Terceirização de TI: 5 vantagens e desvantagens

terceirizaçao-de-ti
 Tempo de leitura: 5 minutos

Quanto maior o impacto da decisão, maior é o cuidado e a análise antes de toma-la. Com terceirização de TI, que envolve uma das áreas mais importantes de uma empresa, não seria diferente.

Neste artigo você verá algumas vantagens e algumas desvantagens da terceirização de TI da sua empresa.

ANTES DE TUDO você deve estar pensando “essa informação vem de quem vende terceirização de TI, então é uma informação enviesada”. Você pensou isso nem que por um segundo, não é mesmo?

Embora a Bug Busters seja representante IBM e prestadora de serviços de TI, nosso compromisso com qualidade e parceria não é só para os clientes, mas também com você, leitor(a) do nosso blog. Prezamos pela qualidade da informação para que seja útil à você. Por isso, não se preocupe, pois neste artigo você verá transparência e informação imparcial.

Leia até o fim e se suas dúvidas não foram sanadas, envie-nos uma mensagem para melhorarmos a qualidade do nosso conteúdo. Combinado?

Outsourcing/Terceirização

Sabendo que outsourcing/terceirização de TI refere-se à contratação ou utilização estratégica de profissionais ou serviços específicos de empresas parceiras, é necessário compreender quais são as necessidades.

Se não é feita uma análise do ambiente para identificar correções necessárias, opções de melhorias e demandas específicas cada uma com seus níveis de prioridade, pode ser que a contratação da terceirização de TI não seja eficiente da forma esperada. Ou seja, torna-se uma DESVANTAGEM, mas não por conta da terceirização de TI.

terceirizaçao-de-ti

Vantagens

  1. 1. Lucratividade

    A terceirização de TI é uma opção de custo menor ao mesmo tempo que a qualidade é mantida ou melhorada, pois a TI estará nas mãos de especialistas no assunto.

    Ter a sua própria área de TI requer maiores investimentos e corre sérios riscos de não ter o mesmo nível de excelência de uma empresa especializada.

  2. 2. Tempo

    Ter a própria área de TI demanda disponibilidade de tempo e alocação de recursos para a mesma, assim como qualquer outra área da empresa. Como por exemplo em caso de problemas, necessidade de melhorar e atualizar infraestrutura, manutenção, entre outros.

    O serviço de terceirização de TI proporciona tranquilidade para não se preocupar com nenhum dos possíveis problemas e focar no seu negócio.

  3. 3. Competitividade

    A empresa com uma área de TI terceirizada certamente está mais competitiva no mercado, pois possui menos custos para arcar. Ter menos custos consequentemente possibilita um impacto no valor do produto/serviço final oferecido pela empresa para um valor mais competitivo.

    Quando os custos são elevados, o produto/serviço final também são mais elevados, tornando uma opção com um valor menos competitivo.

  4. 4. Atualização, tendências e oportunidades

    Projetos antigos e novos podem ter maior chance de sucesso se acompanhados de mecanismos e recursos que agregam para sua produtividade e eficiência.

    Para isso, é importante acompanhar quais são as tendências e novidades tecnológicas, ao mesmo tempo que seja feita uma análise das mesmas, e, posteriormente, uma implementação imediata feita por especialistas experientes.

  5. 5. Confiança

    Sabemos que não é tão simples terceirizar a TI devido a importância que a TI tem para uma empresa, portanto, deve ser feito com uma empresa de confiança. A expectativa é, conforme mencionado acima, que a TI seja cuidada por especialistas.

    Porém, é importante verificar a experiência comprovada do seu parceiro de terceirização de TI, os tipos de clientes que já foram atendidos, projetos concluídos e é até possível que você pergunte sobre amostras do serviço para ter uma ideia se corresponde ao esperado. Dessa forma, é mais seguro e garantido que tudo dará certo!

terceirizaçao-de-ti

Desvantagens

Como nem tudo é um mar de rosas, conforme mencionado no início do artigo, mostraremos também as desvantagens.

  1. 1. Integração

    Por ser um parceiro de fora, algumas práticas e métodos precisam ser alinhados inicialmente para adaptação, por ambas as partes. Além disso, é comum haver complexidades na integração de sistemas.

  2. 2. Know-how

    Apesar da especialidade em tecnologia, o fornecedor de terceirização de TI pode não ter um bom entendimento sobre o funcionamento do segmento e do respectivo negócio do cliente, o que pode acarretar em problemas no planejamento e execução de projetos, podendo acarretar também despesas e atrasos.

  3. 3. Controle

    Se você é do tipo que gosta de controlar tudo, esse controle não existe na mesma proporção com uma terceirização de TI. Não há controle de como as tarefas são monitoradas e executadas. Mais um motivo para confiar na empresa que está prestando esse serviço.

  4. 4. Comunicação

    Quando um trabalho é distribuído por e-mail ou telefone, pode acontecer de algumas mensagens com instruções importantes sejam perdidas ou não sejam repassadas da forma correta e de melhor entendimento para que as tarefas sejam executadas da forma planejada.

  5. 5. Confidencialidade

    Internos ou terceirizados, colaboradores vinculados à TI possuem acesso a informações sigilosas. Para evitar que isso seja um problema, confira nosso artigo 5 cuidados ao escolher empresas de informática.

terceirizaçao-de-ti

Conclusão: Vale a pena?

Não é consenso ser ou não ser vantajoso realizar uma terceirização de TI, pois cada empresa é diferente da outra. Cada empresa com sua história, tamanho, clientes, região, cultura, estratégias, estrutura e diversas outras particularidades.

O que define se vale a pena ou não realizar uma é uma série de fatores, técnicos e não técnicos, que indicarão se a oportunidade é viável para a determinada empresa.

Conforme mencionado no começo do artigo, é de muita importante que seja feita uma análise do ambiente. Para te auxiliar, oferecemos para você um fast consulting inteiramente gratuito e sem compromisso. Entre em contato conosco e nós vamos até você.

Você está sendo bem atendido? Não sabe como avaliar? Confira nosso artigo A verdade que não te contaram sobre bom atendimento.

Gostou do artigo de hoje? Então inscreva-se na nossa Newsletter para receber os novos artigos diretamente no seu e-mail.

Até a próxima! 😀

Siga-nos