Open Innovation: Como multinacionais estão inovando

open innovation
 Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente, o foco das empresas não está em lançamento de novos produtos e serviços. O foco está na transformação digital. Você já ouviu falar em Open Innovation?
Open Innovation surgiu como uma forma de ampliar esforços de inovação para além das empresas, num sentido macro, buscando benefícios para diferentes nichos de negócio. Como o nome sugere, inovação aberta.
Tudo começou em 2003, com Henry Chesbrough, pesquisador, professor e diretor executivo do Centro de Inovação Aberta da Universidade de Berkeley, Califórnia. Onde, em seu livro Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology, explica sobre uma forma distribuída, participativa e descentralizada de fazer inovação. O conhecimento só é útil quando é amplamente distribuído. Você concorda com esta afirmação?
É inegável que estamos na era da descentralização. As cryptocoins, que são moedas descentralizadas, são uma prova disso, pois são moedas que não estão sob controle de um poder centralizado, como o Banco Central.
Outro exemplo é a informação descentralizada. Vivemos num intenso intercâmbio de informações na web, acarretando numa colaboração mútua entre as pessoas, numa união de esforços para uma informação de mais qualidade.
Benefícios do Open Innovation:

  • Segundo Henry Chesbrough, abrindo as portas para talentos externos, as empresas ganham ideias e formas de pensar seus negócios com visão arejada e livre de vícios da cultura organizacional;
  • É possível unir as informações obtidas às visões internas da organização, obtendo um fluxo revigorado de inovação;
  • Rápida criação de outras fontes de receita;
  • Aumento de diferenciação no mercado;
  • Redução de tempo de comercialização entre o surgimento das ideias e sua chegada ao mercado;
  • Aprimoramento na experiência do usuário;
  • Melhora na comunicação organizacional;
  • Acompanhamento do ritmo das mudanças no mercado;
  • É aplicável em qualquer setor, seja indústria ou comércio;
  • Redução de custos.

Como promover Open Innovation na minha empresa?

As duas maneiras mais conhecidas de aplicação de Open Innovation são Crowdsourcing e a Co-creation.

Crowdsourcing

Esse modelo permite a empresa obter serviços, ideias ou conteúdo através das contribuições de variados grupos da internet.
Normalmente, as empresas criam desafios online para que os grupos de interesse resolvam, absorvendo insights dessas contribuições, que podem ajudar desde o desenvolvimento de novos produtos como melhoras no portfólio atual.
Pode ser ou não pode ser remunerado, com dinheiro ou outras formas, isso varia da empresa e do público-alvo.
open-innovation

Co-creation

Este é um modelo de inovação onde as pessoas fora da empresa (fornecedores, colaboradores, admiradores e clientes) são convidadas para contribuir em invenções ou melhorias.
A diferença para crowdsourcing é que todas as partes cocriadoras dividem o mérito e os resultados financeiros obtidos.
open-innovation

Realidade no mundo chegando no Brasil

Segundo informações de uma pesquisa realizada pela MJV, o assunto Transformação Digital e Revolução no Mindset Organizacional já é realidade em muitas organizações.
De acordo com o estudo feito com mais de 300 gestores de grandes empresas de diferentes indústrias, cerca de 80% dos entrevistados afirmam que há um planejamento estratégico nas empresas em que atuam, com o objetivo de implementar mudança de mentalidade e implementação de ações necessárias.

Setor de inovação

A maior parte das empresas já contam com um departamento responsável exclusivamente para administrar o tema de inovação e executar os projetos internos ou possuem um comitê voltado para o processo de transformação digital, formado por colaboradores de diferentes departamentos.
Os setores de criação são voltados para:
Big Data e Business Intelligence;
– Estratégias Omnichannel;
Design Thinking;
Lean Startup;
CRM.
open-innovation
Quais são as medidas tomadas pela sua organização? Ela está atenta à essas tendências? Comente aqui suas experiências.
Gostaria de receber mais informações sobre novidades e tendências, além dos mais diversos conteúdos de tecnologia da informação? Cadastre-se na nossa Newsletter, é tudo de graça! 😀
Para dúvidas e sugestões, entre em contato conosco.

Postagens Relacionadas

Siga-nos