5G: O esperar dessa mudança?

5g
 Tempo de leitura: 4 minutos

A forma como nos comunicamos mudou completamente ao longo dos últimos anos. Tudo isso graças ao acesso à internet e mais recentemente o acesso móvel.

Que possibilita a troca de mensagens e chamadas de vídeo que antes pertenciam ao universo da ficção científica. Mas a realidade continua evoluindo e o 5G já é uma tendência de mercado.

Tendência essa que inclusive já tem data prevista para ser lançada no Brasil. Se você é apaixonado por tecnologia e quer conferir todas as mudanças que o 5G pode trazer, continue lendo.

5G e a Inovação do Setor de Telecomunicação

Ao que se sabe, 5G não será apenas uma atualização que permitirá um acesso mais rápido à internet! Muito embora a internet possa ficar até 100 vezes mais rápida, a mudança será estrutural.

Uma vez que o 5G oferece uma performance diferenciada. Ofertando cobertura mais ampla e conexão mais estável. Dessa forma, a internet móvel não será mais como conhecida atualmente, repleta de falhas e com demoras.

Aqueles minutinhos inconvenientes de espera para um vídeo ou mensagem carregar farão parte do passado tecnológico graças ao 5G.

Melhor Desempenho

Ao usar o 5G em nossas rotinas, as casas e cidades poderão se tornar mais inteligentes. E isso se deve a melhor qualidade e estabilidade das conexões, permitindo a conexão de diversos equipamentos ao mesmo tempo.

Além disso, locais onde muitas pessoas estão conectadas ao mesmo tempo não sofrerão com interferência. Dessa forma, todos poderão se conectar durante um show ou quando estão no shopping com total qualidade.

Portanto, aquela mensagem que demora a ser enviada quando se está em local com muitas outras pessoas conectadas será parte do passado.

Porque a internet 5G tem muito mais qualidade e estabilidade de sinal. Se você é um fã de vídeo chamadas saiba que elas ficarão mais estáveis.

Nesse caso, será possível ver e ouvir em tempo real o que está sendo conversado, livre de travamentos.

Maior Velocidade

Além do desempenho, é importante ressaltar que o 5G será até 10 vezes mais rápido que os melhores 4G ofertados no mercado atual.

As redes mais rápidas atualmente oferecem em média 45Mbps (megabit por segundo), mas o 5G pode se tornar 10 a 20 vezes mais rápido.

Por isso, as mensagens instantâneas se tornarão realmente instantâneas, as chamadas de vídeo serão estáveis e livres de vultos e travamentos.

E toda essa velocidade possibilitará o surgimento de muitas outras tecnologias. Coisas que ainda sequer imaginamos existir poderão ser criadas.

Uma vez que a velocidade de transmissão de dados estará muito superior. Contribuindo para um cenário de troca de informações com mais agilidade.

Quando Ocorrerá o Lançamento do 5G?

E quem já não está suportando a ansiedade, precisa esperar um pouco mais! Essa nova tecnologia 5G só chegará ao Brasil por volta de 2020.

Em contrapartida, China e Coreia do Sul estão correndo para usar essa nova tecnologia ainda em 2019.

O mundo inteiro está se preparando para que as empresas de telecomunicações possam se adaptar e ofertar essa nova tecnologia.

Os Aparelhos Atuais Funcionam em 5G?

Infelizmente não! Quando a tecnologia 5G for lançada, será preciso atualizar os smartphones e aparelhos conectados à internet.

Dessa forma, os aparelhos serão capazes de suportar essa nova tecnologia. Uma vez que na verdade, o 5G é uma nova onda de rádio, de frequência mais alta.

Mas para evitar frustrações o melhor a fazer é esperar o 5G se concretizar no mercado. Tendo em vista o que aconteceu quando o 4G chegou ao Brasil.

Naquela época muitos consumidores correram para trocar de smartphone, mas se viram insatisfeitos. Uma vez que a rede 4G ainda era instável e estava sendo testada por esses consumidores.

Portanto, a dica é esperar essa febre de troca de aparelhos passar para investir na sua troca. Certamente esperar irá valer a pena porque a rede ficará mais estável e interessante, otimizando sua experiência.

O 4G Vai Sumir?

Não necessariamente! O que faz com que a pressa para trocar de aparelho seja menor ainda. Muito embora o 5G seja melhor para áreas urbanas e mais povoadas o 4G atende as áreas mais distantes.

Por isso, as empresas de telecomunicação devem trabalhar para melhorar o 4G mesmo quando já distribuem o 5G.

Dessa forma, é possível levar internet de qualidade para as áreas rurais. No entanto, as áreas mais remotas continuarão sem acesso de qualidade.

E isso se deve ao fato de que as empresas de telecomunicações não possuem interesse em avançar tanto para as regiões menos populosas.

A não ser que ocorra algum investimento por parte do Governo para que tal ação seja incentivada.

Infinitas Possibilidades

Sempre que uma nova tecnologia chega ao mercado, ela inspira a criação de novas soluções. Portanto, ainda não sabemos exatamente o que o 5G irá ofertar ao mercado.

Mas com toda certeza a possibilidade de um acesso muito mais rápido a informação e a troca de mensagens possibilita uma revolução tecnológica.

É esperado inclusive que os carros e casas fiquem ainda mais inteligentes. E que ocorra uma revolução com relação aos robôs de uso doméstico.

Que se tornarão cada vez mais parte da realidade de todos, contribuindo para a facilitação do dia a dia.

Além de aumentar o acesso a tecnologias já conhecidas, também é possível que o 5G se torne inspiração para novas tecnologias.

Frequentemente, o lançamento de novas tecnologias está associado às necessidades. Portanto, de olho em atender novas demandas é normal que novos produtos sejam lançados.

E quando falamos em novos produtos, é justamente um mar de novas possibilidades de itens jamais imaginados.

Afinal, quem imaginava 20 anos atrás que as pessoas estariam tão dependentes de smartphones? Ou melhor, quem imaginava que eles existiriam?

Mas a necessidade de uma comunicação mais rápida sempre existiu. E os smartphones apenas atenderam a essa necessidade. Assim como novos produtos poderão atender necessidades do momento atual, graças a possibilidade de ter tudo conectado ao 5G.

Com aparelhos mais inteligentes, a tendência é que possamos viver em uma sociedade cada vez mais conectada. 

Sendo a internet das coisas a principal realidade do cotidiano, com casas inteligentes, carros inteligentes e vários equipamentos que solucionam nossos problemas atuais. Equipamentos esses que sequer imaginávamos que um dia teríamos, porque a mente humana ainda não os criou.

Mas que graças à possibilidade de ter todos os equipamentos necessários sempre conectados, com toda certeza alguém ainda irá os inventar.

Siga-nos