Suporte Técnico de TI: Problemas, vantagens e como é

 Tempo de leitura: 5 minutos

Ter um suporte técnico de TI está muito além de ter o ‘’rapaz da TI’’ na empresa.

Neste artigo você irá conferir alguns problemas que lhe farão precisar de um suporte técnico de TI, vantagens proporcionadas e como funciona um suporte técnico de TI. Vamos lá?

3 Problemas farão você precisar de um Suporte Técnico de TI:

1- Problemas com impressão

Uma empresa está com problemas de impressão pode atrasar processos que demandam documentos importantes e isso pode ser muito prejudicial. Se você trabalha com impressoras, provavelmente já passou por um desses problemas:

Instalação incorreta
Um driver de instalação não precisa apenas ser instalado corretamente, como também precisa estar atualizado. Se houver erros na configuração, pode acontecer que a impressora não siga os comandos enviados pelo computador.

Problemas com tinta
Há vários tipos de problemas com tinta, pois até mesmo durante a troca da tinta pode ocorrer acidentalmente de cair tinta dentro da impressora durante a troca de toner, por exemplo. Pode acontecer de ficar muito tempo sem impressão e, por isso, a tinta dos cartuchos ressecar e obstruir a saída, dentre outros.

Fila de impressão
Enviar um arquivo para impressão e não sair nada mesmo depois de um longo tempo de espera é um problema bastante comum que pode acontecer por diversos motivos.

Papel atolado
Um problema ‘’simples’’ que não solucionado da forma correta pode prejudicar o aparelho.

Se você ainda não passou por nenhum desses problemas, provavelmente vai precisar de um suporte técnico de TI quando acontecer.

impressora

2- Problemas com Internet Wi-Fi

‘’Tá sem Internet??’’ Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu essa frase.

Essas falhas acontecem com mais frequência do que você imagina, ou seja, o trabalho é prejudicado mais vezes do que você imagina também. É fundamental ter um suporte técnico profissional tanto para prevenir como para resolver qualquer tipo de problema com Wi-Fi.

Entre muitos outros problemas, levaria anos listar todos, como problemas com pacote office, e-mail, desempenho da máquina e por aí vai.

wifi

3- Problemas com equipamentos periféricos

Sabe aqueles aparelhos que ficam ao redor do computador? Esses são os aparelhos periféricos. Mouse, teclado, fone, impressora como mostrado acima, caixas de som e muitos outros. Esses equipamentos podem passar por falhas que, apesar de simples, vão tomar tempo útil.

perifericos

 

Vantagens de ter um Suporte Técnico de TI

Com um suporte técnico de TI especializado, há inúmeras vantagens para o funcionamento pleno da sua TI, como por exemplo:

  • Monitoramento 24×7(NOC): Antes o NOC era um diferencial que somente grandes empresas tinham. Atualmente, essa prática que possibilita monitorar qualquer ativo de TI está se expandindo cada vez mais. Para saber mais sobre NOC, confira nosso artigo O que é NOC e por que ter?
  • Documentação do ambiente de TIUma documentação de TI apresenta a descrição de equipamentos, sistemas e tudo que você precisa da composição da sua TI. Veja nosso artigo sobre Documentação em TI para saber mais.
  • Planejamento: Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, tudo o que pode ser feito para o seu ambiente de TI progredir de modo fácil de entender.
  • Relatórios: Mostrar e analisar os resultados que você está ganhando também é muito importante para as tomadas de decisões.
  • Equipe especialista: Pense no custo que é para ter o seu próprio time de profissionais qualificados.

segurança

Como funciona tudo isso?

Há diversas formas de um suporte técnico de TI funcionar. Entre elas:

  • De maneira remota:
    Uma das formas é a acessibilidade remota, que é possível graças a chave específica que o profissional pode usar para se conectar com a sua rede. Com isso, o técnico pode, por exemplo, verificar se o software da sua empresa é adequado.
    Se você não possui um técnico residente, você pode entrar em contato com o suporte técnico caso haja algum problema para que seja resolvido o mais rapidamente possível sem que ele vá até sua empresa.
  • De maneira presencial:
    Alguns problemas precisam do serviço presencial para serem resolvidos. Nesse caso, há várias opções.
    Você pode optar por um técnico residente, que irá frequentar sua empresa como um funcionário comum, você pode optar por um técnico que irá na sua empresa somente em casos específicos ou um técnico que irá em determinados dias específicos. As opções são bastante flexíveis baseados nos termos de serviço.

Mas antes…

Quando você contrata o serviço de suporte técnico de TI, os profissionais farão uma análise do seu ambiente e sua área de TI. A partir dessa análise, determina-se quais são as melhores decisões a serem tomadas curto, médio e longo prazo.
Depois disso, toda preparação, implementação e execução de novos projetos são feitos.

infraestrutura de ti

Essas informações foram úteis para você? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco para dúvidas ou sugestões. Se você é da área de TI, não deixe de compartilhar para que seus amigos que ainda não entendem muito bem como funciona um serviço técnico de TI!

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