Soluções de Backup: qual é a melhor?

Soluções de Backup
 Tempo de leitura: 5 minutos

Soluções de Backup: qual é a melhor?

Soluções de Backup

Vou te fazer uma pergunta…

Já entrou em desespero, pois bem no momento que você precisava de um documento importante você o perde e não sabe onde ele se encontra?

Pois é, não é raro isso acontecer, muitos usuários de computadores já se depararam com essa situação.

Para as empresas, que geralmente possuem muitos documentos de relevância alta, perdê-los pode resultar em algo muito trágico e prejudicar muito o seu negócio.

Da um desespero quando isso acontece.

Se você já se deparou com a situação mencionada acima, devem ter surgido as seguintes perguntas na sua cabeça:

  • Como não perder meus documentos?
  • Há maneiras acessíveis de salvá-los sem que eu corra o risco de perde-los novamente?

Eu tenho a resposta para a sua pergunta, quer saber qual é?  Então continue lendo, pois neste texto tentarei, de forma curta e simples, tirar todas as suas dúvidas.

Voltando aos seus questionamentos, a resposta é: SIM!

Essas maneiras são chamadas de soluções de backup.

Agora que você sabe a resposta, com certeza já está mais calmo e tranquilo, certo?

Então, aproveite e leia com calma o restante do texto para que você possa compreender, de forma clara, tudo o que será escrito.

 

Soluções de Backup

Bom, como eu disse existem sim maneiras de evitar problemas relacionados à perda de documentos importantes.

Neste artigo darei um enfoque maior para a solução mais utilizada nos últimos anos.

Mas não se preocupe!! Eu também vou citar outras soluções de backup. Vamos lá!!

Antes de começar eu preciso te fazer outra pergunta:

– Você sabe o que é Backup? Não?! Bom então vamos começar por aqui.

De forma bem simples, backup é basicamente uma cópia de segurança seja de documentos, imagens, vídeos ou qualquer outro tipo de arquivo.

O backup pode ser realizado de diferentes formas e por meios diferentes.

O que eu quero dizer com isso, para você que talvez não tenha entendido, é que existem algumas formas de realizar o backup levando em conta o que você quer armazenar e também por qual tipo de mídia.

Não entendeu ainda? Ok, vamos por partes.

As soluções de backup full (ou completa), incremental, diferencial e incremental (progressivo) são alguns tipos de backup, cada um possui uma maneira diferente de escolher quais arquivos vão ser armazenados.

Agora quando falamos de que maneira vamos armazenar os arquivos, o foco está na mídia em que os arquivos serão armazenados.

Existem alguns tipos de mídias. CD, DVD, Blu-Ray, pen-drives ou nuvem, são alguns exemplos de mídias utilizadas como soluções de backup.

 

Cloud Computing

No capítulo anterior eu dei uma visão geral sobre o que é backup e as suas maneiras de ser realizado.

Agora vou falar de forma um pouco mais profunda sobre a solução, que ao longo dos últimos anos, vem se destacando no mercado.

Soluções de backup - Cloud Computing

O sistema de armazenamento em nuvem ou cloud computing, é o armazenamento de dados em um espaço virtual, podendo ser acessado em qualquer lugar, de forma remota por qualquer dispositivo que tenha acesso à internet.

Dessa forma os gastos com manutenção e suporte de áreas físicas já não são necessários.

Vantagens como a sua flexibilidade em relação ao acesso de arquivos e redução nos custos, são algumas vantagens do cloud computing.

Mas existem outros aspectos vantajosos nessa solução de backup e que somados aos mencionados acima fazem com que o cloud computing cresça ainda mais.

Vejamos outras vantagens.

 

Quatro vantagens do Cloud Computing

Já falamos muito sobre a importância do Backup e, principalmente, da sua versão virtual: o Cloud Computing. Separamos alguns pontos importantes para você conseguir mensurar satisfatoriamente e ter uma visão ampla da ferramenta.

 

1-   Segurança

Proteja-se com o cloud computing

O Backup físico sofre com os problemas que todo hardware está sujeito: imprevisibilidades.

