O que é VPS: definição e vantagens dessa tecnologia

vps
 Tempo de leitura: 10 minutos

Profissionais de TI atuantes diretos em infraestrutura e disponibilidade de dados precisam saber o que é VPS e suas vantagens. Afinal, servidores são o principal recurso tecnológico para proporcionar que o seu negócio esteja disponível na internet em tempo real, garantindo a integridade e disponibilidade das informações.

Sem a garantia da disponibilidade adequada dos sistemas web (blog, e-commerce, etc) você pode perder negócios e arruinar a empresa. Portanto, é imprescindível garantir uma boa hospedagem aos seus sistemas web em uma fonte confiável e com tecnologia que ofereça todos os recursos necessários para mantê-lo no ar sempre.

O que é VPS

O Virtual Private Server é um tipo de servidor virtual privado. Um servidor é o local onde são armazenados arquivos e dados relacionados a um negócio. O fato de ser virtual significa que não se trata de local físico, mas armazenado virtualmente no sistema do computador. Já o termo privado significa que é de uso exclusivo de um sistema web, apenas. Dessa forma, a hospedagem é única e não há compartilhamento com outros sistemas web.

É muito comum a hospedagem em servidores compartilhados, nos quais os sistemas web armazenados dividem espaço e recursos com diversos outros sites, blogs, e-commerces, extranets, etc, todos hospedados no mesmo servidor. Já no caso do servidor dedicado ou privado, a máquina física (servidor) hospeda apenas um sistema web, ou seja, o mesmo é dedicado a um sistema web apenas e administrado por um cliente cada servidor dedicado ou instância de VPS.

Como surgiu o VPS

Agora que ficou mais claro o que é VPS, vamos entender seu surgimento. A hospedagem compartilhada possui limite na disponibilização dos seus recursos em comparação com um servidor dedicado.

Essa diferença de performance dos servidores também é refletida diretamente nos preços dos serviços. Pois, um servidor dedicado acaba exigindo mais investimento do que uma hospedagem em um servidor compartilhado.
Inclusive, isso é fácil de entender, pois, no caso do servidor compartilhado, o custo também é compartilhado. Já no caso do dedicado, o custo é exclusivo de quem o utiliza.

Por esses exemplos podemos entender porque surgiu a necessidade de uma opção intermediária. Saber o que é VPS, reforça a ideia de que se trata sim de uma solução eficiente para a maioria dos negócios e que veio para ficar. Afinal, o VPS fornece mais recursos do que um servidor compartilhado e não custa o mesmo que um servidor dedicado.

o que é vps

Como funciona um servidor VPS

O servidor é dividido em ambientes virtualizados. Há um servidor físico e dentro desse servidor (máquina) há as divisões de servidores virtuais.

Os recursos e capacidades do servidor virtual são definidos e separados em cada ambiente virtualizado. Assim, temos divisões que são áreas privadas e exclusivas para cada sistemas web hospedado em cada servidor virtual.
Esse particionamento assegura que, por exemplo, um site hospedado em nada influenciará outro site hospedado no mesmo servidor, uma vez que cada site possui seu próprio servidor virtual, com recursos dedicados ao mesmo. O VPS utiliza ainda o seu próprio sistema operacional e assim, fica independente do funcionamento do sistema operacional do servidor físico que armazena os servidores virtuais.

Uma outra grande diferença do servidor VPS em relação ao compartilhado é ser comum o usuário possuir acesso como administrador ao servidor virtual. Isso possibilita que ele possa configurar e instalar aplicações no servidor conforme desejasse, o que não é permitido em um servidor compartilhado.

Apenas o servidor virtual pode ser configurado por seus próprios “hóspedes”, mas a máquina física, não. Para administrar a máquina física diretamente apenas se for um servidor dedicado.

Enfim, o que garante que o servidor VPS é uma solução realmente robusta é o particionamento das máquinas virtuais. Isso é o que possibilita independência total em suas configurações, garantindo a cada cliente do servidor os recursos de processamento, memória e disco contratados em cada plano. Considerando que as especificações de espaço e desempenho estão adequadas às necessidades de cada site ou aplicação hospedada, é possível adequar o servidor exatamente a necessidade do negócio, gerando total independência.

