Como o backup automático pode salvar sua vida

backup automático
 Tempo de leitura: 4 minutos

É unanimidade que o backup automático é imprescindível nos dias atuais, ainda mais quando estamos falando de empresas e negócios, pois possuem dados que precisam ser guardados e protegidos com a maior segurança possível.

Com o objetivo de atender a diferentes demandas com cada vez mais eficiência, surgem cada vez mais tipos de backup. Lembrando que a demanda cresce demasiadamente a cada minuto. Para se ter uma ideia, atualmente, cerca de 2.5 quintilhões de bytes são gerados todos os dias e é muito provável que esse número tenha aumentado no momento em que você está lendo esse artigo.

Essas montanhas de dados precisam de cada vez mais agilidade e segurança para serem enviados e guardados. Para isso existem diferentes formas de backup.

As soluções de backup podem ser do tipo backup full, incremental, diferencial ou incremental progressivo. Essas soluções podem ter o armazenamento feito em diferentes mídias, como blu-ray, pen-drive, nuvem(cloud computing), entre outros. Clique aqui para saber mais.

Para um backup ser realizado é necessário de um processo, e esse processo pode ser feito de forma automática, a forma que pode salvar a sua pele. Confira:

Seja você coordenador, gerente, diretor, ou qualquer outro cargo, até mesmo um estagiário… você sabe que administrar dados, equipes e negócios não é nada fácil. Administrar uma empresa exige lidar com informações de registros de fornecedores, clientes, produtos, movimentações financeiras e várias outras.

O fluxo varia de tamanho de acordo com cada empresa. Esse fluxo de informação demanda que a cópia de todos os dados estejam em algum local muito seguro e sejam enviados com agilidade. Se for enviado de uma forma lenta, corre o risco de algum imprevisto ocorrer nesse processo, sem contar que, se demorar muito, pode ser que aqueles arquivos já não sejam mais úteis e atualizados, ainda mais se forem necessários o quanto antes.

Por que o Backup automático vai salvar sua pele?

Somos imperfeitos

Além dos motivos citados, você tem muitos outros benefícios com um backup automático.
Um deles é que você elimina a possibilidade das falhas humanas.

Quando um processo de backup é feito manualmente, evidentemente está propício a falhas e erros humanos. Desde não ter tempo para salvar os arquivos numa determinada data até esquecer de copiar algumas informações. Isso sem falar de problemas como apagar ou substituir um arquivo acidentalmente que, se não for recuperado, a empresa pode ter um prejuízo paquidérmico ou até mesmo fechar as portas.

Um software pode ser programado para realizar cópias numa determinada frequência específica. Com um backup automático, além de ser menos trabalhoso para todos, ainda elimina esses riscos que podem causar grandes problemas.

Mas as máquinas não falham?

Sim, as máquinas também podem falhar. Por esse motivo o backup automático regularmente precisa ser feito num servidor de segurança. Saiba mais.
backup automatico

Vai te proteger

Fica repetitivo falar de segurança, mas é algo que precisa ser falado, pois a segurança não é algo que se vê uma vez e acabou. Os perigos aumentam com o passar do tempo, então a segurança precisa de uma manutenção para acompanhar essa evolução dos riscos.

Ainda mais, conforme citado, com o volume de informações necessárias no dia a dia. Para essa demanda, um backup automático por meio de software traz muitas vantagens. Esse sistema garante redundância dos dados, permitindo que as informações sejam gravadas em mais de um lugar e tenham disponibilidade integral. Ou seja, se em um lugar der problema, você pode acessar por outro.

Para a segurança desses ambientes, são utilizados recursos modernos onde as informações são criptografadas, evitando não só problemas físicos estruturais, como evita roubo de informações também.

backup automatico

Vai proteger seu bolso

O backup automático permite que você reduza custos com manutenção do sistema e do banco de dados. Isso sem contar que não é necessário computadores e redes para o armazenamento das informações, diminuindo custos com energia elétrica e com um profissional específico para fazer esses backups manualmente.

backup automatico

Vai salvar em casos de urgência

Imagine que você está num almoço em família e acontece algum imprevisto que demande acessar os dados. Através de um backup automático por meio de software, é possível acessar os dados em qualquer lugar e hora, sendo necessário apenas conexão com a internet.

Dessa forma é possível acessar seja por computador, tablet ou até mesmo celular. Essa mobilidade livra a necessidade de viajar com notebook ou de ir até o escritório. Com a disponibilidade dos arquivos, ganha-se flexibilidade para lidar com clientes e fornecedores.
backup automatico

Tempo

Quanto custa a sua hora? Qual o impacto dessa sua hora para sua empresa? Um backup automático oferece facilidade para a restauração. Por exemplo, em caso de imprevistos que causem perda de dados, o backup automático é imprescindível para a recuperação desses dados.

Também de forma automática, um software pode cumprir essa tarefa para recuperar informações perdidas. Um armazenamento em nuvem realizado por um backup automático é sempre atualizado. Ou seja, facilita a recuperação, bastando apenas ter a chave de acesso ou senha para localizar e restaurar arquivos de backup.
backup automatico
Você já utilizou backup automático alguma vez? Qual foi o impacto para você? Comente e compartilhe seu relato com os demais leitores do nosso blog. Assine nossa newsletter e faça parte desse grupo para sempre receber os novos artigos e ficar cada vez mais atualizado. Não se preocupe, somos totalmente anti spam e você pode desfazer seu cadastro a qualquer momento.

Se tem alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco e fale diretamente com um especialista no assunto.

Postagens Relacionadas

Siga-nos