Se qualquer coisa acontecer com o equipamento, você pode se despedir das suas queridas informações com uma coroa de flores e velas brancas.

Falhas de hardware, tragédias naturais, terrorismo e prédios que caem do nada… Só basta uma dessas coisas (na verdade muito menos) para você perder anos – ou décadas – de trabalho.

Com o armazenamento na nuvem você pode sentar e tomar seu café tranquilamente, está tudo a salvo.

A estrutura do data center onde fica o Cloud foi criada para que nada dê errado. Ambiente refrigerado, controlado sofisticados contra incêndios e muito mais. 

Uma estrutura extremamente cara e que uma empresa de pequeno ou médio porte, não conseguiria arcar internamente.

Mas podem tranquilamente pagar para usar os recursos providos pelo data center como serviço.

 

2-   Flexibilidade

Armazene o quanto quiser

A flexibilidade é outra grande vantagem que também está ligada à ausência de componente físico do Cloud.

O tamanho do espaço é completamente adaptável ao volume das informações e sem precisar realizar configurações extras de equipamento. Rápido e descomplicado, sempre que for necessário.

O processo de expansão é feito facilmente e dispensa o transtorno da espera da instalação e configuração da parte física.

Se precisar de mais espaço para seus dados e arquivos, você consegue fazer isso rapidamente e com um impacto zero na performance.

 

3-   Gerenciamento

Acesse em qualquer lugar e a qualquer momento.

Mais um ponto para a nuvem! A versão física exige um cuidado e gerenciamento presencial que é totalmente dispensável no Cloud Backup.

Tudo pode ser feito remotamente, apenas em alguns instantes. Isso quer dizer que você não precisa mais ir (ou estar) no local onde o Backup dos seus arquivos está.

 

4-   Custo-benefício

Economize com essa solução de backup

Juntando a facilidade do gerenciamento remoto que evita que você se desloque sua equipe até o local que está o Backup, com a flexibilidade de expansão que faz com que você não precise se preocupar com instalação de componentes físicos para ampliação do sistema, o Cloud Backup apresenta um custo-benefício excelente.

Quando você tem um equipamento físico, você precisa realizar a manutenção dele e isso custa caro.

A manutenção do equipamento, o espaço alugado no data center e toda a infraestrutura que você precisa gera um custo que nem todas as empresas podem pagar para manter seus dados e arquivos em segurança.

O Cloud Backup reduz drasticamente os investimentos e custos de manutenção e de gerenciamento. Assim funciona o sistema chamado de BaaS – Backup as a Service.

 

Conclusão

Neste artigo bem simples, porém muito útil, falamos sobre as soluções de backup, mais especificamente sobre uma delas, o cloud computing.

Não podemos esquecer que esse texto foi construído com base em uma dúvida que muito provavelmente você e muitas outras pessoas têm: “Como armazenar e proteger meus arquivos? ”

Pensando nisso, eu desenvolvi o texto pensando numa forma de apresentar a melhor solução para você, uma solução capaz de ter um custo-benefício alto e ao mesmo tempo eficaz.

Com isso, você conheceu o cloud computing e as suas vantagens, sendo elas as seguintes:

  • Segurança: não se preocupe com perdas de arquivos, o sistema de data centers possui toda uma estrutura que gera uma segurança muito maior do que os armazenamentos em hardwares.
  • Flexibilidade: armazene a quantidade de arquivos que você precisar.
  • Gerenciamento: acesse todos arquivos em qualquer lugar, gerencie-os a qualquer momento e em poucos minutos.
  • Custo-benefício: juntando todos os atributos acima, você tem um armazenamento de dados seguro, flexível, de fácil acesso e gerenciamento facilitado. E engana-se quem acha que isso vai custar caro, pelo contrário, levando em conta todos os custos envolvidos em soluções físicas, o armazenamento em nuvem vale bem mais a pena.

Gostou dessas vantagens? Lembre-se para  que o cloud computing seja realmente a melhor solução é necessário escolher um parceiro que entenda de verdade sobre o assunto.

Bom, espero que tenha entendido e possa escolher a melhor solução para você.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco e fale com especialistas no assunto.

Email:

Telefone: +55 11 5572-0044.

Siga-nos