Firewall - Guia definitivo para pequena e médias empresas

FIREWALL
 Tempo de leitura: 5 minutos

Proteger os computadores da sua empresa é fundamental. Uma vez que, evitar invasões é um cuidado necessário para proteger os dados do seu negócio e de seus clientes.

No entanto, apenas a proteção de antivírus tende a não ser suficiente. Por isso, é preciso investir em Firewall para proteger os computadores de possíveis ataques que visam o furto de dados.

Investir na instalação de firewall na sua empresa é um cuidado com a segurança do seu negócio e de seus clientes.

Se você quer entender a importância do firewall e qual é o melhor tipo para a sua pequena ou média empresa, continue lendo!

Uma pessoa mexendo em um computador.

O Que é Firewall?

Entender o que é firewall é importantíssimo para que esse investimento necessário seja feito em sua empresa.

De maneira geral, o firewall funciona como um filtro que irá separar aquilo que é bom do que não é. Portanto, ele atua protegendo seus computadores da navegação que o coloca em risco.

Ao analisar o que é confiável ou não o firewall irá ajudar a proteger seus computadores de roubo de identidade, invasões, fraudes e malwares.

Todas essas ameaças são mais comuns do que a maioria das pessoas imagina. Ao conectar o computador em uma rede ou à internet ele automaticamente está exposto a esses riscos.

No entanto, quando se trata de equipamentos empresariais esses riscos devem ser minimizados pela proteção. Afinal, os dados de clientes presentes nesses equipamentos são de responsabilidade da empresa.

O que aumenta a necessidade de proteção, para garantir a segurança das informações e dados da sua empresa.

Evitar o Risco de Fraude Financeira

Talvez um dos principais benefícios do uso de firewall nas pequenas e médias empresas é a proteção contra fraude financeira.

Ilustração de um hacker tentando ter acesso à arquivos de outras pessoas.
Um hacker tentando invadir um computador seguro por causa do firewall.

Ao atacar um computador desprotegido, o invasor pode se inserir no sistema. A partir daí o computador vítima de ataque realiza praticamente todas as tarefas que o invasor deseja.

E é justamente nessa hora que o invasor utiliza suas informações para fraudes financeiras. E esse é um risco enorme para uma empresa que pode ter os dados dos clientes vazados.

Gerando uma enorme problemática para a empresa. Afinal, além da crise de imagem perante seus clientes será preciso responder pelo vazamento.

Uma vez que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) requer a proteção dos dados de seus clientes. Em casos de vazamento, a Lei é bastante severa com relação às punições.

Portanto, não existe um motivo coerente para que sua empresa resolva correr o risco de um vazamento. O ideal é que independentemente do porte do seu negócio ele seja protegido.

Dessa forma, evita-se qualquer tipo de problema por causa de vazamento de dados ocasionado por uma invasão ao sistema.

Tipos de Firewall

Conhecendo a importância e os benefícios de manter seus computadores protegidos é preciso escolher o tipo de firewall ideal para sua necessidade.

Atualmente existem basicamente dois tipos de firewall que podem ser usados para proteger seus computadores, confira!

Firewall de Cliente

Esse tipo de firewall é instalado no próprio computador e irá monitorar o tráfego de rede nesse equipamento em específico.

Ele tende a ser benéfico para uso pessoal. Uma vez que atende apenas aquela máquina na qual foi instalado.

Firewall de Dispositivo

O firewall dispositivo é o mais indicado para empresas. Porque ele é um dispositivo de hardware que fica conectado entre a internet e o roteador que distribui sinal para todos os computadores da empresa.

É comum inclusive que os pequenos roteadores já possuam esse tipo de firewall embutido, no entanto, o seu desempenho não é o melhor para garantir segurança para uma empresa.

Porque esse tipo de firewall não possui recursos avançados para que possam ser usados em rede corporativa garantindo a segurança de maneira realmente eficaz.

Atualmente, é recomendado em casos de empresas em que os computadores são utilizados em diferentes redes é interessante mesclar os dois tipos de firewall.

Se você utiliza por exemplo, seu notebook na rede de sua casa e o mesmo equipamento na empresa, é importante adotar a dupla proteção.

Dessa forma, o notebook não ficará completamente protegido e não será um risco ao ser conectado na rede da empresa.

O Antivírus não Oferece Proteção Contra Invasão?

Há quem acredite que um bom antivírus será capaz de proteger todos os computadores da empresa. De fato, o antivírus é uma proteção necessária.

No entanto, sozinho ele não é capaz de proteger sua empresa de invasões. Por isso, o investimento em um firewall robusto e profissional é uma camada extra de proteção.

E como já vimos anteriormente, essa camada de proteção é extremamente necessária e benéfica para sua empresa. Uma vez que ela atua protegendo todos os computadores de invasões.

Portanto, toda empresa deve ter um bom firewall para proteger seus dados, além do bom antivírus. Garantindo camadas de proteção para os computadores funcionarem da forma ideal.

Um Bom Fornecedor de Firewall

Para implementar o firewall com sucesso na sua empresa é interessante poder contar com um bom fornecedor.

Escolher uma empresa de TI que possa ser parceira do seu negócio é importante. Lembrando que, o bom atendimento deve ser priorizado ao escolher uma empresa parceira. Dessa forma será possível ter mais confiança no seu sistema que estará bem protegido.

Ao contratar um bom fornecedor que indique o firewall ideal para a necessidade do seu negócio o custo tende a ser justo pela proteção oferecida.

O que fará total diferença para que esse investimento seja possível e consiga gerar mais credibilidade e sucesso para o seu negócio. Portanto, atua como um investimento que alavanca sua empresa.

Ilustração de duas pessoas: uma com um dúvida e outra com a ideia que auxilia à necessidade de firewall.
Ilustração de duas pessoas: uma com um dúvida e outra com a ideia que auxilia à necessidade de firewall.

Conclusão

Um firewall compatível com as necessidades da sua empresa é um investimento viável e inteligente. Garantindo um sistema que irá operar de maneira mais segura para a sua empresa funcionar com total credibilidade no mercado.

Portanto, o fato de se tratar de uma pequena ou média empresa não justifica a não utilização de firewall.

Tendo em vista que, no mercado existem soluções que se adaptam ao porte da sua empresa, oferecendo todos os benefícios necessários para sua segurança.

Caso esteja em busca de mais informações, pode entrar em contato conosco nos contatos abaixo. E até o próximo artigo!

E-mail: [email protected]

Telefone: +55 (11) 5572.0044

Horário de Atendimento: 8h30 às 18h00

Horário de Atendimento | Servidores e Storages: 24x7x365

Siga-nos