SLA: As melhores práticas para a segurança do seu servidor em um Servicepac

 Tempo de leitura: 5 minutos

Neste artigo iremos mostrar a importância de manter um contrato de manutenção de hardware ativo. Pois, este serve como garantia de segurança e disponibilidade do seu ambiente de alta disponibilidade. Ter uma empresa especializada como parceira te auxilia na forma correta de utilizar seus equipamentos, faz a assistência especializada (com o SLA) e te poupa de gastos exorbitantes em qualquer problema inesperado! Aqui reunimos diversas informações importantes. Veja só:

O que é o Servicepac?

O  Servicepac é um contrato de manutenção de hardware que tem como objetivo principal cuidar da saúde de servidores, storages e dispositivos de redes, como os switchs. Além do mais, esse contrato te deixa em contato com um profissional especializado, com horários, profissionais, plataforma e resultados definidos através de um SLA customizado de acordo com a sua necessidade de negócio.

contrato-servicepac

Esse contrato garante três tipos de manutenção: a preditiva, preventiva e a corretiva. Além de deter as práticas de SLA, que são importantíssimas em qualquer contrato de serviço. Mas como funciona isso?

Tipos de Manutenção de um contrato Servicepac com SLA

manutenção-de-hardware

Manutenção preditiva

Existem as manutenções não planejadas, que é o caso da corretiva. E também as planejadas, que é o caso da preditiva e a preventiva. A Manutenção Preditiva é muito semelhante com a manutenção preventiva. A diferença está no motivo de realizá-la. Esta tem o objetivo de prever erros, problemas ou riscos. 

Como já dizem os mais sábios: “A melhor forma de resolver um problema é evitando que esse problema se concretize”. Por analogia, a manutenção preditiva é basicamente isso. Ter o controle de todo ambiente de trabalho para que se torne de fato, preditivo. Esse ambiente é feito com avaliações periódicas dos principais componentes de hardware contratado, acompanhamento dos equipamentos e coleta de logs. 

A Manutenção Preditiva é tão eficaz que a qualquer problema o responsável é notificado com o fato para realizar a verificação. Só para exemplificar, é feita uma configuração para que ,se um servidor passe a ter um problema de temperatura, o responsável definido no SLA tenha acesso ao problema. Para que assim, faça o reparo necessário em tempo hábil para que não haja prejuízos à organização. 

Manutenção Preventiva

Por outro lado, a Manutenção Preventiva funciona como uma intervenção prevista e programada. Ou seja, para evitar o manifestação de falhas. Essas manutenções são feitas de maneira que tudo deve ser executado com etapas definidas previamente. Além de visar todo e qualquer erro que possa acontecer.

Manutenção Corretiva 

Conforme dito, a Manutenção Corretiva está classificada como manutenção não planejada. E acaba acontecendo em casos que as manutenções planejadas não são realizadas

Como por exemplo, a System Board do seu servidor queimou! Realizar a troca dessa peça trás um prejuízo enorme para a empresa. De forma que, um ServicePac acabaria sendo mais proveitoso. Pois, por meio de manutenções planejadas, identificaria se há problemas que resultem na parada do servidor. 

Um servidor parado pode causar outros prejuízos a empresa como por exemplo não ter acesso aos dados e o faturamento parar. Dependendo do ramo da organização, pode realmente parar a empresa por completo.

Ao adquirir um contrato de Servicepac, você tem acesso às três tipos de manutenções. Todas incluem o SLA. Mas afinal, o que é tão falado SLA?

SLA:  O que é e como garante a segurança dos seus equipamentos.

O SLA (Service Level Agreement), ou Acordo de Nível de Serviço em português. é muito mais que um acordo de contrato, é uma garantia do serviço que será prestado a você

service-level-agreement

Posto que, deve-se conhecer muito bem o parceiro que irá te atender. Para mostrar a verdade que não te contaram sobre o bom atendimento nós criamos esse artigo. O SLA em si, assegura alguns pontos em específico. São eles: 

Definição de resultados a serem obtidos e qualidade do trabalho que deverá ser entregue.

resultados-obtidos

Definir uma meta para que os resultados sejam atingidos é imprescindível. Isso torna a segurança do que vai ter entregue a você maior. Portanto, é uma medida que garante a qualidade do trabalho. 

Tempo de execução da atividade a ser desenvolvida.

No contrato que tem práticas SLA previstas, você tem a opção de escolher em quanto tempo quer ser atendido e ter seu problema sanado. As opções oferecidas normalmente são: 24/7,8/5, 4/6 e 2/4 . Sendo esses respectivamente 24 horas por 7 dias da semana ou 8 horas por 5 dias da semana (horário comercial) para atendimento; As duas últimas são referente ao tempo de solução do problema. Sendo essas: 4 por 6, que são 10 horas para a resolução total do problema, ou seja, 4 de prazo para a companhia contratada entrar em contato com o cliente, mais 6 horas para a resolução do problema; E também existe o 2/4, sendo 2 horas para a contratante entrar em contato com o cliente e mais 2 para que haja a resposta da mesma com um posicionamento sobre o problema.

Definir os responsáveis pelas atividades e o envolvimento que terão.

É importante também ter o controle de quem irá fazer a resolução do seu problema e o contrato com as táticas SLA te dá, muitas vezes, essa garantia. Oferecer aos clientes a possibilidade de um atendimento personalizado pelo mesmo responsável é diferencial e causa sensação de segurança. 

Definir as ferramentas que serão utilizadas.

As ferramentas utilizadas definidas em contrato trás uma segurança não só ao cliente, mas a empresa de manutenção, pois trará maior proteção a qualquer erro de plataforma, além de facilitar o mapeamento de processos, algo extremamente importante para o bom funcionamento para a empresa.

Conclusão

Todas as práticas SLA que nós mostramos aqui podem ser definidas quando houver a contratação de algum serviço de manutenção de hardware. Ou qualquer outro serviço de TI. Isso trás confiabilidade entre o você e o contratado, garantindo um negócio melhor e um ótimo ROI sobre o serviço. 

E então, entendeu a importância desse contrato?

Como IBM/Lenovo Business Partner, nós garantimos uma avaliação das peças do seu Data Center de forma gratuita.E assim pode ter contato com uma empresa especializada na saúde dos seus equipamentos.

Para agendamento pode enviar um e-mail para [email protected]

Ou entrar em contato conosco pelo telefone: (11) 5572-0044

Até o próximo artigo!


Notice: Undefined variable: listaPosts in /home/bugbusterscom/public_html/wp-content/themes/Divi-child/footer-blog.php on line 55

Siga-nos