A melhor ferramenta de monitoramento de servidores

monitoramento de servidores
 Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe qual é a melhor ferramenta de monitoramento de servidores?

Quem possui uma rede sabe que é necessário estar sempre alerta com os problemas que podem ocorrer. Para lidar com esses problemas, há ferramentas que auxiliam o supervisionamento da estrutura e alertam para caso ocorra algum desses problemas.

É impossível ter o controle sobre o funcionamento de um ambiente de TI sem o monitoramento dos ativos de TI para que as ações de correção sejam tomadas antes mesmo que os problemas se tornem críticos.

O fornecedor de TI, quando previsto por meio de um SLA, é responsável pelo desempenho, disponibilidade e monitoramento de servidores.

Um bom servidor proporciona alta disponibilidade de serviço, ou seja, o menor downtime possível. Isso significa que não terá tempo perdido com serviços inoperantes que resultam em queda de produtividade e prejuízos financeiros, sem contar a experiência negativa dos usuários.

O monitoramento de servidores precede o Planejamento de capacidade da rede

Antes de chegar no monitoramento de servidores, é imprescindível um planejamento de capacidade de rede. Para um planejamento de capacidade da rede, é preciso de:

  • Documentação completa da infraestrutura: Desde endereçamento do cabeamento estruturado, atualizações das situações de trabalho até as versões de sistemas, é necessário a documentação mais completa possível da infraestrutura.
  • Sistemas e aplicativos: Os sistemas e aplicativos instalados disponíveis também são importantes para saber se a atualização que você planeja é compatível com o ambiente atual.

Diagnóstico de eventos não comuns

Muito provavelmente você já passou, por exemplo, por problema de latência na rede. Problema de latência na rede é quando existe um tráfego fora do normal na rede. O erro de latência pode ocorrer por algum erro de configuração em algum servidor, e esse problema pode aparecer em qualquer hora do dia.

Quando um um evento não comum ocorre, como o exemplo citado acima, é necessário uma resolução do problema por etapas, um levantamento do histórico dos problemas e das ações incorretas.

monitoramento de servidores

Segurança interna e externa

Que tipo de acesso o usuário interno tem no sistema? O usuário tem acesso a pastas compartilhadas e impressoras? O usuário pode conectar qualquer pen drive? Tudo isso precisa ser levantado e colocado em documento de como a infraestrutura de rede está funcionando.

O serviço de rede não pode parar de forma alguma, principalmente nas empresas que dependem de internet para funcionar full-time. Em casos assim, é necessário de um link de redundância, que trata-se de pelo menos 2 links de internet, para caso caia um link, o usuário sequer percebe. Esse link também precisa ser monitorado.

O load balance é quando um link começa a ficar pesado demais por conta da alta demanda de acesso, então o load balance equilibra a carga de um link em outro. Com isso, o balanceamento de carga não torna a conectividade lenta.

Uma ferramenta que auxilia nesses recursos e demandas é o Zabbix.

monitoramento de servidores

O que é o Zabbix?

Trata-se de uma aplicação em open source (código aberto) criado para monitorar todos os ativos de uma infraestrutura de TI instalados. Conforme dito no artigo sobre CAPEX e OPEX, esses ativos são impressoras roteadores, computadores, servidores, etc, desde que tenha um endereço IP ou endereço DNS, ele pode ser monitorado por esse sistema.

O Zabbix é capaz de monitorar milhares de ativos em uma infraestrutura.

Uma grande vantagem do Zabbix é sua flexibilidade, que pode ser utilizado em diversas versões de sistemas operacionais e servidores, como:
-Unix-like;
-GNU/Linux;
-AIX;
-FreeBSD;
-OpenBSD
-Servidores HP;
-Servidores Windows;
-Equipamentos de rede diversos.

Recursos de monitoramento

Alguns recursos do sistema de monitoramento são os seguintes:

