Empresa de TI x Funcionário Interno

Empresa de TI x Funcionário Interno
 Tempo de leitura: 5 minutos

A escolha entre Empresa de TI e Funcionário Interno

A escolha entre Empresa de TI e Funcionário Interno

Empresa de TI ou funcionário interno? Como definir qual a melhor opção para o seu negócio?

É de fato uma escolha muito importantes e algumas variáveis irão auxiliar na escolha que irá acompanhar não só o dia a dia da sua organização, mas serão parte importante no crescimento da sua empresa.

A área de TI é extremamente vasta. E suas ramificações fazem com que a contratação de um profissional sênior – que tenha conhecimento e controle sobre diversos assuntos dessa área -, se torne um custo muito alto para a corporação.

Algo que, dependendo do tamanho da organização, não tem necessidade. 

Se estamos falando de uma organização de grande porte, é comum vermos departamentos com grandes equipes para que todas as informações sejam centralizadas dentro da empresa.

Entretanto, para uma pequena ou média empresa, chega a ser inviável, o que nos leva a escolha Empresa de TI x Funcionário interno.

Neste conteúdo veremos as vantagens de ter uma Empresa de TI, as vantagens de ter um Funcionário Interno e as vantagens de ter uma Empresa de TI auxiliando os processos junto ao Funcionário Interno! 

Como bônus, falaremos sobre: 

✔ Problemas na contratação de técnicos avulsos 

✔ Por que a TI é um departamento que irá trazer valor estratégico em sua empresa.

Continue por aqui para ver o que é melhor para a sua empresa!

Vantagem de contratar uma Empresa de TI

Não existe pré-requisitos para contratar uma Empresa de TI para cuidar do seu departamento. Mas podemos falar sobre vantagens e como isso vai favorecer sua empresa:

Uma empresa de TI será capaz de:

  • Ter profissionais especializados com diferentes conhecimentos técnicos para trazer a melhor experiência à sua empresa;
  • Organizar/mapear os processos da área de TI para gerenciamento de indicadores da área;
  • Documentar o departamento de TI para realizar possíveis ações de inovação, redução de custos, etc;
  • Fazer monitoramento 24/7;
  • Possíveis parcerias e/ou descontos para implementação de determinados ativos e/ou licenças para a empresa;
  • entre outros…

É importante dizer que, em grande maioria, em um contrato de terceirização com uma Empresa de TI – dependendo da sua infraestrutura e necessidades – você terá acesso a profissionais com qualificações a nível estratégico no valor de um contrato que, se convertido no valor de um salário + impostos,  não pagaria um profissional especializado nesses requisitos técnicos. 

Além de ter acesso a frameworks que irão melhorar processos e trabalhar o departamento focando em escolhas que irão direcionar a empresa a um departamento estratégico.

empresa de ti

Vantagem de manter o Funcionário de TI

A contratação de funcionário interno pode ser uma vantagem para a sua empresa, afinal você terá:

  • Funcionários dedicados a atender exclusivamente suas demandas; 
  • Rapidez na solução de problemas e agilidade em sua produção;
  • Controle de atividades e comunicação dentro da empresa;
  • Conhecimento de processos internos;
  • Treinamento feito exclusivamente pela sua empresa;

Um funcionário interno de TI pode ser o que você procura, pois prefere manter suas informações dentro de sua empresa. 

Com a presença de um funcionário em sua empresa será possível a criação de metodologias formadas em COBIT (Controle de Objetivos para Informação e Tecnologia Relacionada), algo que será importante para a gestão e governança do departamento.  

Uso de serviços de TI avulsos e seus problemas

Por sua vez, pequenas empresas têm o hábito de contratar um técnico de TI para trabalhos isolados como suporte à máquinas, problemas relacionados à e-mail ou impressoras, por exemplo. São aqueles famosos problemas do dia a dia.

Algo que, a curto prazo, pode solucionar seus problemas, mas a médio e longo prazo acaba trazendo problemas ainda maiores.