Vantagens do servidor VPS

  • Para soluções que necessitam de maior espaço de armazenamento, é uma boa opção. Isso porque o espaço pode ser redimensionado entre os VPS, caso haja necessidade;

  • Há maior garantia de confidencialidade e segurança dos dados, uma vez que cada negócio possui seus dados mantidos separadamente nos servidores virtuais;

  • Caso haja necessidade de reiniciar um servidor VPS, bem como realizar alguma configuração ou atualização no mesmo, nenhum outro servidor virtual será afetado;

  • O custo por manter um servidor VPS costuma ser mais acessível que uma solução Cloud ou Dedicado devido a facilidade de dividir os custos totais para manter o servidor, com todos os “hóspedes” dos servidores virtuais.

  • Maior liberdade para administrar e customizar suas aplicações web e segurança das aplicações web.

Desvantagens do servidor VPS

  • A vantagem da liberdade pode ser encarada como uma desvantagem uma vez que a responsabilidade de manutenção de cada servidor virtual é do proprietário da hospedagem, que normalmente acabam contando com empresas especializadas como a Bug BusterS para fazer essa administração mais técnica, o que oferece a vantagem de maior qualidade dos serviços web mas gera a desvantagem de custos adicionais.

  • Se o servidor físico que armazena os servidores virtuais tiver algum problema e ficar indisponível, todos os VPS que estão armazenados nele ficarão também;

  • A performance da máquina física pode ficar comprometida caso haja alta demanda de acessos nos VPS ao mesmo tempo, se a máquina física não estiver preparada para tal situação. Apesar de serem máquinas virtuais com garantia de recursos, existem recursos mais difíceis de se garantir como o throughput de disco (I/O), que acaba sendo compartilhado e pode ser impactados por uso inadequado de um usuário ou conjunto de vários usuários ao mesmo tempo, contudo, o provedor consegue identificar e mitigar o problema mais rapidamente do que no compartilhado;

  • O sistema operacional utilizado é o da máquina física. Assim, não há liberdade de escolha entre os usuários dos VPS, ou seja, se estiver em um VPS Microsoft, as VPS entregará Microsoft, se quiser mudar, terá de reinstalar ou mover a aplicação para outro VPS que seja Linux, por exemplo;

  • Há um limite físico de recursos de hardware no servidor. Dessa forma, se ocorrer a utilização da capacidade máxima de armazenamento ou memória, por exemplo, haverá necessidade de expansão destes recursos ou terá de mover sua hospedagem para outro tipo ou outro servidor VPS que ainda tenha recursos disponíveis. Pois o VPS não oferece o recurso de escalonamento, que passa a ser disponível nos servidores Cloud ou com um grupo de servidores dedicados

 

Outros tipos de servidores de hospedagem mais comuns

Além do VPS há outras opções de hospedagem, como o Cloud e o servidor dedicado. É preciso conhecer bem todas as opções para entender qual pode ser mais adequada à sua necessidade.

O que é um servidor Cloud

A tecnologia de armazenamento em Cloud é um dos maiores destaques atuais da tecnologia. Afinal, soluções em como armazenamento, backup, emails, ERPs, dentre outros, em nuvem são soluções inovadoras e que têm impactado significativamente a área de TI.

Assim como o VPS, o Cloud oferece um servidor virtual com recursos dedicados, no sentido de que o particionamento de servidores virtuais proporciona independência total entre cada servidor virtual.

Contudo, no caso dos Cloud Servers, esses servidores virtuais rodam sobre uma plataforma de diversos servidores físicos. Esses servidores podem inclusive estarem espalhados por todo o planeta, em diversos datacenters. Neste caso, a escalabilidade, aumento de recursos, e opções de configurações são maiores e oferecem muito mais segurança e flexibilidade.
o que é vps

O que é um servidor dedicado

Esse é o modelo mais antigo de comercialização de servidores que até então, prevalecia. Trata-se de um servidor físico (máquina) que armazena o conteúdo de sistemas web de apenas uma empresa, dedicando-se totalmente a hospedagem dos recursos e dados desse negócio, sendo assim totalmente dedicado para a empresa que o adquire.

Alguns tipos de negócios exigem um servidor dedicado desse porte, devido principalmente, a sua capacidade de alta performance ocasionada pela exclusividade. No entanto, é preciso que seja uma máquina totalmente robusta e que comporte com perfeição toda a demanda à qual for submetida. É necessário que haja também uma equipe de suporte disponível para cuidar da disponibilidade da máquina o tempo todo.

