Porque você deve migrar para o Microsoft Azure!

Microsoft Azure
 Tempo de leitura: 4 minutos

Ainda falando sobre um contexto de Transformação Digital e vendo que, diversas empresas brasileiras ainda estão enfrentando dúvidas sobre a migração de servidores e ativos da empresa para a nuvem, destinamos nosso 3º conteúdo da Semana Microsoft 365 ao Microsoft Azure. 

O servidor em nuvem da Microsoft é um solução completa que atende as necessidades de empresas de todos os tamanhos. Com valores personalizados de acordo com a necessidade e escolha do cliente, o tornando um produto de ótimo custo X benefício. 

Então, veja nesse conteúdo:

Por que migrar seu servidor para nuvem?

Servidores físicos demandam alta necessidade de infraestrutura, gastos altos e diversas medidas de segurança. 

São extremamente capazes de realizar suas funções. Entretanto, com a chegada do Cloud Computing e sua arquitetura desenvolvida para ter mais segurança através de criptografia, flexibilidade e gerenciamento menos complicado, o uso de servidores locais têm sido substituído. 

Além de ser mais acessível para o bolso de pequenas e médias empresas!

Por se tratar de um formato de armazenamento que está sendo aderido por diversos sistemas (sejam esses ERPs, CRMs, Controles de Folha de Ponto, etc), muitas empresas já têm aderido a versão em nuvem. 

Ou seja, ao fazer a migração do seu servidor para a nuvem, entre em contato com seus fornecedores verificando a possibilidade de usar sistemas via web.

 Microsoft Azure: Migrando para a nuvem

Se preparando para a migração para o Microsoft Azure

Quase todo mundo já sabe o que é Cloud, a economia que isso pode trazer para a sua empresa e seus demais benefícios. Se você ainda não está familiarizado, recomendamos que leia alguns dos nossos artigos sobre. Afinal, podemos afirmar que não guardar na nuvem, pode ser perigoso para seu negócio!

E para você que já definiu que quer fazer a migração de dados, é recomendado que seja feito uma gap analysis!

O primeiro passo é fazer um mapeamento de tudo que a sua empresa já tem, é importante saber onde estamos para poder definir onde queremos chegar.

Faça um levantamento dos requisitos do servidor, se ele já tem versão web, se tem ligação com a nuvem, quais recursos você pode utilizar, faça um levantamento dos seus dados, a massa de dados que você vai precisar, ou seja, mapeie tudo.

Essa etapa é essencial, pois dessa forma sua empresa poderá garantir uma redução de custos e produtividade.

O segundo passo é cotar qual será sua necessidade, isso pode ser realizado pelo responsável pela TI, ou uma empresa qualificada para isso.

Depois de levantar todos os dados é possível fazer a cotação e chegar num valor mais real. É nessa etapa que definimos onde queremos chegar.

Aqui é importante ter em mente duas coisas:

Conceito vertical

Isso é o que normalmente fazemos em casa, como usuário final. Digamos que você tenha um computador, e esse computador fica lento, você vai lá e compra mais memória. Agora digamos que você precise de mais espaço no HD, você vai lá e compra um HD maior, ou busca alternativas para ter mais espaço de armazenamento, ou seja, você vai fazendo pequenos upgrades conforme os problemas vão aparecendo.
Empresas realizam o mesmo processo em relação à servidores físicos, fazendo com que a necessidade de gerenciamento e o custo sejam maiores

Conceito horizontal

Já nesse segundo conceito não é preciso ficar realizando pequenos upgrades. Por exemplo, se você tem um servidor de aplicação e um banco de dados SQL, é normal pensar que você vai precisar da mesma quantidade de armazenamento que o servidor físico, afinal de contas a empresa tem sistema operacional, aplicações, SQL, entre outras coisas.

Porém não é necessário, basta você contratar um serviço de SQL. Dessa forma não é preciso um servidor extremamente potente, é só buscar alternativas de serviços.

Cada empresa terá uma necessidade, cada caso deve ser avaliado de forma individual.

Também é possível fazer uma nuvem híbrida, migrando só uma parte dos seus dados para a nuvem e mantendo a outra internamente. É preciso entender os seus problemas, definir suas prioridades e seu orçamento. É uma boa opção para grandes empresas.

Como a Transformação Digital têm provocado mudanças nas empresas

Toda a mudança relacionada à engajamento de consumidores, estabelecer novos canais de relacionamentos e estar onde seu cliente precisa faz parte do conceito base de transformação digital.

E além dessa mudança nas relações de consumo, vemos uma forte transição também no formato de trabalho que conhecemos quando se trata de engajamento de colaboradores e otimização de tarefas.

E por último, mas não menos importante, existe uma grande mudança no desenvolvimento de novos produtos e soluções de serviço

Com tantas transformações, vemos a necessidade de integração de todos esses pilares, certo? 

Nesse exato momento, o Microsoft Azure e toda a gama de aplicativos Microsoft 365 entrarão com apoio total na Transformação Digital de sua empresa, além de ser um facilitador. 

Transformando de fato, seu ambiente de trabalho num Modern Workplace.

A inovação tem sido uma obrigação para os negócios da atualidade. Então não deixe que seu negócio se torne obsoleto e pesquise sobre novas oportunidades de mercado. Novos aplicativos e iniciativas de mercado trarão essa transformação. Por isso, sempre dê preferência a aplicações que trarão essa inovação, redução de custos, aumento de produtividade.

Uma boa forma de começar a transformação em sua organização é a migração para o Microsoft Azure.

Quer saber mais sobre Migração de Servidores para a Nuvem? Comente aqui! Assim traremos mais conteúdo para você 🙂

Siga-nos