Descubra os 3 principais motivos de ter um backup em nuvem

backup em nuvem
 Tempo de leitura: 8 minutos

Descubra os 3 principais motivos de ter um backup em nuvem

Em algum momento você já deve ter se deparado com problemas relacionados ao armazenamento de dados, seja no nível pessoal ou corporativo. Se nunca teve, imagina o pânico de ter um problema no seu computador e corromper todos os seus arquivos? Ou gastar um valor considerável para recuperar seus arquivos porque não tinha um backup seguro (backup em nuvem, por exemplo).

Os serviços de backup em nuvem estão sendo cada vez mais utilizados.

Antes de tudo, não podemos confundir o backup em nuvem com serviços de sincronismo de dados (Cloud Sync), ou mesmo com os serviços de armazenamento online (Cloud Storage).

Ficou confuso? Não se preocupe, vou te explicar!

backup em nuvem

Conceito

Backup em nuvem

O backup em nuvem, por definição, é uma cópia do dado (informação) em um momento. Para facilitar, imagine uma fotografia do seu arquivo em um determinado momento.

Se você precisar resgatar uma informação que está em uma planilha que foi gravada no último dia do mês passado, por exemplo, você poderá recuperar o backup do arquivo que foi feito neste dia, e terá exatamente o arquivo que existia naquele momento do backup.

 

E os softwares de sincronismo?

Já os softwares de sincronismo de dados online mantém uma cópia dos arquivos que estão neste momento no seu computador.

Ou seja, se você continuou modificando a mesma planilha, se você apagou linhas, mudou os dados, fórmulas, etc desde o último dia do mês, o arquivo que estará na nuvem é exatamente o arquivo que está no seu computador neste momento.

 

Mas porque muitos dizem que os softwares de sincronismo é um backup?

Eu explico. Se você tiver seu notebook, por exemplo, extraviado, e precisar dos seus arquivos, a cópia dos arquivos estarão em nuvem. Então podemos dizer que você terá um backup do conteúdo exato dos seus arquivos até o último sincronismo.

Isso é um fator de segurança. Muito mais para usuários domésticos, ou profissionais autônomos. Contudo, para o ambiente corporativo, isso pode não ser o ideal.

Também temos outro fator. Se você apagar uma quantidade grande de arquivos no computador, por engano ou por um vírus, ou se um vírus criptografar todos os seus arquivos do computador, essas ações serão replicadas para a nuvem, apagando os arquivos da nuvem ou modificando os arquivos da nuvem pelos arquivos criptografados.

Algumas dessas soluções de armazenamento e de sincronismo em nuvem tem uma espécie de lixeira virtual e alguns contam com um sistema de versionamento, que grava as últimas versões dos arquivos antes das últimas modificações.

Porém, o espaço dedicado para estas cópias e lixeira é limitado, e normalmente muito menor que o espaço total do seu disco virtual.

 

O que isso significa?

Que se a quantidade de arquivos apagados ou criptografados for maior que este espaço reserva para versões anteriores e lixeira, você irá perder muitos dados.

Ter sistema de sincronismo é melhor que não ter nada de backup ou somente local, em pendrives e HDs externos.

 

E quanto ao Cloud Storage citado lá em cima?

Os serviços de armazenamento em nuvem (Cloud Storage) são espaços virtuais na internet onde você pode gravar seus arquivos, sem necessariamente utilizar um aplicativo de sincronismo. É mais como um pendrive ou um HD externo, porém, em nuvem.

 

Softwares e Serviços de Sincronismo Online

Esses “backups” geralmente são feitos de forma automática sincronizando seus arquivos que estão no computador com o servidor escolhido para realizar uma espécie de  backup. Existem muitas opções de servidores que oferecem o armazenamento sincronizado  em nuvem com planos gratuitos até determinados gigas, como por exemplo:

  • Google Drive – Oferece 15 Gigas de armazenamento e pode baixar o programa para sua área de trabalho.
  • Dropbox – Oferece 2 Gigas gratuitos de armazenamento e funciona mais ou menos como o Google Drive.
  • Onedrive – da Microsoft vinculado a sua conta de e-mail (Hotmail) oferece no plano gratuito um total de 5 Gigas de armazenamento para mais espaço é necessário contratar um plano premium.

