Planejamento estratégico de TI: Como o PETI pode ajudar

planejamento estratégico de TI
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A área de Tecnologia da Informação ser apenas um suporte para máquinas e equipamentos é uma
ideia atrasada e só faz com que a empresa não utilize o melhor dessa área que tanto agrega, otimiza e economiza dentro dos negócios da empresa. Vivemos uma fase em que a cada dia surge uma inovação tecnológica. As inovações são contínuas e a área de TI é uma das que mais se destacaPor isso, é muito importante que a empresa tenha essa visão inovadora e alinhe o Planejamento Estratégico de TI com o planejamento da própria empresa.

O planejamento é essencial, pois é advindo dele que as necessidades da empresa são alinhadas com toda estrutura tecnológica que a TI tem a oferecer.

O planejamento estratégico de TI nada mais é do que, baseando-se numa projeção, toda uma equipe trabalhando em conjunto sobre as principais necessidades e objetivos da empresa, se adequando às necessidades dos clientes e otimizando seu tempo e dinheiro, através da TI, para alcançar esses pontos estrategicamente.

O Planejamento Estratégico de TI (PETI) precisa entender toda a missão da empresa, seus objetivos, suas metas a curto e longo prazo, o perfil de seus clientes, a visão da empresa, seus valores, as necessidades da gestão e o alinhamento de todos esses fatores com a área da tecnologia corporativa.

É necessário também o estudo dos principais concorrentes, mudanças do ambiente externo e interno e cenário econômico atual do país. Só então, estabelecer se o momento é propício para tais projetos.

Quer saber como fazer um Planejamento Estratégico de TI? É só continuar lendo esse artigo para aperfeiçoar o tempo da sua empresa e economizar(muito)!

planejamento estratégico de TI

1.    Inteligência competitiva

Em primeiro lugar, é essencial que a empresa defina a sua missão, aonde quer chegar, quais suas metas a curto e longo prazo.

Para isso, é necessário ter uma série de perguntas em mente e questioná-las para toda a equipe. Dessa forma, entenderão como devem começar o planejamento da empresa e quais formas de alcançar todos os objetivos.

Exemplos de perguntas indispensáveis:

  1. Qual o perfil do seu cliente?
  2. Como está o andamento das suas vendas? Onde pode melhorar?
  3. Quais os defeitos e erros? E os acertos?
  4. É problema no produto ou na estratégia de vendas?
  5. Tem muita oferta para pouca demanda?
  6. Qual o tamanho da sua empresa? Está conseguindo se adequar ao seu mercado?

2.    Controle do ambiente

Em segundo lugar, é importante saber e entender qual tipo de ambiente de TI sua empresa possui, para assim, poder controlar de qual forma esse ambiente ajudará a chegar nesses objetivos, ou se será necessário adicionar mais projetos nessa área de atuação.

É importante que você tenha em mente que um bom ambiente de TI fará com que as falhas e acertos da empresa sejam identificados(veja aqui como Monitoramento de Câmeras pode ajudar a identificar falhas ), facilitando o entendimento estratégico para o alcance dos objetivos.

Depois de entender o atual cenário de TI da empresa e identificar seus pontos fortes e fracos, é hora de planejar com a equipe a necessidade ou não de novos projetos de TI para atingir as metas necessárias para dar um ‘’upgrade’’ na empresa.

Exemplo:

Se a sua empresa não possui um backup eficiente e um dos objetivos é implantar um novo produto no mercado, levando em conta que todo seu planejamento estratégico de TI é guardado nas máquinas da sua equipe, não faz sentido continuar com essa ideia se antes você não investir em um backup eficiente e próprio para atender a demanda da sua empresa.

Afinal, não adianta se planejar, criar um novo produto e simplesmente perder todas as informações caso aconteça algo de errado, correto?

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3.       Entenda as prioridades da empresa

Como dito acima, é importante que reveja com sua equipe todas suas metas em objetivos pensando no mercado atual, se é ou não um momento de crise e qual projeto é mais imediato que o outro.

Com isso, você e sua equipe poderão dar prioridade a assuntos mais urgentes, avaliarão as necessidades para se chegar até esses objetivos prioritários, e reduzirão os custos!

Imagine um projeto que será útil daqui dois anos e você resolve implantar junto com outros mais urgentes. Será um gasto à toa durante dois anos, concorda?

Esse tempo e dinheiro gastos com algo que não fará diferença em curto prazo poderiam ser gastos com necessidades atuais. Muitas empresas caem nesse erro por falta de planejamento, mas não será o caso da sua!

4.    Objetividade

Você e sua equipe precisam ter em mente que é de extrema importância a objetividade no Planejamento Estratégico de TI!

Se toda a equipe for ‘’rondar’’ os projetos mil vezes, colocar em mil normas, o projeto não sairá do lugar.

Não estou dizendo para não planejar corretamente e muito menos não ter cuidado no que faz, nada disso! Só que muitas empresas caem no erro de se adequarem tanto a certos padrões e normas e mudam tanto o projeto a cada dia, que o projeto jamais sairá do papel, e quando sai, não se parece com o que foi organizado!

O que eu falei no início deste artigo? A tecnologia está se modificando a cada dia que passa, veja bem… A internet só chegou ao Brasil em 1988, e hoje nós temos vídeos postados e vistos em tempo real, relógio com acesso a internet e até mesmo aparelhos de som a prova d’água são conectados a internet.

Fica até difícil lembrar que faz tão pouco tempo, correto? Mas é aí que fica a importância de um BOM planejamento. Como já exposto anteriormente: estabeleça suas metas.

Planeje estratégias para alcançá-los e seja objetivo na realização dos projetos, tendo em mente a atual situação da sua empresa.

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Entendeu como fazer um planejamento estratégico de TI e dar um crescimento grande na empresa? Como o próprio nome sugere: Planeje!

As coisas fluirão, sua equipe especializada agregará bastante e a concorrência no mercado não se torne um grande problema!

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