Se você está pensando no crescimento da sua empresa, deve trabalhar com escalabilidade e não somente preencher as lacunas de problemas recorrentes. 

É MUITO importante que sua organização esteja administrando todos seus ativos corretamente, que a documentação e sua segurança esteja em dia. Algo que dificilmente é pensado com a contratação avulsa de profissionais para problemas isolados.

Problemas no uso de funcionários avulsos

Afinal, pelos menores descuidos, um problema gigantesco pode acontecer. Como o downtime (tempo de inatividade) de um servidor, por exemplo.

Dentro do seu servidor há todas as informações e dados do seu negócio. Esse ativo garante que tudo funcione sincronicamente – como acesso a rede interna da organização, ou até a hospedagem de seu sistema ERP.

Ou seja, se ele não está funcionando, grande parte da sua organização ficará parada, o que poderá trazer prejuízos financeiros.

Além do fato que, a administração de ativos tecnológicos será o primeiro passo para a Governança de TI da sua instituição. A governança de TI será capaz de auxiliar no planejamento estratégico de sua empresa e trazer valor agregado a sua tomada de decisão.

Vantagens de manter a Empresa de TI E o Funcionário Interno

Você não necessariamente precisa escolher ou um outro para a sua organização

Manter tanto uma empresa de TI quanto um Funcionário interno em sua organização pode trazer um leque de grandes possibilidades.

Afinal, todos as vantagens citadas serão unificadas e suas demandas terão um mix de equipe especializada em diferentes capacidades técnicas. O que poderá ocasionar em maior produtividade para a organização. 

Porque você teria ambos?

Uma organização possui diferentes tipos de ativos tecnológicos. Dentre eles, máquinas, data centers, softwares, firewalls, entre outros. 

É preciso mais que um profissional para dedicar-se a isso. Afinal, conforme dissemos, a área de TI é algo muito abrangente. Para que haja conhecimento de todos esses ativos e como atender todas as necessidades deste departamento.

Se o seu propósito é ter em sua empresa uma TI que irá trazer valor agregado e diferencial competitivo, a escolha de uma Empresa de TI + Funcionário Interno pode ser o que você procura.

Por que a TI é um departamento que irá trazer valor estratégico?

Conhecer sobre Infraestrutura, redes, segurança, data centers e diversos outros termos técnicos acaba sendo algo complicado e até caro para as empresas ainda mais num período como esse onde buscamos de fato, a redução de custos.

Em período de crises, como essa que estamos vivendo, se torna comum a busca por formas de reduzir os custos da empresa.

E no caso do departamento de TI, que muitas vezes é visto como um custo alto para a empresa – e muitas vezes é desvalorizado por seu retorno vir de forma intangível – é um dos primeiros custos a se considerar.

Mas é aí onde grande maioria dos gestores se engana e acaba desmembrando uma parte muito importante do negócio. Afinal de contas, o departamento de tecnologia da informação pode ser essencial até na redução de custos da organização como um todo.

Se redução de custos é o que você precisa, baixe nosso Ebook gratuitamente:

Reduza seus custos de TI!
Aprenda a reduzir os custos da sua empresa utilizando o departamento de TI com nosso material gratuito!

Portanto, para que sua instituição tenha de fato uma TI estratégica que irá auxiliar na redução de custos da empresa, você deverá levar em conta a gestão do departamento e os indicadores de TI. Sempre buscando metodologias com definição das atuações estratégicas da empresa como um todo. 

Conclusão

Em conclusão, vimos que a escolha entre funcionário interno e uma empresa de ti, vai além de suporte diário e custos. Mas vai determinar se o crescimento do seu negócio seguirá com escalabilidade.

Se você ainda não tem conhecimento sobre técnicas e metodologias para fazer seu departamento crescer com esse tão falado “diferencial competitivo”, pode nos mandar uma mensagem. Nós ficaremos felizes em te ajudar.

Até o próximo artigo! 🙂

Siga-nos