5 benefícios da automação de processos de TI

automação de processos de ti
 Tempo de leitura: 4 minutos

Em um dos nossos artigos falamos sobre outsourcing de TI, onde um dos focos desse texto foi a redução dos custos, eficiência e flexibilidade que este serviço proporciona para sua TI. Hoje iremos falar sobre a automação de processos de TI.

Esse método, que também podemos chamar de ferramenta, assim como o outsourcing, também traz muitos benefícios para a sua empresa.

A automação de processos como um todo(não especificamente aplicada a TI), já traz muitos benefícios para vários setores da sua empresa, como agilidade, eficiência, flexibilidade, redução nos custos, entre vários outros aspectos positivos.

Seu uso em uma empresa trás escalabilidade, ou seja, garante que sua empresa cresça da melhor sem desfalques.

Com a tecnologia da informação não é diferente, é muito importante pensar na sua TI de forma automatizada.
Porém, vemos um problema no pensamento de algumas empresas. Pensar que, por ser uma área envolvida com tecnologia, o setor de TI não precisa ser automatizado, é um pensamento extremamente equivocado e temerário ao desenvolvimento da sua empresa. Antes de entender o porquê disso, é importante que veja o que é, a seguir:
                                           

O que é automação de processos de TI?

Entender o que é automação de processos de TI não é complicado. A princípio e evidentemente, quando falamos em automatizar, estamos nos referindo a tornar automático.

É muito comum existirem atividades que se repitam todo dia, e essa repetição pode ocupar muito tempo dos colaboradores responsáveis por elas. Com os softwares que permitem a automação de processos de TI da sua empresa, as atividades que antes eram realizadas diversas vezes, agora tornam-se automáticas.

Por exemplo, realizar backups diariamente é muito comum nas organizações, pois como sabemos, é de suma importância para evitar perdas de dados. Pense comigo: não seria mais fácil se os seus backups fossem feitos de forma automática e programada por algum software?

Bem mais vantajoso, não é mesmo?

Agora imagine
TODAS as atividades rotineiras da sua TI, sendo realizadas por algum software de automação sem que o seu funcionário precise consumir boa parte do seu tempo para realizar determinada atividade.

Seria incrível ou não?

Agora que você entendeu o conceito da automação de processos de TI, vou te mostrar alguns benefícios que você e a sua empresa terão ao automatizar o seu setor de tecnologia da informação.

automação de processos de ti

Vantagens de automatizar tarefas de TI

A automação de processos e tarefas em tecnologia da informação não é benéfica apenas para o setor de TI.
Na verdade, a empresa inteira ganha com isso. A automatização eleva a eficiência de toda a organização, os funcionários produzem melhor e os trabalhos são otimizados.

Acompanhe a seguir as principais vantagens da automatização e entenda porque ela vai ser importante na sua empresa.

1. Focar naquilo que importa

Ao automatizar as tarefas repetitivas, a equipe do setor de TI terá mais tempo para focar nos trabalhos que realmente importam e que demandam mais conhecimento técnico.

Por exemplo, em vez de investir tempo realizando backups do servidor, os profissionais poderão focar nas melhorias do sistema interno ou na correção de falhas que estejam comprometendo o funcionamento da infraestrutura de TI.
Na prática, isso significa colocar a equipe técnica para trabalhar em atividades que geram mais valor para a empresa.

2. Economizar com mão de obra e custos operacionais

Se boa parte do trabalho for realizada automaticamente por meio de softwares e ferramentas, você poderá contar com uma equipe mais enxuta e dinâmica. Não precisará contratar novos profissionais para executar tarefas repetitivas e não vai se preocupar com erros de rotina.

Essa vantagem tem grandes reflexos na empresa toda. Com uma TI mais enxuta, sobram recursos para investir em outras áreas ou mesmo contratar profissionais para setores estratégicos para sua empresa, melhorando seu caixa e ampliando sua margem de lucro.

3. Evitar erros de rotina

Executar tarefas repetitivas pode até parecer algo simples, mas, na prática, é uma das fontes de erros constantes. Ao automatizar tais processos, sua empresa também evita que esses equívocos voltem a ocorrer.

Como exemplo, podemos citar a manutenção do servidor. Se o funcionário esquecer de cumprir a tarefa ou não executá-la da maneira correta, você corre riscos de perder dados importantes e até ver o servidor ficar fora do ar.
Ao automatizar esse processo, o risco de sobrecarga no servidor é demasiadamente menor. Sua empresa não vai sofrer com esse tipo de problema.

4. Melhorar o acompanhamento das métricas

Uma das grandes vantagens das ferramentas e dos softwares de automação é a emissão de relatórios. Graças a esses mecanismos, você poderá acompanhar estatísticas relevantes.

Entre elas, podemos citar a taxa de ocupação do servidor, quantos backups foram realizados, o número de vírus ou ameaças detectadas na rede e muitas outras informações.

Com base nesses dados, você poderá definir com muito mais assertividade quais são os pontos fortes e fracos da sua infraestrutura de TI e investir nos processos certos.

5. Estender a automatização de processos para outros departamentos

Automatizar processos de TI não significa alterar apenas a rotina dos profissionais de tecnologia. Várias ferramentas favorecem também os funcionários de outros setores. Um exemplo comum é a automatização de e-mails.

Em vez de deixar um funcionário desperdiçando tempo para enviar mensagens para seus clientes ou potenciais clientes, essa tarefa pode ser substituída por um software. Há várias soluções disponíveis.

Dessa forma, você libera um profissional para focar em outra tarefa com maior valor agregado e, de quebra, melhora a interação digital com seus clientes.

Perceba como essa estratégia traz vários benefícios, tanto para o setor de TI quanto para outros departamentos da empresa. Por isso, não perca tempo e mergulhe na tendência.

automação de processos de ti

Conclusão

Neste artigo, vimos de forma rasa a respeito da automação de processos de TI. Pudemos identificar a ampla importância dessa automação e alguns dos benefícios de aplicá-la na sua empresa.

Há algum contraponto referente a alguma parte do texto? Não hesite em comentar e mostrar sua opinião a respeito.
Obrigado por ter ficado até o fim. Para esclarecimento de dúvidas, responda essa rápida pesquisa e fale com especialistas nos mais diversos assuntos sobre TI.

E-mail: [email protected]
Telefone: +55 (11) 5572.0044
Horário de Atendimento: 8h30 às 18h00
Horário de Atendimento | Servidores e Storages: 24x7x365

Postagens Relacionadas

Siga-nos