O modelo de comercialização e implementação mais comum era a hospedagem destes servidores dentro da própria empresa, não em Datacenters. Porém, empresas de maior porte poderiam investir em levar esses seus servidores internos para dentro dos datacenters, no que chamamos de Colocation onde aluga-se um espaço em um rack, que é disponibilizado para que a empresa leve seus servidores físicos para ficarem sob a tutela deste datacenter, que cuidará de refrigeração, energia, internet, links, ligações físicas, ações manuais como troca de fitas de backup, etc.

Atualmente, com o termo cloud invadindo o mundo, quando vemos num site a opção/oferta de um servidor dedicado, normalmente é a locação de um servidor físico para o cliente. A empresa não precisa levar seu servidor físico para o Datacenter, já aluga esse servidor do próprio provedor. Tudo para seu uso exclusivo e de acordo com sua necessidade e administração.

Um ponto importante nestes casos, é o cliente saber que terá de conhecer muito bem como administrar um servidor integralmente, ou contratar empresa especializada, como a Bug BusterS, para este tipo de administração. Muitas empresas contratam um servidor dedicado mas esquecem de que o mesmo não possui redundância e backup automático como os servidores Cloud e VPS. Isso pode ser um grande problema no caso de uma quebra de discos do servidor dedicado, pois o provedor irá trocar os discos. No caso de perda de dados, a responsabilidade é normalmente do cliente. Além da disponibilidade, que estará afetada até a troca dos discos ou de uma placa, por exemplo.
o que é vps

Quais diferenças entre VPS, Cloud e servidor dedicado?

Embora todos esses sejam servidores, cada um possui suas características. A escolha depende da necessidade do seu negócio ou, até mesmo, do tamanho do seu empreendimento. Portanto, veja a diferença de cada modelo de servidor para entender qual pode ser mais adequado à sua necessidade.

Características do servidor tipo VPS

As principais características do servidor VPS são:

  • Oferece boa performance, pois, as configurações são exclusivas para cada servidor virtualizado;
  • Cada um desses servidores virtuais disponíveis na nuvem é considerado dedicado;
  • Possui o perfil de administrador em cada servidor virtual particionado, garantindo maior autonomia para o contratante;
  • Os servidores virtuais não possuem quantidade de armazenamento fixa, como um servidor físico. Já o servidor físico que armazena os servidores virtuais, sim. O que faz com que muitas vezes, quando se precisa de mais recursos, o provedor sugira a troca do tipo de hospedagem VPS ou para um servidor Cloud ou dedicado;
  • O valor cobrado pela hospedagem é baseado em cada servidor virtual e não no servidor físico em si. Isso torna o preço mais acessível, pois, você paga somente pelo que usa.

 

Características do servidor tipo Cloud

O servidor Cloud possui características muito semelhantes ao VPS. A principal diferença é que não se trata de uma máquina física apenas, como é o caso do VPS ou do servidor físico dedicado. São diversas máquinas físicas que interagem entre si para manter os servidores virtuais disponíveis na nuvem, dividindo recursos para que uma assuma o controle caso a outra fique fora do ar.

No entanto, há algumas outras características que o diferenciam do VPS:

  • O Cloud não possui limitação física de armazenamento. Uma vez que o mesmo está sob um conjunto de servidores espalhados por diversos datacenters, e no caso deste conjunto precisar de mais recursos, novos servidores físicos podem ser adicionados ao pool, conjunto de máquinas;

  • Trata-se de uma solução escalável;

  • Cada “hóspede” da nuvem pode selecionar o sistema operacional que desejar;

  • O excesso de acessos simultâneos de uma partição, não influenciará em nada as demais;

  • Maior segurança, flexibilidade e escalabilidade a um preço moderado.

