10 razões para ter um planejamento estratégico em sua empresa

 Tempo de leitura: 5 minutos

Fazer um bom planejamento estratégico para a sua empresa é fundamental. É com o planejamento estratégico se pode contar para crescer e alcançar todas as metas pretendidas para a empresa.

Mas se você ainda não tem o planejamento estratégico da sua empresa, não se preocupe. Sempre é possível começar um e hoje lhe mostraremos 10 razões para ter um bom planejamento estratégico.

Dessa forma, você irá entender de uma vez por todas a importância desse planejamento, conseguindo implementá-lo na sua empresa.

1.      Analisa as Forças e Fraquezas da Empresa

Uma das etapas que contempla um bom planejamento estratégico de uma empresa é a análise SWOT. E é justamente através dessa análise que se toma conhecimento das forças e fraquezas de uma empresa.

Análise SWOT

E esse conhecimento é fundamental para melhorar as fraquezas do seu negócio. Portanto, fazer sua análise irá ajudar a entender o que precisa ser melhorado. De modo que os esforços da equipe possam ser direcionados para as melhorias e com isso, o negócio cresça.

Justamente porque trabalhando as fraquezas, é possível se diferenciar de todos os demais concorrentes.

2.      Planejamento Estratégico Auxilia na Tomada de Decisões

Tendo em vista as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio é mais fácil tomar decisões. Uma vez que o planejamento estratégico indica possibilidades para que o negócio atinja seus objetivos. O planejamento estratégico pode condizer ao seu negócio como um todo, ou para uma área específica, como a sua TI (nesse caso existe o PETI)

Além disso, quando existe um planejamento os objetivos da empresa ficam bem claros. O que facilita e agiliza a tomada de decisões importantes.

Tendo em vista que todos sabem qual o rumo desejado para a empresa. E por isso, as decisões devem ser condizentes com o objetivo.

3.      Planejamento Estratégico é a Chave Para Integrar a Equipe

De posse de um planejamento estratégico, todos caminham em uma única direção. E isso é fundamental para que a empresa seja unida e alcance resultados nunca vistos antes.

Sempre que se tem uma equipe unida e focada a tendência é que os resultados somados sejam extremamente positivos

Além disso, para fazer o planejamento é preciso unir os saberes de todos os colaboradores. E por isso, a própria construção desse planejamento dando voz a cada colaborador une a empresa.

Sempre que o colaborador se sente valorizado e ouvido, ele tende a se sentir motivado. Portanto, a construção em conjunto é parte importante do planejamento estratégico.

4.      O Planejamento Te Dá Informações Sobre os Concorrentes

Atualmente vivemos um cotidiano cada vez mais competitivo, graças à internet. Uma vez que todos estão conectados e bem informados a concorrência tende a aumentar.

Afinal, aquele concorrente que tem loja em outro estado pode vender online com preços mais competitivos. Pensando nisso, um planejamento estratégico é fundamental.

Te dando informações sobre a concorrência que servem para melhorar o seu serviço ou produto. Assim, mais clientes irão preferir o seu negócio ao do concorrente.

E independentemente do preço, ocorrerá uma diferenciação entre a sua empresa e as demais. Garantindo assim, mais sucesso na abordagem a cada clientes.

5.      Planejamento Dá Foco ao Resultado

Seja qual for o objetivo a ser alcançado por sua empresa, é preciso ter foco. E para isso, o planejamento estratégico é um grande aliado.

Tendo em vista que, quando se tem o planejamento voltado para um objetivo a tendência é que toda a equipe colabore para alcançar tal objetivo.

Medição de resultados

Independentemente de qual seja o objetivo, planejar como a equipe vai alcançar essa meta é fundamental. Dando a todos os colaboradores o conhecimento necessário para ter os resultados desejados.

6.      Planejamento Estratégico é Fundamental Para a Empresa Crescer

Com tudo que já foi dito, não é difícil perceber que o planejamento faz a empresa crescer. Uma vez que planejar é como criar um mapa para que a empresa saiba qual o melhor percurso para seguir. Para isso, é interessante que você tenha o mapeamento dos processos de sua empresa em mãos.

Dessa forma, todos os seus colaboradores se tornam bem orientados e mais assertivos. E quando a equipe é assertiva a tendência é de crescimento. Seja uma meta de alcançar mais clientes, fidelizar mais ou tornar a marca mais conhecida, se torna mais fácil ter resultados expressivos.

Aos poucos, o planejamento estratégico demonstra as capacidades da sua equipe, indicando inclusive quem não está afiado no time.

7.      Altera a Imagem da Empresa

Anteriormente falamos em forças e fraquezas, lembra-se? As forças e fraquezas de uma empresa sempre estão em alteração, mas elas jamais podem ser esquecidas.

Sempre que sabemos quais são as forças e fraquezas antes de tomar uma atitude, a tendência é que a ação seja mais assertiva.

Saber as forças e fraquezas altera diretamente a identidade da empresa. Porque interfere na forma como ela se coloca no mercado.

E isso, é importante para construir uma marca memorável. A identidade da empresa é aquilo que será lembrado por cada consumidor. Portanto, no planejamento estratégico é definido a forma como a empresa será vista e lembrada.

8.      Dá ao Colaborador a Consciência da Coletividade

Eventualmente os colaboradores precisam ser lembrados de que a força da equipe é superior ao desempenho individual. Principalmente se tratando de empresas que trabalham com metas de vendas.

Tendo em vista que cada um tende a se preocupar com a sua performance individual. E nesse cenário, é importante ter um líder que lembre a cada um a força do coletivo.

Sempre que os colaboradores entendem a importância da equipe, a tendência é que o trabalho seja melhor para todos. Não só os resultados, como também o ambiente de trabalho.

9.      Economiza Tempo

Se todos na empresa sabem exatamente o que precisa ser feito graças ao planejamento, tudo flui com mais agilidade. Portanto, o planejamento estratégico economiza muito tempo.

E como todos nós sabemos: tempo é dinheiro no mundo dos negócios. Por isso, tudo aquilo que economiza tempo tende a ser interessante em prol do negócio.

Inclusive, se você tem problemas de administração de tempo, nós falamos sobre 5 ferramentas para amenizar o impacto da falta de tempo nesse post!

Falta de tempo

10.  Garante Longevidade

Quando se trabalha com estratégia e planejamento, é natural que a empresa tenha bom desempenho. E obviamente isso aumenta a longevidade da instituição atuando em seu segmento.

Portanto, ter sempre um planejamento estratégico operante na empresa é fundamental para que ela se mantenha competitiva no segmento ao longo dos anos.

A falta de planejamento estratégico pode fazer com que sua empresa estagne. Portanto, se a sua empresa ainda não criou esse planejamento é hora de ter urgência em sua concepção.

Organizar um planejamento para o seu negócio é passo fundamental para guiar a empresa rumo ao sucesso! Que tal começar seu planejamento agora mesmo?

Caso esteja em busca de mais informações, pode entrar em contato conosco nos contatos abaixo. E até o próximo artigo!

E-mail: [email protected]

Telefone: +55 (11) 5572.0044

Horário de Atendimento: 8h30 às 18h00

Siga-nos