Principais ferramentas de proteção de dados de backup

proteção de dados de backup
 Tempo de leitura: 5 minutos


Atualmente, grande parte da população utiliza da internet para poder solucionar os seus problemas e pendências diárias e acabam armazenando muitas informações importantes nos dispositivos digitais. Então, a
proteção de dados de backup se torna extremamente necessária.

Principalmente nas grandes empresas, onde é possível encontrar uma infinidade de dados relevantes. Dados esses que, se perdidos ou copiados, podem prejudicar uma série de pessoas e também a prestação de serviços dessas empresas.

Por isso, é importante muita atenção que o backup e a recuperação sejam feitos. Todos estão sujeitos a imprevistos, que vão desde uma queda de energia, incêndio, enchentes e outras adversidades, que podem comprometer esses registros e informações.

Dessa maneira, se você deseja saber sobre quais são as principais ferramentas de proteção de dados de backup, continue acompanhando esse artigo e descubra como deixar as suas informações digitais em segurança.

proteção de dados de backup

Importância de contar com ferramentas de proteção de dados de backup

Como citado anteriormente, ao tratar de informações armazenadas em meio digital, os riscos que podem comprometer a sua operação são vários e, por isso, é preciso contar com uma proteção de dados de backup.

Entretanto, muitas pessoas que gerenciam essas informações não têm o correto conhecimento para fazer esse processo. Assim, a área de Tecnologia da Informação (TI) deve estar preparada para garantir a segurança da rede.

Para isso, é preciso que se tenha planejada uma estratégia de proteção a esses tipos de riscos. Tudo de acordo com a necessidade atual da empresa ou demais ambientes, como, por exemplo:

  • Evitar a associação de uma unidade de fita para cada tipo de servidor. Isso irá aumentar as despesas e sobrecarregar o sistema; 
  • Não realizar o backup distribuído; 
  • Avaliar a velocidade da sua rede e os horários menos conturbados para fazer esse processo; 
  • Outro ponto muito importante na proteção de informações é estar atento quanto à capacidade de armazenamento dos seus dados; 
  • Verificar quanto à capacidade da sua infraestrutura e o seu possível crescimento em atender o servidor de backup futuramente.

proteção de dados de backup

Quando se está atento a essas condições, o processo de proteção de dados se torna mais eficiente, uma vez que está se considerando as possíveis variáveis que podem estar associadas na melhor segurança das informações.

Agora, quando se trata dos tipos de ferramentas para proteção de dados de backup, o mercado oferece diversas opções.

Entretanto, é preciso ter atenção em relação a qual escolher. Algumas dessas indicações podem não retornar seus arquivos e prejudicar todo o sistema.

 

As melhores indicações de ferramentas de proteção de dados de backup

Vivemos uma época em que as informações chegam muito rapidamente e são arquivadas diariamente nos meios digitais. Com isso, dados importantes podem ser colocados em risco, no caso em que não se utilize de uma ferramenta de proteção de dados de backup.

Assim, é interessante contar com programas que exercem essa função de proteção. Esses programas podem ser gratuitos ou pagos, de acordo com a necessidade do momento.

Confira a seguir algumas indicações de ferramentas que irão auxiliar nessa segurança:

  • Cobian Backup: ferramenta gratuita que permite compactar arquivos em ZIP e SQX, podendo enviá-los para um servidor FTP. Também permite agendar tarefas, separação de arquivos manuais, função de arraste e seleção para backup e criação de tarefas específicas. 
  • Norton Ghost: também disponibilizado de forma gratuita, porém, trata-se de uma ferramenta teste, sendo assim, só algumas das funções que são disponibilizadas. O programa permite a clonagem de discos e realiza o backup e restauração completa do desktop. 
  • Macrium Reflect Free: ferramenta de graça, capaz de produzir imagens para serem gravadas em CD e realiza a restauração do computador a partir da imagem criada. Além disso, permite o agendamento de tarefas e um sistema de atualização do programa. 
  • DFG Backup XP: esse tipo de ferramenta só funciona na realização do backup gratuito por 21 dias, sendo necessário o registro do usuário após esse prazo. Também permite o agendamento de tarefas e conta com a opção de seleção do tamanho máximo do arquivo em backup. 
  • Quopia: consiste em uma ferramenta simples, básica e também gratuita, que permite ao usuário realizar o backup através de uma interface personalizável. Apesar de não ter a função de agendamento de tarefas, ele permite gerar cópias seguras dos arquivos. 
  • Goodsync: apresenta uma interface básica e fácil de utilizar, de forma que o usuário consiga realizar o backup rapidamente. Além disso, a ferramenta permite se conectar com outros meios externos e configurar o momento ideal para sincronizar os backups.

Essas são algumas indicações de ferramentas gratuitas disponibilizadas no mercado. Entretanto, também existem as versões pagas, sendo que a melhor escolha depende da necessidade de cada usuário.

proteção de dados de backup

Vantagens de se utilizar as ferramentas de proteção de dados de backup

Ao optar por ferramentas de proteção de dados de backup, o usuário também irá contar com algumas vantagens que irão oferecer uma maior segurança e tranquilidade para que todas as informações armazenadas em meio digital não se percam por imprevistos.

Agora, confira a seguir os 8 benefícios que se pode adquirir por meio desse processo de proteção de dados e como isso pode impactar positivamente no gerenciamento do sistema e também no negócio:

  • A maior agilidade e eficiência dos processos de suporte;
  • O aumento notável da produtividade;
  • A melhor estabilização do ambiente;
  • Possível verificar a eficiência das janelas de backup;
  • Com a implementação desse sistema, tem-se a diminuição dos impactos negativos e também dos riscos ao negócio;
  • A redução dos custos operacionais torna-se significativa;
  • Os dados são centralizados de maneira adequada;
  • Melhor otimização do tempo em operações de backup.

 

proteção de dados de backup

Essas são algumas das vantagens que se pode obter quando uma empresa, uma corporação ou outro tipo de usuário conta com um serviço de proteção de dados de backup. 

Todos os riscos que comprometem o bom funcionamento do sistema devem ser avaliados e prevenidos.

Qual dessas ferramentas você utiliza? Há alguma outra que você recomenda? Deixe nos comentários!

Não deixe de responder nossa pesquisa pesquisa e nos acompanhar em nossas redes sociais. Muito obrigado!

E-mail: zuilla.fonseca@bugbusters.com.br
Telefone: +55 (11) 5572.0044
Horário de Atendimento: 8h30 às 18h00
Horário de Atendimento | Servidores e Storages: 24x7x365

 

 

Siga-nos