Entenda o que é Confiabilidade em TI

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 Tempo de leitura: 5 minutos

 

Você sabe o que é confiabilidade em TI? Não sabia como esse termo era aplicado aplicado em Tecnologia da Informação? Talvez se você procurar textos sobre o assunto nos mecanismos de busca, você encontrará muitas coisas voltadas à ITIL ou à COBIT.

Apesar de não ser o foco, vou apresentar a definição de confiabilidade em TI, que a ITIL (Information Technology Infrastructure Libra é um conjunto de boas práticas para serem aplicadas na infraestrutura, operação e gerenciamento de serviços de tecnologia da informação) nos dá.

Vamos lá…

Segundo a ITIL, confiabilidade em TI é uma medida do tempo em que um serviço de TI ou outro item de configuração pode executar a sua função acordada sem interrupção.

Bom como diz a definição, confiabilidade em TI é uma medida, consequentemente há uma forma de calculá-la. Entretanto, como eu disse acima, esse não é nosso foco hoje.

Num futuro próximo será lançado um artigo voltado apenas para cálculos voltados à TI, cadastre-se no nosso site e saiba quando lançarmos.

O nosso foco hoje é mostrar as características de uma TI confiável, o porquê de ter e se importar em ter uma TI que gere uma confiabilidade, ou confiança, excelente.

Então não se preocupe, nada de cálculo hoje!! 😉

Saber o quão importante é ter uma TI confiável, não é mais o suficiente. É preciso saber como construir uma real confiabilidade em TI, os aspectos e características para isso..

Ficou curioso? Continue lendo e descubra se você pode ter a sua confiabilidade em TI.

 

O que tem uma confiabilidade em TI?

Um setor de Tecnologia da Informação não se torna confiável à toa. A confiabilidade de uma TI é construída e conquistada com base em dados e números.

Isso tem que ser observado e acompanhado de perto por todos os responsáveis da TI, para que a empresa como um todo não se prejudique.

Por que é importante ressaltar isso: “para que a empresa como um todo não se prejudique”? Porque hoje a TI está ativa na maioria dos setores de uma empresa, e é importante para toda a organização conseguir funcionar adequadamente e entregar seus produtos e serviços ao mercado. .

E podemos começar daí mesmo… uma simples implementação de software pode gerar uma certa confiança.

Mas como assim?

Escolher um software adequado, seguro, de fácil acesso e que facilite o trabalho do funcionário é muito importante.

Quando isso é feito acaba-se gerando resultados melhores, e como eu disse a confiança é construída por meios de dados e resultados.

Nesse exemplo, podemos relacionar a confiabilidade com o conforto do funcionário que utiliza o software. O conforto em si, gera uma confiança no funcionário em relação à TI da sua empresa

Então imagina, se um pequeno detalhe como esse já gera pontinhos para a TI, gerar confiança por meio de coisas maiores dentro da Tecnologia da Informação vai fazer uma grande diferença dentro da sua empresa.

De uma maneira geral, além do conforto, a segurança e a disponibilidade são outros fatores que geram e constroem a confiabilidade de uma TI.

A segurança está principalmente atrelada à proteção dos arquivos importantes numa visão geral, mas também inclui mecanismos mais complexos como bloqueios anti hackers e a tranquilidade do usuário ao saber que não vai perder seus arquivos por ataque de vírus ou ter suas senhas roubadas.

Não podemos esquecer que a disponibilidade é muito importante, pois um serviço disponível é o mínimo necessário que a TI pode oferecer para gerar uma continuidade nas atividades de uma empresa.

Tendo em vistas esses aspectos, segue uma lista com dicas para que haja a construção de uma TI confiável.

 

1. Mantenha sua produtividade

 

confiabilidade em TI

 

 

A disponibilidade de rede é sempre um ponto crítico. Independente se o seu profissional de TI vai estar no trabalho ou de folga, para evitar qualquer interrupção da produtividade de sua empresa, fique tranquilo e verifique nossa checklist:

  • Certificar-se de que o processo de backup está funcionando e que, em caso de queda de rede, ela irá funcionar normalmente. Dê preferência para o backup em nuvem;
  • Avaliar os riscos com antecedência e preparar planos de recuperação. Importante para manter a continuidade dos negócios mesmo diante de uma pane;
  • Preparar roteadores e firewalls secundários para serem ativados quando ocorrer falha de rede;
  • Planejar com antecedência processos e rotinas de restauração;
  • Ter mecanismos automatizados que permitam enfrentar qualquer alteração de configuração de rede e que, em caso de falha, possam restaurá-la rapidamente;
  • Automatizar uma cópia de segurança de configuração de rede. Com isso, evita que o processo não seja interrompido na ausência de uma equipe de TI;
  • Monitorar o rendimento de rede e a interface de tráfego quando elas estiverem tipicamente altas e implementar medidas de otimização de rede;
  • Monitorar toda a infraestrutura e estabelecer alertas para problemas de desempenho do parque tecnológico. Implementar ferramentas e processos de recebimento de feedback sobre o desempenho do parque de TI, mesmo quando você estiver ausente;
  • Documentação completa e atualizada de todo o ambiente para facilitar quando a equipe de TI estiver indisponível e para tomar decisões rápidas sobre o ambiente em casos de falhas.

 

2. Faça a manutenção de seus apps, servidores, VMs e armazenamento

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Assim como a rede, os sistemas de infraestruturas físicas e virtuais também são fundamentais para garantir a ininterrupção do negócio, por isso, é importante:

  • Estabelecer um monitoramento de desempenho de aplicativos para garantir o bom funcionamento de todos eles. Apps de missão crítica incluem e-mail, banco de dados, servidores de web, ERP, CRM, entre outros;
  • Prestar atenção ao servidor sobrecarregado, tanto físico quanto virtual. Busque uma ferramenta que verifique os desvios de comportamento e preveja quando o servidor estiver com carga de trabalho excessiva;
  • Preparar métodos de balanceamento de carga para evitar que picos de sobrecarga derrubem o servidor;
  • Certifique-se de que todos os servidores e estações de trabalho do usuário final estão atualizados. A última coisa que alguém quer que aconteça quando estiver fora do escritório é uma vulnerabilidade de endpoint ou uma violação de segurança.

 

3. Esteja equipado para um suporte de TI

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Não importa como você prepara sua infraestrutura para o feriadão, o fato é que em TI, os imprevistos sempre ocorrem. Para resolver qualquer problema enquanto estiver fora do escritório, vale a pena apostar em:

  • Ferramentas para acessar remotamente sistemas de usuários finais a partir do seu smartphone ou tablet. Assim você pode resolver imprevistos esteja onde você estiver.
  • Implementação de um sistema de alerta central. Sua finalidade é avisar os profissionais de TI na hora certa e alertá-los sobre a gravidade do problema.

 

Muito obrigado por ter acompanhado até o fim! Se ficou alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco.
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