ERP - O que é, para que serve, preciso disso em uma pequena e média empresa?

ERP - O que é?
 Tempo de leitura: 4 minutos

Ter todas as informações da sua empresa centralizadas e acessíveis em poucos cliques é um sonho? Se sim, saiba que é um sonho bem possível com o ERP (Enterprise Resource Planning).

ERP é um sistema de planejamento de recursos da empresa, que permite a gestão integrada de todas as atividades diárias.

Dessa forma, otimizar recursos e ter controle sobre a empresa passa a ser um desafio mais fácil de vencer. Tendo em vista que as informações necessárias estarão mais fáceis de serem acessadas em poucos cliques.

Ao centralizar tudo que é importante para seu negócio funcionar bem, a rotina tende a ser muito mais fácil. Se quer entender melhor como tudo isso funciona, continue lendo para conferir.

Fonte: https://unsplash.com/photos/m_HRfLhgABo

O Que é ERP?

O ERP é um sistema desenvolvido para otimizar a gestão da sua empresa. Portanto, ele atua de forma integrada cuidando de todas as atividades desde as questões administrativas às operacionais.

O principal objetivo ao adquirir esse tipo de sistema é gerar o controle total das informações. A fim de possibilitar a integração e gerenciamento facilitado de recursos, processos e dados.

Como resultado, os gestores passam a tomar decisões mais assertivas nas negociações da empresa. Uma vez que usam o ERP e possuem total facilidade de acessar e compreender informações importantes para embasar suas decisões.

Por isso, torna a administração da empresa muito mais fácil. Como resultado, tende a beneficiar seu crescimento e competitividade no mercado em que atua.

Quais Benefícios de Contar com o ERP?

Ao optar por ERP na sua empresa, alguns benefícios serão rapidamente notados, entre eles:

  • Automatização de algumas atividades, diminuindo a necessidade de mão de obra;
  • Aumento do controle de estoque e pessoal;
  • Controle eficiente de custos e prazos;
  • Diminuição de erros que causam perdas financeiras;
  • Integração dos departamentos da empresa;
  • Acesso a informações consistentes e relevantes para a tomada de decisões;
  • Simplificação de processos operacionais;
  • Aumento da eficiência e produtividade;
  • Gestão integrada de toda a empresa.
Quais Benefícios de Contar com o ERP?

Ao observar esses benefícios de um ERP é possível entender os motivos pelos quais o sistema é capaz de te ajudar a fazer sua empresa crescer com competitividade no setor.

Com maior controle sobre seu negócio, passa a ser mais fácil identificar possíveis motivos que geram desperdício e o que precisa ser melhorado. Dessa forma, a economia diária gera progresso contínuo na empresa, o que impulsiona o seu crescimento.

ERP na Prática: Preciso de um na Minha Pequena Empresa?

ERP na Prática: Preciso de um na Minha Pequena Empresa?
Illustration of people avatar business plan concept

Se existe a possibilidade de contar com o ERP, não há motivo para não o fazer! Afinal, contar com o ERP pode inclusive te ajudar a tornar sua pequena empresa uma grande empresa.

Porque ao ter todas as informações necessárias da sua empresa sempre disponíveis e com fácil acesso, é natural que as decisões do cotidiano se tornem mais assertivas.

Por isso, investir no ERP é trazer uma solução para a sua empresa caminhar rumo ao crescimento com muito mais vigor. Tendo em vista que os processos manuais não são valorosos para o crescimento da empresa.

Segundo levantamento da Forrester Consulting para a DocuSign 97% das companhias a nível mundial já tiveram problemas ao trabalharem com documentos em papel.

Seja por perda de dados, erros ao digitar informações em planilhas ou qualquer outra dificuldade, os processos manuais estão desvalorizados no mercado.

Porque esses processos não são grandes aliados da sua produtividade ou capacidade de crescimento do seu negócio. Uma vez que possuem grande margem para que aconteçam erros.

Portanto, investir em ERP é um investimento necessário para sua empresa crescer. Uma vez que irá te ajudar a eliminar o risco de erros e falhas que são capazes de frear o crescimento da sua marca.

E que são muito comuns quando os processos ainda são manuais na empresa. Ao optar por usar o ERP, os dados dispostos em planilhas serão parte do passado de sua empresa.

Quando é a Hora de Investir no ERP?

Uma dúvida muito comum é sobre qual a melhor hora para realizar esse investimento. No entanto, isso irá depender das demandas da sua empresa.

Somente analisando as suas necessidades e deficiências será possível definir se esse é um bom investimento para o seu negócio.

Quando é a Hora de Investir no ERP?

Sempre considerando que o ERP é um investimento que dá retorno de médio a longo prazo. Portanto, não é o tipo de aquisição que vai tirar o seu negócio imediatamente de algum sufoco financeiro.

No entanto, é um investimento capaz de gerar melhorias e economias contínuas para sua empresa. Certamente essa mudança será percebida pelos clientes, ajudando a melhorar sua relação com o consumidor final.

Realmente Atende as Necessidades dos Pequenos e Médios Negócios?

As pequenas e médias empresas podem ser muito beneficiadas pela escolha do ERP correto. De modo que alavanque o seu crescimento se o sistema for inserido no momento ideal.

Empresas que estão crescendo e querem ampliar sua atuação podem realizar esse investimento para alavancar seu crescimento a longo prazo.

A escolha do fornecedor do ERP também irá definir se a experiência com o uso do sistema será interessante. Bem como existe a possibilidade de personalizar o sistema para atender as demandas do seu negócio.

Por isso, é importante pensar justamente quais são essas demandas. Possibilitando a escolha de um sistema que atenda as reais necessidades e promova um diferencial competitivo para sua empresa.

Nesse caso, o ERP irá atender perfeitamente a sua empresa independentemente do porte da mesma.

Conclusão

Apesar de não ser uma novidade no mercado, é sempre importante conhecer esse tipo de ferramenta e entender seu potencial.

Tendo em vista que um bom ERP pode alavancar a sua empresa se for um investimento feito no momento certo.

Contribuindo para que sua empresa siga mais competitiva em sua área de atuação, uma vez que ocorrerá maior controle de todos os processos, gerando economia e minimizando erros.

Acima de tudo, esperamos que com todas essas dicas você consiga inserir o ERP na sua empresa no momento certo.

Se desejar mais informações pode entrar em contato conosco nos contatos abaixo. Até o próximo artigo!

E-mail: [email protected]

Telefone: +55 (11) 5572.0044

Horário de Atendimento: 8h30 às 18h00

Horário de Atendimento | Servidores e Storages: 24x7x365

Siga-nos