Indústria 4.0 - O que é e quais são seus principais pilares

indústria 4.0
 Tempo de leitura: 7 minutos

A Indústria 4.0, assim como as primeiras três revoluções industriais veio para tornar a indústrias e os modelos de negócios mais eficientes e mais produtivos.

Com tantas tecnologias agora disponíveis no mercado, o mundo tem se preparado para ter mais inteligência e automatização em seus processos. foco em conhecer sobre seus consumidores e a maneira de atendê-los, desenvolvimento de serviços inteligentes e outras inovações que serão parte importante da economia do mundo industrial.

Veja nesse artigo o que a Indústria 4.0 têm a oferecer, como o Brasil está se preparando para isso, impactos e benefícios para as empresas e possíveis riscos que não se adequar a essa nova realidade.

O que é a indústria 4.0?

O mundo passou por algumas Revoluções Industriais ao longo da história. Antes de tudo, veja um pouco mais sobre elas: A primeira foi a revolução a vapor, em 1760, quando os meios de manufatura passaram da produção artesanal à  utilização de energia hidráulica e do vapor.

Seguida pela revolução da produção em massa em 1870, a segunda Revolução Industrial. Ou seja, foi onde a energia elétrica foi a protagonista ao introduzir as linhas de montagens em larga escala. Um marco conhecido também pela criação do modelo de produção em massa criado por Henry Ford, criador da Ford e do Ford T.

Dentre tantas descobertas e aperfeiçoamentos, em 1960, chegou a Terceira Revolução Industrial! A revolução que firma o surgimento de computadores, redes, aumento de robótica, conectividade e o nascimento da internet.

Já a Quarta Revolução Industrial, conhecida como Indústria 4.0, surgiu em 2010, com a mudança do comportamento dos consumidores e a facilidade do acesso à tecnologias habilitadoras.

indústria 4.0

A Indústria 4.0 tem trazido ao mundo a união do mundo físico, digital e biológico. E sua chegada ao mercado significa uma redescoberta da automatização de todos os processos e tem como foco as iniciativas tecnológicas. Essa revolução é sustentada por 11 diferentes tecnologias – hoje mais conhecidas e acessíveis no mercado – sendo elas:

Cloud Computing

No nosso blog sempre colocamos a importância do Cloud Computing em pauta. E em questão de Indústria 4.0, essa tecnologia tem influência altíssima na revolução. Com o poder de integração entre serviços, automação de plataformas e o armazenamento de dados – o elemento fundamental da informação nessa era – a nuvem está presente em diversos serviços que usamos hoje (mesmo sem saber) e chega a ser tão crucial aos negócios que a ausência do seu uso, seja como infraestrutura ou plataforma, trás ao ambiente fraquezas e até ameaças ao negócio.

Não deixe a segurança da sua empresa de lado!
Estamos a 25 anos protegendo empresas de ameaças digitais e podemos te ajudar. Clique aqui e entraremos em contato com você!

Internet das Coisas

A IOT tem também um impacto importantíssimo para o desenvolvimento da indústria 4.0. Ela é responsável por interligar objetos físicos com a rede de internet, por meio do uso de sensores, softwares ou sistemas. Vemos essa tecnologia disponível nos mais variados dispositivos, desde os que estão presentes no nosso dia a dia – como os smart speakers – aos que têm como finalidade uso industrial, como no setor agro, que conta com testes de irrigação de precisão graças ao avanço da IOT.

Internet Of Things na Indústria 4.0

Big Data e Data Analytics

A essa altura você já deve estar familiarizado com a importância da obtenção dos dados e da análise desses, certo? Nessa nova era, e principalmente com a consolidação da Indústria 4.0, os dados são responsáveis pelo desenvolvimento e melhora do ciclo de vida dos produtos e serviços. De maneira que, a estruturação correta desses dados podem gerar insights valiosos à sua organização e essa é a função principal do Big Data e Data Analytics.

Rastreabilidade

É um conceito que representa a capacidade da empresa de traçar a rota de um produto desde a sua matéria-prima por meio de números de identificação, armazenamento em bancos de dados e gerenciamento por meio de softwares ou sistemas desenvolvidos para a necessidade das empresas (como os ERPs)

Esse tipo de capacidade gera confiabilidade para a empresa, levando em consideração que os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação a qualidade e procedência de seus produtos. 

Os benefícios de ter rastreabilidade em sua empresa vão além de gerar confiabilidade, mas também poderá auxiliar a diminuição de erros manuais e ser um grande aliado em decisões estratégicas.

Robôs Autônomos

Se tratando de Indústria 4.0, robôs autônomos já desempenham um grande papel e inclusive, são a face da chegada do futuro… Quem não se lembra do desenho dos Jetsons?

Robôs autônomos são considerados auxiliares em indústrias pois são considerados mão de obra mais segura, mais prática e eficiente. Pois podem garantir a automatização de processos, diminuindo erros operacionais e garantindo mais produtividade.

Realidade Aumentada

– Ao contrário da realidade virtual, a realidade aumentada quer a aproximar o mundo real do digital. Vemos como um ótimo exemplo os famosos QR Codes, que ao escaneá-lo com um dispositivo móvel, traz mais informações referente ao produto, local ou qualquer interface que tenha o código. Permitindo maior interação do usuário ao item.

