Microsoft Teams - Gerenciamento de Equipe, Aumento de Produtividade e Integração de Aplicativos

Microsoft Teams
 Tempo de leitura: 4 minutos

Em segmento à Semana Microsoft 365, vamos dedicar o conteúdo de hoje para abordar sobre o Microsoft Teams e suas funcionalidades! 

Dentre suas diversas serventias, este aplicativo traz valor estratégico para a organização ao disponibilizar mecanismos que trazem facilidade ao dia-a-dia do usuário. 

Nesse conteúdo veremos sobre Gerenciamento de Equipe, Aumento de Produtividade e Integração de Aplicativos, que são alguns dos benefícios trazidos pela ferramenta e que estão à disposição do colaborador.

Veja também como o uso de uma ferramenta que integra o ambiente corporativo pode influenciar seu negócio!

O Microsoft Teams e sua influência em um Modern Workplace

O Microsoft Teams faz parte do Microsoft 365, o Modern Workplace da Microsoft. Mas do que isso se trata? 

Modern Workplace se trata de um novo conceito de trabalho onde o ambiente corporativo, a experiência do funcionário e era digital são pilares para criar novas possibilidades de crescimento para a empresa. 

Nesse conceito, a comunicação corporativa é intensificada para garantir o engajamento de funcionários.

E ambientes desenvolvidos em Cloud Computing são indispensáveis, ainda mais com o mercado aderindo modelos híbridos de trabalho, que estão crescendo de forma significativa. Para isso, a comunicação à distância precisa ser efetiva.

Assim, colaboradores podem desenvolver projetos, seguir workflows, fazer acompanhamento de tarefas em tempo real e garantir que cada procedimento seja seguido da forma correta, sem margens para desencontros ou falhas. 

Além da comunicação interna, o Microsoft Teams também auxilia na comunicação com fornecedores e clientes.

Microsoft Teams - Modern Workplace

Principais Funcionalidades do Microsoft Teams 

Com recursos disponíveis para que usuário de comunique, colabore e concentre suas tarefas em uma só ferramenta, o Microsoft Teams permite que a empresa adote agilidade e facilidade ao utilizá-lo.

Por meio das suas principais funcionalidades, o uso dessa ferramenta gera grande valor estratégico à organização, seja ela de qualquer segmento ou tamanho.

Alguns dos principais recursos são citados mais abaixo, e você verá como o uso do Teams pode significar um grande diferencial para o dia-a-dia da sua equipe.

Essa ferramenta tem como principal funcionalidade a possibilidade de fazer vídeo conferências. Mas, mesmo que disponibilize grande capacidade de usuários numa mesma equipe (até 500mil), ela não se limita às chamadas de vídeo! 

Contando com outros recursos disponíveis como a colaboração em tempo real, o armazenamento de arquivos e seguindo práticas de segurança através de criptografia e conformidade em relação às principais leis de privacidade a ferramenta recebe updates regulares visando sempre a melhor experiência para o usuário!

Gerenciamento de Equipe

Uma das possibilidades do aplicativo é o Gerenciamento de Equipes. Através da função “Criação de Equipes”, você fará a inclusão de quem entrará em qual equipe. 

As equipes podem ser criadas de acordo com departamentos, projetos, metas e até é aconselhável criar uma equipe englobando a organização como um todo. Caberá à organização a melhor forma de uso.

De qualquer forma, a Microsoft orienta aos usuários a criar equipes seguindo as melhores práticas do Microsoft Teams. Não deixe de acessar esse guia!

Gerenciamento de Equipe com Microsoft Teams

A Microsoft traz uma nova metodologia de gestão de forma fácil para que a colaboração seja feita em tempo real. Onde, no campo de Gerenciamento de Times, você gerencie entregáveis através do Microsoft Planner, um dos aplicativos integrados no Microsoft Teams

A ferramenta permite que a entrega de tarefas possa ser fragmentada em multiníveis, facilitando a mensuração de resultados e identificando possíveis erros. 

Não se esqueça: para que o gerenciamento da equipe seja eficaz e traga resultados, a ferramenta necessita ser utilizada e explorada da melhor forma possível, ou seja, AO MÁXIMO!

Então, caso o gestor ou a equipe não torne a utilização do Microsoft Teams uma prática comum, fica difícil calcular a eficácia do aplicativo! 

Aumento de Produtividade

A otimização de tempo é um dos principais quesitos na questão do aumento de produtividade. E para isso, o uso do Teams evita que deslocamentos e reuniões desnecessárias tomem tempo que poderia ser utilizado para a realização de tarefas importantes. 

Mas fique tranquilo, não estamos falando sobre TODAS as reuniões, apenas aquelas que poderiam facilmente ser resolvidas por um aplicativo de colaboração, como o  Microsoft Teams! 😀 

Voltando a tratar das ferramentas do próprio aplicativo podemos mencionar algumas das mais importantes ao mencionar aumento de produtividade

A co-autoria em tempo real é uma ótima opção para que equipes que realizam trabalhos conjuntos, pois a edição pode ser feita simultaneamente.

Além de poder se comunicar ao mesmo tempo em que a edição do documento estiver sendo realizada sem necessidade de aplicativos terceiros, ou seja, a comunicação pode ser feita pelo próprio Teams.

Microsoft Teams - Coautoria em tempo real

Outra configuração bacana para times que possuem equipes internacionais é a tradução instantânea. Opção disponível para facilitar na tradução de textos e na comunicação entre colaboradores 

A personalização da sua área de trabalho colaborativa também é possível na plataforma, dando a opção de integrar aplicativos terceiros à interface e concentrando atividades em um único lugar. 

Integração de Aplicativos

Falando em Integração de Aplicativos, o Teams permite que você inclua no seu workflow aplicativos necessários para seu dia a dia para diminuir o tempo de busca e facilitar na hora de análise ou gerenciamento de tarefas. 

São funções que facilitam o dia-a-dia do usuários, aumentam a produtividade da equipe como um todo e diminuem riscos de erros em processos!

Não deixe de utilizar essa ferramenta na sua empresa e se precisar de ajuda, pode contar conosco!

Até o próximo artigo!

Siga-nos