Todas as opções citadas oferecem planos premium para quem tem um volume de dados muito grande.

backup em nuvem

Softwares e Serviços de Armazenamento Online

Além dos próprios serviços citados no item anterior (Dropbox, Google Drive, One Drive) também oferecerem a opção de cloud storage, sem a necessidade de sincronismo, existem serviços específicos para esta função, são exemplos destes:

  • Amazon S3 – Serviço de Cloud Storage da Amazon AWS, possui opções para armazenamento de dados ativos, integração com servidores e outros serviços virtuais e também para dados de arquivo morto (archiving), este último conhecido como Amazon Glacier.
  • Microsoft Azure Storage (Blob) – Oferecido pela Microsoft, este serviço de armazenamento online também é pago como o Amazon S3 e inclui opções para dados ativos, archiving, assim como para servidores em nuvem.
  • Google Cloud Storage – Este serviço oferecido pelo Google concorre diretamente com os serviços da Amazon e da Microsoft, oferecendo também opções compatíveis e algumas integrações específicas como ambiente Google Cloud.

Agora que você está calibrado, vamos aos três principais motivos de ter um backup em nuvem?

1 – Segurança

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de consultoría Alvarez & Marsal (A&M), cerca 60% das organizações brasileiras não possuem os recursos necessários para se proteger e responder a possíveis ataques digitais.

E ainda, algumas pessoas ou pequenas empresas armazenam arquivos em pen drives. Cerca de 70% desses dispositivos são perdidos em algum momento, gerando muita dor de cabeça.

Por esses motivos, uma das principais vantagens do backup na nuvem é a questão da segurança.

Antes era mais comum que os backups fossem realizados  em equipamentos específicos e apenas com esse objetivo (Fita Magnética, HDs Externos entre outros), mas ainda assim ficavam armazenados dentro da própria corporação.

E se por algum motivo a empresa fosse vítima de invasão, como um assalto ou ainda um desastre natural, como enchente ou desabamentos, o backup não fazia muito sentido, porque seria perdido da mesma forma.

Em alguns casos, outra opção era armazenar as informações e colocá-las em outro local, como um cofre externo, por exemplo.

A segurança pode até ficar solucionada, mas os gastos são maiores e envolve muito processo humano e deslocamento, o que de certa forma, gera um risco de falha e custos adicionais.

Já quando o backup é armazenado em nuvem, além de tudo ser feito de forma automatizada e os dados serem guardados em total segurança, a redução dos riscos pelo contato humano ou alguma informação ser violada é muito menor.

As informações ficam armazenadas de forma segura em diversos datacenters que garantem a proteção das informações, independentemente do que aconteça.

 

CUIDADO! Hoje em dia temos mais um agravante!

Os novos tipos de vírus, conhecidos como Cryptowares ou Ransomwares, uma vez infectados estações ou servidores, só possuem uma forma certa de recuperação, que é através do Backup.

Porém, formas comuns de backup local, como backup cruzado, HDs externos e pendrives, também são alvos e, predominantemente, são criptografados.

Sobrando apenas o backup externo e o backup em nuvem como alternativas seguras de recuperar as suas informações.

backup em nuvem


2 – Flexibilidade

A flexibilidade que um backup em nuvem proporciona, seja em uma pequena empresa, com dois ou três computadores, ou ainda uma grande corporação com dezenas de computadores interligados é outra grande vantagem.

A nuvem tem a capacidade de atender seja qual for o volume de informações que precisam ser armazenadas.

E tem mais: mesmo que a empresa comece apenas com muito pouco espaço, ou até mesmo serviços de Cloud Sync com o plano gratuito que seja o suficiente, quando a sua necessidade aumentar e for necessário mais espaço para backup, a nuvem vai acompanhar o crescimento sem que o gestor precise se preocupar com questões de espaço físico ou com equipamentos adicionais.

O backup em nuvem além de ser bem viável em vários aspectos, também tem um valor acessível e que vale a pena o investimento, independente do porte da sua empresa.

