Outsourcing de TI (2.0) - O guia ainda mais completo!

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 Tempo de leitura: 5 minutos

Outsourcing de TI e informações valiosas para a sua empresa!

Outsourcing é um método utilizado por diversas áreas a muito tempo. Só que de maneira diferente. Como um advogado, uma agência de marketing, uma consultoria, entre outros segmentos que prestam serviços às empresas. Se você fizer essa analogia, verá que esses serviços também se tratam de “Outsourcing”. Acontece que, o termo não era utilizado e isso foi impulsionado pela área de TI, tornando-o mais conhecido. Mas por que criamos essa cultura de terceirizar setores e serviços?

Um bom gestor está sempre desenvolvendo novas competências e habilidades, buscando novas tecnologias e optando pelas melhores práticas de mercado para que o seu negócio tenha diferenciais e lucratividade. Porém dentre tanta informação que encontramos no nosso dia a dia, novos desafios que encontramos e as milhares tarefas que desempenhamos em um só dia, falta tempo para ser o melhor em todos afazeres. Ainda mais daqueles que cuidam de um ou mais departamentos. Não somos o Mestre Yoda, então precisamos buscar outras alternativas, né? 

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Tradução do inglês: “É por isso que você falha”

Por isso mesmo que o outsourcing tem se tornado algo comum no mercado. Como vimos anteriormente, o Outsourcing de Ti  é um investimento que as empresas fazem para que uma empresa especializada cuide da área em questão, e assim, a contratante possa se dedicar melhor ao seu core business. 

A gestão de TI é algo que pode ser extremamente complexo se você não entender do assunto, e isso pode prejudicar seu negócio de forma catastrófica. Afinal, a tecnologia está em todos os lugares, não é mesmo? E esse dano pode originar-se de vários fatores: desde a produtividade no trabalho dos seus funcionários, a organização do seu estoque, integração de departamentos até a segurança de dados confidenciais. Mais a frente veremos como o Outsourcing de Ti pode auxiliar seus negócios e trazer eficiência para sua empresa. Fique atento nessas dicas! 

Além da tecnologia da informação: O que mais o Outsourcing de TI pode me ajudar? 

Boas empresas de tecnologia vão te auxiliar de uma forma completa e não vir com aquele velho atendimento de “vamos reiniciar seu Wi-Fi e torcer para Internet voltar”. O ideal é integrar todas as áreas da empresa, facilitar funções e usar inteligência de uma forma que contribua até em seu planejamento estratégico. Mas o que isso tem a ver com TI? 

planejamento estratégico com outsourcing de ti

A terceirização de TI é muito mais que o atendimento service desk e help desk. É um plano que se inicia quando é feito o levantamento das deficiências da empresa e da viabilidade de toda e qualquer mudança. Essas deficiências são tratadas e, não apenas a parte de suporte técnico, mas toda a parte de gestão, toda a parte que envolve custos relacionados a inovação e de recursos tecnológicos. Incluindo desde o provedor de internet, a central telefônica, monitoramento de câmeras, os computadores, as impressoras – e a viabilidade da terceirização da mesma -, os servidores, sistema de e-mail, backup em nuvem, entre outros. 

Empresas que fazem gestão de TI, como a Bug BusterS, implementam toda essa gama de recursos que as empresas precisam para trabalhar. E um bom suporte a essas, e outras, demandas, acarreta num bom funcionamento da empresa. O que consequentemente acarreta na redução de tempo gasto com problemas simples. Aumenta a produtividade e amplifica o retorno sobre investimento. O melhor de tudo é que esse plano é feito com base na sua empresa. Veja como:

O outsourcing de TI se aplica a qual tipo de empresa?

Como eu te disse acima, o outsourcing se inicia quando é criado um plano. Mas como funciona isso? 

  • O primeiro passo é a familiarização do ambiente da empresa: Os profissionais irão conhecer a empresa, entender a metodologia de trabalho, explorar a infraestrutura de ti e fazer uma avaliação. 
  • Segundo passo: Levantamento de todas as necessidades da empresa. Sejam elas referente a melhorias no ambiente de trabalho, inovação de produtos ou processos internos ou redução de custos.
  • Terceiro passo: A criação de uma documentação com as soluções propostas de forma personalizadas de acordo com a necessidade da empresa. 

Após esses três passos chave serem realizados, as soluções serão implementadas de acordo com o principal pilar escolhido pelo cliente. Independente do tamanho, segmento, localização ou cultura da empresa, o trabalho de terceirização poderá ser efetivado. Podendo ser da gestão de ti parcial ou completamente. 

Como driblar as desvantagens do Outsourcing de TI

O Outsourcing pode ter algumas desvantagens. Nesse guia vamos te mostrar como se esquivar de prestadores de serviços que podem te trazer problemas futuros. Ou que possam fazer com que você se arrependa de ter escolhido esse tipo de serviço. Portanto, fique ligado:

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  • Serviços com baixa qualidade

Para ter um cenário positivo e adquirir benefícios com a terceirização de serviços a escolha do parceiro é fundamental. Então busque informações sobre a empresa que irá se responsabilizar com os serviços que você quer terceirizar. Lembre-se que se quer reduzir custos, o investimento provavelmente será maior no início e conforme as mudanças forem aplicadas, o custo diminuirá! Em hipótese alguma escolha a empresa só por ter o menor preço, pois isso pode trazer grandes danos.

  • Ameaça à segurança dos dados

Uma empresa sozinha não consegue se atualizar tanto quanto uma especializada, por ser mais caro. Principalmente em questões de segurança. Afinal, nos dias de hoje, existem ameaças por todos os lados. E novamente, é primordial pesquisar sobre a empresa que irá te acompanhar nessa jornada, pois dados confidenciais precisam ser tratados com prioridade.

  • Falta de controle na administração do departamento

Nesse caso, é importante saber escolher uma empresa que não seja apenas seu prestador de serviços, mas sim seu parceiro. Que te traga feedbacks e relatórios sobre como anda sua TI, ou qualquer área que queira terceirizar. Uma empresa que ande lado a lado com seu plano estratégico. 

  • Valores não especificados  

Para garantir que seu contrato não tenha despesas surpresas, garanta que a empresa contratada especifique o valor de todo o set-up inicial (valor do investimento), avaliação de máquinas e equipamentos, ou custos futuros. Analise com seu departamento financeiro e veja a viabilidade a curto, médio e longo prazo. 

Pronto, agora que recebeu todas essas dicas sobre Outsourcing, já está vacinado para não cair em furadas! 

Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco!

Até o próximo artigo!! 😀

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