Como implantar SCRUM em sua empresa

SCRUM
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O que é SCRUM?

Scrum é uma estrutura de processo usada para gerenciar o desenvolvimento de produtos e outros trabalhos de conhecimento.

Ou seja, é uma prática usada para fornecer às equipes um meio de estabelecer uma hipótese sobre um processo, experimentá-lo, refletir sobre a experiência e fazer os ajustes apropriados. 

Ele te ajuda a identificar se a estrutura é usada corretamente ou se há falhas no caminho. Esse método pode ser utilizado em grandes ou pequenos projetos. 

O Scrum é estruturado de forma que as equipes incorporem práticas de outras estruturas onde fazem sentido para o contexto da equipe. 

Esse framework pode ser utilizado na implantação de um novo projeto, melhoria de processos ou desenvolvimento de um produto.

Por que tê-lo em sua empresa?

Como falamos, o SCRUM pode ser utilizado para identificar falhas nos processos de sua empresa, testar novas metas, analisar resultados e buscar melhorias. 

Essa estrutura é utilizada em grandes empresas como Google, Rede Globo, Yahoo, Locaweb, entre outras.

Aqui vemos alguns benefícios de implantar a metodologia criada por Jeff Sutherland em sua empresa são:

  • Comunicação: O Scrum se concentra na colaboração e comunicação do dia-a-dia, fornecendo maior visibilidade entre tarefas para todos os membros da equipe. Afinal, uma comunicação eficaz é essencial para que uma empresa atinja seus objetivos.
  • Liderança:  Este método muda a maneira como você lidera sua equipe. Não existe uma hierarquia típica e os comandos vêm de toda a equipe, não apenas de uma pessoa. Scrum define que todos na equipe são responsáveis ​​por seu trabalho. Isso libera os funcionários do anonimato. Quando todos são responsáveis ​​pelo sucesso ou fracasso de uma causa, um forte ambiente de colaboração é criado.
  • Transparência: Desde a priorização de recursos até o planejamento de interações, os métodos ágeis oferecem aos clientes oportunidades únicas de participação no processo do projeto. Embora isso exija que eles entendam que estão observando o trabalho em andamento e não o produto acabado, a transparência vale a pena.

Além do mais, a metodologia é grande aliada no desenvolvimento de soft skills. Os membros da equipe passam a explorar valores como comprometimento, foco, coragem, respeito e abertura para desafios. 

Quais práticas do SCRUM que você precisa implantar:

O scrum possui algumas terminologias que você precisa ter conhecimento para aplicar no seu dia a dia. São separados por eventos, papel de cada integrante do time e os artefatos.

Primeiro vamos explicar o que cada um significa e depois como fazer uso desses. Veja abaixo: 

Eventos

Sprint

Se refere à reunião de pessoas envolvidas no projeto para promover o desenvolvimento chave do projeto. Está incluso na categoria de eventos. A seguir temos cada evento.

Sprint Planning 

A equipe inicia o Sprint com discussões para determinar com quais itens do backlog do produto eles lidarão. O resultado final do “Sprint Planning” é a lista de tarefas do Sprint.

Os planos de sprint (sprint planning) geralmente são divididos em duas partes. Na primeira parte, o gerente de projeto e outros membros da equipe concordam sobre quais backlogs de produtos serão incluídos no Sprint.

Na segunda parte do Sprint Planning, a equipe determina como entregar com sucesso o backlog de projetos. A equipe pode determinar as tarefas específicas necessárias para atingir esse objetivo e delegá-las a cada membro da equipe.

Os itens de tarefas marcados como entregues constituem os itens de tarefas do Sprint.

Depois que a equipe e o gerente de projeto determinam o escopo do Sprint, nenhum item pode ser adicionado à lista de tarefas do Sprint. Isso protege a equipe de mudanças dentro do escopo da Sprint.

Daily Scrum 

O Daily Scrum é uma discussão curta (geralmente limitada a 15 minutos) onde a equipe coordena suas atividades para o dia seguinte. O Daily Scrum não pretende ser uma reunião de relatórios de status ou uma discussão de resolução de problemas.

Sprint Review

Ao final da Sprint, toda a equipe (incluindo o responsável pelo projeto) analisa os resultados do sprint com os stakeholders do produto. O objetivo desta conversa é discutir, demonstrar e dar às partes interessadas a chance de usar o incremento para obter feedback. A Sprint Review não se destina a dar um relatório final. O feedback da revisão de sprint é colocado no Product Backlog para consideração futura.

Retrospectiva de Sprint

No final do Sprint, após a revisão, toda a equipe deverá refletir sobre como as coisas foram durante o sprint anterior e identificar ajustes que eles poderiam fazer daqui para frente. O resultado desta retrospectiva é pelo menos um item de ação incluído no sprint backlog seguinte da Sprint.

Artefatos

Em seguida temos o Backlog, que é caracterizado como um artefato do framework.Veja abaixo o que são e como usar:

Backlog do produto

A lista de tarefas é uma lista ordenada de todas as alterações possíveis que podem ser feitas no produto. Os itens na lista de pendências do produto são opções, não promessas. O fato de estarem na carteira de produtos não garante sua entrega.

O proprietário do projeto mantém o backlog do produto continuamente, incluindo seu conteúdo, disponibilidade e pedidos.

Sprint Backlog

A lista de tarefas do Sprint é uma coleção de listas de tarefas do produto selecionadas para serem entregues na Sprint. Se a equipe determinar as tarefas a serem entregues, esses backlogs do produto serão necessários para atingir a meta do sprint.

Incremento

Incremento é uma coleção de itens do backlog do produto que atendem à definição da equipe de “pronto” antes do final da Sprint. O gerente de projeto pode decidir liberar o incremento ou criá-lo em um sprint futuro.

Definição de Pronto

A definição de “Pronto” é um acordo compartilhado de uma equipe sobre os critérios que um Item de Backlog de Produto deve atender antes de ser considerado feito.

Papéis

E por último, mas não menos importante, temos os papéis de cada integrante da equipe. 

O Proprietário do Projeto

O proprietário do projeto é uma equipe responsável pelo gerenciamento do backlog do produto, a fim de alcançar o resultado desejado que a equipe busca realizar.

O papel de proprietário do produto existe no Scrum para enfrentar os desafios que as equipes de desenvolvimento de produtos tinham com múltipla direção, direção conflitante ou nenhuma direção em relação ao que construir.

Scrum Master

O scrum master é o papel da equipe responsável por garantir que a equipe viva valores e princípios ágeis e siga os processos e práticas que a equipe concordou em usar.

O nome foi inicialmente destinado a indicar alguém que é um especialista no Scrum e, portanto, pode treinar outros.

O papel geralmente não tem nenhuma autoridade real. As pessoas que preenchem esse papel têm que liderar a partir de uma posição de influência, muitas vezes tomando uma posição de liderança servo.

A Equipe de Desenvolvimento

A equipe de desenvolvimento é composta pelas pessoas que entregam o incremento do produto dentro de um Sprint.

A principal responsabilidade da equipe de desenvolvimento é entregar o incremento que entrega valor a cada Sprint. Como o trabalho é dividido para fazer isso cabe à equipe determinar com base nas condições naquele momento.

Veja o TED Talk de Jeff Sutherland, o criador da metodologia. 

Agora que você conhece os principais termos do SCRUM, você pode implantá-lo em sua empresa. 

Para aumentar seu conhecimento veja a palestra que Jeff Sutherland fez sobre o assunto. 

Esperamos que essas dicas sejam essenciais no crescimento de sua empresa!

Até o próximo artigo!