Economize

Características do servidor dedicado

As características que prevalecem nesse tipo de servidor são:

  • A escalabilidade está limitada ao tipo de hardware físico que é escolhido no plano. Servidores podem, por exemplo, vir com 1TB de disco mas permitir upgrade até mais de 10TB;

  • O servidor pode ser exclusivamente dedicado a uma única hospedagem ou pode ser compartilhado, hospedando diversos sites ou blogs ao mesmo tempo. Quem decide o que fazer do servidor é o cliente. Ou seja, para o cliente ele é totalmente dedicado para sua necessidade e administração. Empresas contratam servidor dedicado, criam um ambiente e revendem esses recursos em formato de servidor compartilhado ou VPS aos clientes;

  • Autonomia total do cliente, que escolhe inclusivo o sistema de virtualização que quiser;

  • Normalmente entrega muito mais throughput de disco (I/O) do que as demais soluções;

  • Alguns projetos que envolvem segurança máxima como, por exemplo, algumas aplicações financeiras, exigem o uso de servidores dedicados;

 

Qual opção contratar?

A escolha da melhor solução de hospedagem para os seus sistemas web depende da necessidade do seu negócio. A solução VPS soa muito interessante quando você entende o que é VPS. É essencial que haja uma análise minuciosa para a escolha da infra mais adequada para cada caso.

Se o seu site, por exemplo, for de um curso online que exige disponibilidade 24×7, requer garantia da capacidade de suportar inúmeros acessos simultâneos. Para isso, é preciso que a hospedagem seja muito robusta, com alto poder de performance. Já se for um blog de receitas, por exemplo, com incidência de poucos acessos, talvez não haja necessidade de utilizar um servidor mais caro e que proporcione tanta performance.

No entanto, o que vai determinar, de fato, qual o servidor ideal, é uma projeção do futuro do seu negócio. Uma análise cuidadosa é fundamental para garantir maior acessibilidade, integridade e facilidade no armazenamento e acesso aos dados.

Afinal, é preciso considerar não apenas a situação atual, mas também (e principalmente), o progresso do seu negócio. A migração de servidor é um processo cauteloso e trabalhoso que pode custar caro e ocasionar indisponibilidade do sistema web. Isso impacta diretamente nos negócios.

Portanto, é interessante evitar o investimento em um servidor muito básico. Num futuro próximo, seu negócio poderá se expandir e será preciso contar com um servidor mais robusto.

Enfim, profissionais de TI que já tiveram seu site fora do ar sabem a importância de manter uma boa hospedagem. Esse é um dos pontos que mais podem impactar negativamente os empreendimentos digitais. Por isso, é preciso apostar em um bom recurso de hospedagem.

o que é vps

Disponibilize o seu negócio para o mundo

Independente de qual seja o segmento da sua empresa, a escolha de um bom servidor de hospedagem é fundamental. Afinal, é esse recurso que garante que o seu negócio esteja disponível para o mundo. Por isso, é muito importante que a escolha do servidor seja bem planejada.

Seja em empresa pequena ou de grande porte, é fundamental garantir confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade dos dados. Até porque, o que movimenta qualquer negócio, são as suas informações, e elas precisam ser mantidas disponíveis e preservadas.

Assim, a maneira como você cuida da disponibilização do seu site/blog faz toda diferença no progresso da empresa. Por isso, apostar em uma tecnologia VPS, Cloud ou dedicado pode ser a melhor solução para o seu negócio. Isso não significa que o armazenamento físico tenha caído em desuso. Pelo avanço da tecnologia, quanto mais robusta e ao mesmo tempo personalizada for a solução de hospedagem, melhor.

Entendendo o que é VPS e as demais tecnologias de hospedagem, você pode explorar possibilidades com segurança e assertividade. Pesquise sobre a melhor solução de hospedagem para seu sistema web, e garanta a disponibilidade da sua empresa na internet. Além disso, deixe os seus comentários sobre o conteúdo, além de opiniões e sugestões.

Caso você tenha alguma dúvida sobre o tema, escreva também, pois, teremos muito prazer em te ajudar.

A Bug BusterS oferece serviço de consultoria para sua empresa avaliar os sistemas web atuais ou futuros da sua empresa. Se quiser contar com uma análise e um planejamento para o crescimento dos seus sistemas web dentro das melhores relações de custo x benefício, não deixe de nos contatar.

Não deixe de responder nossa breve pesquisa e de nos acompanhar nas redes sociais.


E-mail: comercial@bugbusters.com.br
Telefone: +55 (11) 5572.0044
Horário de Atendimento: 8h30 às 18h00
Horário de Atendimento | Servidores e Storages: 24x7x365

Postagens Relacionadas

Siga-nos