-se do backup que protege contra ransomwares, incêndios, roubos e outras adversidades.

Possibilidades

São muitas possibilidades que se apresentam conforme a necessidade do usuário. Há casos em que o usuário quer somente o backup dos e-mails mesmo tendo ou não tendo um backup em nuvem, que é para casos de demissão de funcionário, férias, entre outros.

Diante de um backup rotineiro, há meios para centralizar esse backup no local, storage, NAS, servidor com bastante espaço ou storage dedicado atrelado ao servidor.

Nas estações de trabalho não é muito indicado fazer o backup que não seja de e-mail, pois imagine fazer backup de mais de 10 máquinas ao mesmo tempo. Vai ter um HD externo para cada uma? Vai centralizar no servidor? Como vai ficar o tráfego disso? Quais são as informações?

Por conta desses fatores não é muito indicado fazer backup diariamente das estações de trabalho. Por isso, uma boa prática que costumamos aplicar é centralizar os dados e informações cruciais para a empresa num servidor o máximo possível, onde realizamos o backup centralizado. Todos os usuários colaboram através de uma central, onde eles alimentam, criam e modificam os dados existentes da empresa, incluindo banco de dados, sistemas, entre outros.

Além disso, há diferentes formas de realizar um backup. Por exemplo, você pode fazer um backup da base de dados a cada hora, a cada seis horas, a cada dia, etc. Tudo vai depender da política vigente. 

Essas formas estão diretamente ligadas à outro fator consequente a ser analisado, digamos que é a “logística do backup”.

Quanto mais backups realizados durante o dia, maior vai ser a demanda do espaço de disco e também demanda de tempo. Essa demanda vai depender do tamanho da base de dados.

Uma coisa importante e que ninguém quer perder nunca, é a produtividade(além dos dados, claro!). Para manter o ritmo da produtividade ao mesmo tempo em que realiza backups, é importante haver um investimento em servidores para que eles suportem a realização dos backups.

Na Mídia externa
Uma possibilidade é ser um backup completo no System State, ou seja, no estado atual da máquina. Onde pega todos os dados, a parte de configuração de sistema, a parte de configuração de rede, de registro(se tiver), AD, DHCP, DNS, FS, configurações de banco de dados SQL, sistemas instalados, softwares instalados… esse backup pega exatamente tudo! O backup numa mídia fita ou HD externo faz um snapshot da máquina e cria um VHD de tudo instalado na máquina.

Na Nuvem
O backup em nuvem realiza backup dos dados cruciais e também é possível fazer backup do System State, mas basicamente das configurações da máquina. Ou seja, se precisar utilizar o backup em nuvem é necessário instalar uma máquina nova com todos os softwares que já tinham nela e fazer restore em cima dessa máquina, então ela manterá todos os dados anteriores com suas devidas configurações anteriores, etc.

O mais ágil de todos, se precisar realizar um backup caso tenha perda de servidor, crash no servidor ou alguma outra adversidade, é o backup em mídia, ou seja, um HD externo ou uma fita que faz o restore completo do servidor.

fita dat

Opção de método

Shadow Copies
Uma opção de método são as Shadow Copies. Trata-se de uma camada de cópia sombra do próprio windows, onde o retorno é mais rápido sobretudo quando não tem crush no servidor.

A cópia sombra é melhor usada para partição de dados e partição de sistemas. A partição de dados sempre se apresenta como uma boa pedida, pois imagine se der um problema no sistema, como seria possível usar o shadow copy se não tem o sistema operacional antigo? Portanto, o uso do shadow copy é melhor quando voltado para dados.

Após essa introdução listamos para você alguns softwares para backup para que você escolha as melhores opções dentro das suas necessidades.

20 opções de software para backup

Ace backup
Software para backup gratuito e fácil para fazer tanto para HDs externos,internos, pendrives, CDs/DVDs e servidores FTP. É uma opção com diversos recursos, como por exemplo:
Criptografia;
Agendamento;
Filtro de arquivos;
Atualizar, substituir e manter diferentes versões dos arquivos.

Acronis Backup
Essa é uma das melhores opções de software para backup no Windows, pois além de se apresentar como uma opção completa, eficiente e que oferece opções avançadas, é possível utilizar gratuitamente durante um mês. Seu grande diferencial é criar uma cópia idêntica do seu HD que pode ser restaurada a qualquer momento.

Aomei Backupper
Essa opção é um pouco mais limitada quando comparada com as demais, mas continua sendo uma boa opção se o backup será feito no Windows, pois permite fazer o backup exatamente com todos os programas, configurações e restaura-los facilmente em qualquer momento. Assim como o Ace, é possível realizar agendamentos, é gratuita e fácil de usar.

Backup maker
Também gratuita, esta opção também oferece backup de arquivos para HDs internos e externos, CDs/DVDs e servidores FTP, além de oferecer backup completo e incremental.

Bitripper
Gratuita, essa opção tem como foco o backup de DVDs em formato de AVI para o disco rígido, por isso, é uma opção mais limitada. Portanto, se você é amante de filmes, séries e cinema, essa é uma boa pedida.

Cobian Backup
O Cobian é um software para backup gratuito que oferece backup fácil para pendrives, HDs externos e outros computadores da rede, tanto completo, diferencial ou incremental. Agendamento para backup automatizado e criptografia também são oferecidos pelo Cobian.

Comodo Backup
Opção gratuita de backup para Windows que, além das opções de backup completo, diferencial e completo, permite criar imagens do sistema.

Crashplan
Se você busca opções versáteis e baratas, CrashPlan é um bom software para backup. Apresenta as funções tradicionais em seu plano gratuito e mais segurança em seu plano pago, mais indicado para empresas.

East-Tec Backup
Se você procura coisas simples, fáceis e intuitivas, esta opção é uma boa pedida. Porém, a versão gratuita é por tempo limitado.

Fbackup
Possui as funcionalidades básicas dos demais softwares para backup, mas na versão gratuita não é possível realizar backup incremental e diferencial.

Para não estender por demais, confira abaixo mais 10 recomendações de software para backup.

Flashback
Iperius Backup Free
O&O AutoBackup
Paragon Backup
PureSync
Spare Backup
SyncBackFree
Titan Backup
Uranium Backup
Yadis! Backup

software para backup

As informações de hoje foram úteis? Então não deixe de compartilhar e confira nosso artigo sobre as Principais ferramentas de proteção de dados de Backup.

E-mail: bbs@bugbusters.com.br
Telefone: +55 (11) 5572.0044
Horário de Atendimento: 8h30 às 18h00
Horário de Atendimento | Servidores e Storages: 24x7x365

Siga-nos