Infraestrutura

INFRAESTRUTURA

Deixe a Infraestrutura da sua empresa nas mãos de quem entende do assunto !

O que é Infraestrutura de TI ?

Um dos temas mais citados pela área de TI e/ou um dos mais ouvidos de empresas e profissionais de TI, dá nome inclusive a um dos “pilares da TI”, quando separam as áreas de desenvolvimento, datacenter e infraestrutura, por exemplo.

Apesar de tudo isso, o termo ainda gera dúvidas nos profissionais mais gabaritados, pois pode abranger um ou mais serviços, dependendo da cultura e treinamento de quem a profere. First things First!

Origem: Latim
Infra = Interno
Estrutura = Alicerce

Ou segundo o Google:

“suporte, ger. escondido ou invisível, que é base indispensável à edificação, à manutenção ou ao funcionamento de uma estrutura concreta ou abstrata, visível ou percebida racionalmente.”

Podemos dizer que a infraestrutura, de maneira geral, é o alicerce, a base que dá sustentação para algo. No nosso caso, à toda estrutura tecnológica.

Para nós, tratamos a Infraestrutura de TI como sendo todo Hardware, Software, Rede, dispositivos, área, equipamentos e sistemas que sustentam os processos da organização e permitem que a operação das informações corporativas, execução e entrega dos produtos e serviços da empresa.

O que é importante saber sobre a Infraestrutura de TI?

A Infraestrutura de TI pode ser mais ou menos abrangente, de acordo com a cultura do departamento de TI da organização.

Uma empresa maior ou menor, com mais ou menos tempo de existência, centralizada ou descentralizada, que faz uso de mais ou menos inovação, tudo isso influência no tamanho e complexidade da Infraestrutura de TI.

Por ser o alicerce, não costumam olhar para a infraestrutura como um pilar a ser administrado de maneira completa, a maioria das empresas acabam gerenciando os recursos e fazendo a análise da infraestrutura para cada projeto e recurso de TI, ao invés de ter uma visão holística sobre toda a infraestrutura e suas necessidades.

É certo que qualquer problema com a infraestrutura, gera impactos bem perceptíveis para a empresa.

Seja um link de internet fora do ar, que prejudica a comunicação do negócio com o mercado, seja um servidor fora do ar que impete o faturamento, seja um computador ou impressora com problemas atrapalhando um colaborador de desempenhar suas funções.

O importante é saber que a Infraestrutura bem administrada oferece:

. Diferencial Competitivo
. Maior Valor Agregado
. Redução de custos
. Agilidade e Flexibilidade
. Continuidade de Negócios
. Segurança e Confiabilidade
. Dentre muitos outros benefícios