Data Center

DATACENTER (CPD)

Mais tranquilidade e segurança com o parceiro ideal!

O que é um Datacenter ?

Datacenters, antigamente conhecidos como Centro de Processamento de Dados (CPD), são ambientes projetados para centralizar servidores, equipamentos de processamento de dados, armazenamento de informações e sistemas de rede, como switches, roteadores, modems, wireless e outros.

Será que eu tenho ou uso um Datacenter ?

Datacenters são uma realidade para a grande maioria das empresas, sejam elas pequenas, médias, grandes ou globais.

Está presente internamente na grande maioria das empresas maiores, mas também é comum encontrar mini datacenters em empresas pequenas.

Um rack pequeno ou uma mesa, cabos azuis e de outras cores, central PABX, modems de internet, switches, roteadores sem fio e um PC ou servidor que centraliza os recursos da rede compõe centenas de milhares de mini datacenters em pequenas e médias empresas pelo mundo!

Mesmo que seu negócio não possua um datacenter local e interno, é difícil imaginar uma empresa que não utilize serviços de datacenter, seja emitindo uma NF eletrônica, recebendo e-mails, ou hospedando seu site na Internet.

Por que me preocupar ?

Para as grandes empresas, é mais comum o entendimento e preocupação quanto a saúde dos seus Datacenters internos e externos.

A grande maioria já está acostumada com a necessidade de tal infraestrutura, seja própria ou através de um IaaS ou PaaS em uma nuvem privada, pública ou híbrida.

A necessidade de parceiros especializados para manutenção de servidores, storages, backups, licenciamento de softwares, virtualização, monitoração, planos de recuperação de desastres (disaster recovery) entre outras especialidades e necessidades, são comuns no mundo dos Datacenters e equipes de TI.

Para as pequenas e médias empresas, preocupações com e-mails que não chegam aos destinatários, loja virtual lenta, acesso remoto para trabalho em Home Office, acesso seguro para equipe de vendas, acesso ao ERP/CRM para consulta de estoque e vendas, acesso a sistemas de parceiros, fornecedores e clientes, dentre outras necessidades que tem se tornado cada vez mais comuns, passam a ser uma preocupação e sinônimo de diferenciais competitivos e valor agregado aos seus negócios.