A corporação age como se tivesse trocando figurinhas, ou seja, gasta na mesma proporção que tem o retorno porque elimina investimentos mais altos em espaço físico (seja em local interno ou externo), logística e hardware, por exemplo, e ainda dispensa a necessidade de investir dinheiro em algo que pode ficar ocioso, já que não é possível contratar metade do servidor.

Para empresas que estão distribuídas de forma geográfica, o backup em nuvem é o melhor parceiro do profissional de TI, já que os backups seguem uma rotina e possuem um padrão que são aplicados em todas as unidades e toda a informação se mantém centralizada.

Se necessário recuperar informação de alguma unidade, esta tem sua localização facilmente encontrada, onde rapidamente tudo é restabelecido.

Se por algum motivo os colaboradores da empresa não puderem entrar no prédio por algum motivo ou for preciso trabalhar em home office, algumas soluções permitem que os dados possam ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento, já que é disponibilizada uma senha de acesso para que os arquivos possam ser acessados de qualquer lugar do mundo.

Backup tradicional x Backup em nuvem

Backups realizados de forma “tradicional” requerem recursos de tempo e dinheiro, além da preocupação com o espaço o que pode limitar o crescimento da empresa de forma considerável. Já o backup em nuvem permite que você continue armazenando todas as informações de forma segura, independente de aumentar o volume em 50X ou mais, a única questão é migrar de plano e isso pode ser feito de forma simples e sem burocracia.

 

3 – Disponibilidade

Outra vantagem que deve ser levada em consideração é que o backup em nuvem está sempre disponível, 24 horas por dia, 7 dias por semana, independente do local que você esteja.

Em casos de desastre, seja a perda de servidores e estações por algo físico como um acidente, incêndio, roubo, ou mesmo causas lógicas como o ambiente ser virtualmente sequestrado através de ransomwares, uma boa estrutura de backup é peça fundamental do plano de contingência para a continuidade de negócios da empresa.

Backups offsite (externos) podem ser lentos e dificultosos dependendo de onde são armazenados fisicamente, já a disponibilidade dos dados em nuvem é imediata, bastando um link de internet para que a empresa volte a trabalhar, seja através dos funcionários em Home Office, seja em um coworking ou novo local físico alugado.

Conclusão

Neste artigo podemos eleger alguns pontos importantes de se lembrar:

1) Backup em Nuvem é diferente de Armazenamento Online e de Serviços de sincronismo de dados em nuvem.

2) Backup é muito mais do que ter os dados do computador ou servidor sincronizados em um local virtual na internet, mas sim uma cópia no tempo das informações.

3) Backup faz parte da estratégia de segurança digital de qualquer organização e negócio. Seja de um profissional autônomo até uma multinacional.

4) Backup é também necessário, atualmente, como estratégia de segurança contra pragas virtuais recentes, conhecidas como cryptowares ou ransomwares.

5) A Flexibilidade do backup em nuvem permite que a solução se molde as necessidades reais das empresas, mas também podem crescer ou diminuir conforme a demanda e sazonalidade de cada organização.

6) A disponibilidade é um fator determinante do backup em nuvem em relação aos outros tipos de backup, uma vez que
pode permitir que a empresa volte a trabalhar assim que conseguir um link de internet.

 

backup em nuvem

 

Agora que já conhece as principais vantagens de backup em nuvem, você já pode observar qual a melhor solução para a sua empresa.

Entenda mais sobre Soluções de Backup em nosso outro artigo e espere pelo próximo artigo onde falaremos sobre a estratégia de backup 3-2-1.

Enquanto isso, aproveite para aprender mais sobre Outsourcing e como uma empresa especializada pode auxiliar você e a sua empresa, desde o backup até projetos complexos de TI.
Dúvidas? Não deixe de comentar, responder essa breve pesquisa e entre em contato conosco!!!

Boa sorte!!

E-mail: [email protected]
Telefone: +55 (11) 5572.0044
Horário de Atendimento: 8h30 às 18h00
Horário de Atendimento | Servidores e Storages: 24x7x365

bugbusters-tecnologia-da-informacao

Postagens Relacionadas

Siga-nos