  • Monitoramento agregado: Quando o Zabbix faz o acesso às informações direto no banco de dados do próprio servidor do Zabbix.
  • Sistema de notificação: Pode ser configurado de uma forma que envie e-mails ou SMS sobre o status de cada serviço da infraestrutura de rede, como serviço SMTP ou NTP. Ele pode enviar uma informação a respeito disso.
  • Execução de ações: Baseado nas suas configurações estabelecidas, qual ação ele deve executar diante de diferentes cenários?
  • Autenticação segura de grupos e usuários: Você pode definir quais são os grupos e usuários que terão acessos a essas informações do Zabbix.
  • Visualização de relatórios, gráficos, telas e mapas: Você pode configurar a forma como os gráficos e relatórios são gerados. Exemplo: Você tem uma sala com diversos monitores onde você pode deixar visíveis os status de cada um dos serviços (como monitoramento e largura de banda e de rede, internet, link, uso do espaço físico em disco de servidor de arquivos, etc). Você pode gerar esses relatórios personalizados e deixar disponível em um monitor, como no NOC.
  • Monitoramento web: Sua principal característica é que tudo pode ser exibido através de uma tela via web.
  • Monitoramento de serviços de TI (SLA): O contrato SLA que muitas empresas fazem, o Zabbix acompanha esse ritmo.
  • Monitoramento JMX e Banco de Dados (ODBC): O Zabbix é compatível com diversos bancos de dados do mercado. Esse monitoramento foca em como se configura esse banco de dados para que o Zabbix possa utiliza-lo.
  • Monitoramento de máquinas virtuais: Se você possui aplicações em Windows, Xenserver, VMware e outras ferramentas que utilizem máquinas virtuais, o Zabbix consegue fazer o monitoramento do status de cada uma dessas máquinas.
  • Suporte a SNMP: Trata-se do protocolo que faz o monitoramento pela rede dos dispositivos presentes na infraestrutura.

monitoramento de servidores

Qual é o custo para que você baixe o Zabbix?

Zero. O Zabbix é um open source, ou seja, licenciamento livre, portanto, é gratuito.

Arquitetura do Zabbix

Seu sistema foi desenvolvido em linguagem C e PHP e suporta a maioria dos bancos de dados disponíveis no mercado. Além disso, o Zabbix pode ser gerenciado via interface WEB.

Elementos do Zabbix

  • Zabbix Agent – Envia as informações sobre o monitoramento ao Zabbix Proxy ou Zabbix Server. Esse serviço precisa ser instalado nas estações que serão monitoradas pelo servidor Zabbix.
  • Zabbix Proxy – Responsável por fazer a coleta de informações em hosts remotos.
  • Zabbix Server – Responsável por agrupar e armazenar todas as informações entregues pelo Zabbix Proxy e Zabbix Agent. Ou seja, ele é o servidor que vai organizar toda coleta que é feita pelo serviço de monitoramento.

Quais são os objetos utilizados para o monitoramento do Zabbix?

Roteadores, servidores, computadores, hosts, trigger, impressoras, host, evento, template. Ou seja, qualquer dispositivo presente na rede com um IP ou nome DNS válido.

Como o Zabbix classifica o nível de informação colhida nos hosts?

Essas definições podem ser configuradas durantes os ajustes feitos no servidor:

-Não classificada;
-Informação;
-Atenção;
-Média;
-Alta;
-Desastre.

Como as informações coletadas nos hosts de rede são armazenadas no Zabbix?

Por meio de banco de dados.

Os gráficos e relatórios são gerados por meio da consulta dos dados coletados. Ou seja, toda a coleta de informações recolhida na sua rede será armazenada num banco de dados para que você possa consultar essas informações por meio de relatórios ou gráficos.

Como os alertas são enviados para os usuários responsáveis?

Os alertas podem ser enviados para os usuários por meio de:

-E-mail;
-SMS;
-Jabber.

Outras ferramentas de monitoramento de servidor

Separamos para você outras 5 ferramentas para que você conheça mais opções!

Argus – Focado em monitoramento dos serviços de rede, essa ferramenta suporta protocolos IPv4 e IPv6.

Cacti – Monitora e exibe gráfico de performance do sistema e pode produzir gráficos de performance e relatórios com várias informações importantes. Além disso, permite o redimensionamento dos gráficos e a visualização de dados em um intervalo específico.

Collectd – A diferença do Collectd para o Cact é que o Collectd foi desenvolvido com foco na portabilidade e performance. Esse programa pode coletar dados a cada 10 segundos sem que interfira nos processos do servidor.

Ganglia – Se você tem um servidor em cluster com várias máquinas, sabe a dificuldade que é saber o estado do cluster como um todo. O Ganglia permite ter uma visão geral de todo o cluster.

Monit – Monitora o servidor e tenta solucionar problemas executando ações pré-definidas para certas situações. Possui também uma versão para monitorar múltiplos servidores.

monitoramento de servidores

As informações deste artigo foram úteis para você? Comente suas experiências com suas ferramentas de monitoramento de servidores e não deixe de compartilhar para mais pessoas terem acesso à essas informações.

Para dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco, será um prazer sanar suas dúvidas não somente sobre monitoramento de servidores, mas qualquer dúvida referente à tecnologia da informação. 🙂

E-mail: bbs@bugbusters.com.br
Telefone: +55 (11) 5572.0044
Horário de Atendimento: 8h30 às 18h00
Horário de Atendimento | Servidores e Storages: 24x7x365

Siga-nos