Cybersecurity

Um dos tópicos mais comentados de 2020 é a Cybersecurity. Essa prática é responsável por proteger dispositivos como computadores, servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos de possíveis ataques maliciosos – como malwares, worms, ransomwares, etc -. Além de proteger dados e informações de usuários.

Realizada não só por indústrias como por outros segmentos e até pessoas físicas, a Cybersecurity é uma tendência num mundo cada vez mais conectado onde ameaças virtuais são tão perigosas quanto às ameaças reais. 

Cybersecurity na Indústria 4.0

Ao se moldar ao mundo digital – seja com qualquer um dos pilares tecnológicos aqui citados – é necessário trabalhar com segurança e confiabilidade.

Integração de Sistemas

Para conectar as diferentes áreas de uma indústria pode-se contar com a Integração de Sistemas. Esse pilar tem como finalidade extrair dados e informações para realizar melhorias contínuas no processo produtivo e nas áreas de suporte relacionadas como um todo.

Assim como dados, informações geradas são como diamante brutos: não há valor até que seja lapidado. E a integração de sistemas vai permitir o lapidação das informações. 

Pois teremos assim, todas as informações centralizadas para ter um maior aproveitamento na hora da tomada de decisões.  

A integração de sistemas costuma ser um dos primeiros passos para empresas que querem se enquadrar na indústria 4.0. Afinal, é por meio dela que começa a se experimentar os processos tecnológicos com mais afinco. Ao ver todos os benefícios e facilidades de ter as informações centralizadas em um sistema só. Quer conhecer mais sobre sistemas empresariais? Aumente seu conhecimento com nossos conteúdos:

➡️ TUDO SOBRE SISTEMA ERP, SUAS VANTAGENS E PORQUE TÊ-LO EM UMA PEQUENA OU MÉDIA EMPRESA

Se já está no processo de implantação do seu sistema de gestão. Entenda os cuidados que precisa ter:

➡️ O GUIA DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA E OS CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER!

Criptografia

Se refere à um conjunto de algoritmos matemáticos a fim de codificar dados de maneira que apenas o destinatário tenha acesso às informações lá existentes.

Ou seja, ela embaralha o conteúdo pertencente até que chegue à um destinatário. Por ser um sistema eficaz e extremamente seguro instituições como bancos e programas que tem como propósito proteger informações sigilosas utilizam esse sistema, como VPN.

Manufatura Aditiva

Esse modelo tem mudado a forma em que a produção de objetos são feitas, principalmente em indústrias automotivas, aeroespaciais e até na produção de implantes odontológicos. 

Acontece que a Manufatura Aditiva é o nome dado para a produção de objetos a partir de modelos digitais, a famosa impressão 3D. Com menor custo, maior rapidez e aumento na economia de matéria prima, vê-se essa tecnologia como uma das mais importantes para o avanço da Indústria 4.0.

Simulação

Outro pilar importante para a Indústria 4.0. Um recurso indispensável em muitos momentos por evitar grandes prejuízos é a simulação, por meio de um processo de 5 passos importantes e realizado por meio de softwares. Sendo esses: 

  • Definição do problema – Identificar o que precisa ser melhorado dentro do processo fabril 
  • Validação – Após o primeiro passo, colocar o sistema de simulação para rodar em busca de novas oportunidades e soluções.
  • Melhoria – Analisar os processos já existentes na fábrica e os processos realizados por concorrentes em busca de aperfeiçoamento. 
  • Implementação: Já após a realização das simulações, implementar as melhorias originárias pelo software.  
  • Metrificação: E por fim, monitorar resultados e sempre analisar possíveis melhorias no processo da indústria.

Visão Artificial

Essa metodologia age por meio de câmeras industriais que ficam constantemente inspecionando a produção. Com a contribuição de um sistema de iluminação para otimizar os processos, é criado um alto nível de precisão que dispensa o análise por amostragens. 

Com a Visão Artificial é possível capturar e tratar imagens para identificar se o item produzido está em conformidade com o padrão estabelecido pela empresa.

Para a realizar esse tipo de processo é necessário a utilização de câmeras, sistema de iluminação e softwares integrados ou que precisem comunicar-se com uma série de equipamentos – como computadores, lentes, visor, filtros de cor, entre outros.

Manutenção Preditiva

A Manutenção Preditiva não é algo exclusivo da Indústria 4.0, pois pode ser aplicado em diversos setores. A execução dessa prática têm como objetivo fazer manutenções antes que hajam danos permanentes. 

Em caráter de Indústria 4.0, podemos entender que essa técnica é utilizada para aumentar a produtividade da produção, dando menos brecha para erros. 

Para que a manutenção preditiva seja realizada, existem diferentes tipos de tecnologias para aprimorar esse conceito, como a Internet das Coisas.

Considerações Finais

Nesse conteúdo aprendemos sobre o que é a Indústria 4.0 seguindo sobre os principais pilares dessa inovação tecnológica.

E agora que conhecemos os aspectos da Indústria 4.0 e como ela se integra, é importante entender onde o Brasil se enquadra nisso.

Afinal, é muito lindo ver como a tecnologia se conecta, como os processos fabris se integram e como o ganho de produtividade traz maior retorno sobre investimento às organizações.

Mas de nada serve caso as indústrias brasileiras não consigam atingir esse padrão. Você verá sobre isso no próximo artigo.

Siga-nos