5 estratégias para reduzir custos de TI

Redução de Custos de TI
 Tempo de leitura: 3 minutos

Sabemos que no momento em que vivemos, os investimentos em tecnologia são fundamentais para aderir a  Transformação Digital, que é uma nova exigência para empresas que querem sobreviver à crise mundial ocasionada por causa da pandemia do Covid-19.

Contudo, muitas vezes falta caixa para investir onde precisa. E uma maneira de buscar espaço para investimentos é olhar para a redução de custos de TI. Tirar do que não faz mais sentido e redirecionar os investimentos para outras soluções.

Para esta missão, separamos 5 pontos para você analisar e que podem dar uma ideia de onde pode reduzir os custos.

1. Migrar serviços para Nuvem

Você pode pensar que é mais caro e um investimento desnecessário, contudo, existem formas de se aproveitar a nuvem para redução de custos de ti.

Por exemplo, se você possui uma empresa pequena, e utiliza um servidor interno para manter arquivos e seu sistema de gestão, pode reduzir os custos de infraestrutura falando com o desenvolvedor do seu sistema, para verificar se ele possui uma versão em nuvem para seu aplicativo. 

Também pode migrar para o Microsoft 365 o seu servidor de arquivos e de bônus ainda terá todos os offices licenciados, um sistema de emails profissional e o Microsoft Teams para ganhar mobilidade, agilidade e flexibilidade para sua equipe. 

Essa mudança fará com que não precise de servidores internos. Deverá impactar nos custos de suporte técnico, licenciamento de servidores, complexidade do ambiente, entre outras coisas.

Redução de custos de TI com migração em nuvem

2. Revisão de Licenças e Softwares

É comum, com a troca ou redução de colaboradores, ficarem contas de email, licenças de aplicativos, entre outros serviços que são baseados em número de funcionários, com contas de usuários que nem fazem mais parte da empresa consumindo recursos da empresa.

Dê uma olhada nos serviços de assinatura que são baseados no número de usuários e irá se surpreender na economia que poderá fazer.

3. Upgrades ao invés de novas aquisições de equipamentos

No atual cenário, é comum as empresas precisarem adquirir ou trocar equipamentos. Um notebook que rodava bem dentro da rede, pode não ser tão bom quanto vai para o Home Office.

Muitas vezes precisa lidar com mais arquivos, o peso de VPN e outros serviços de TI. Uma maneira de economizar é verificar a possibilidade de upgrades ao invés de novas aquisições. Por exemplo, se você tem um equipamento com discos HDD (tecnologia antiga) e 4GB apenas de memória, se surpreenderá com a mesma máquina ao colocar pelo menos 8GB e um disco SSD no lugar. O usuário vai sentir que ganhou um computador novo!

4. Mapeie todo o seu ambiente de TI

Não dá para gerenciar o que não se controla, não é mesmo?

Um primeiro passo é fazer um levantamento completo de todo o seu parque tecnológico. Será mais fácil verificar alguns pontos que podem gerar economia ou mesmo caixa extra para empresa. Veja alguns exemplos práticos que a BugBusters encontrou em mapeamentos:

Máquinas sem uso: 

Máquinas de funcionários que saíram da empresa e que são melhores do que as que os funcionários atuais utilizam podem ser trocadas e evitar a necessidade de novas aquisições. 

As máquinas antigas que, porventura não estão mais sendo utilizadas (a maioria das empresas reduziram o quadro ou pelo Home Office ficaram com máquinas sobrando) podem ser vendidas ou trocadas por outros equipamentos e serviços que sua empresa precise. Não analisar esse cenário pode ser um empecilho para a redução de custos de ti.

Aproveitamento de equipamentos:

Aproveitar essas máquinas que sobraram, por exemplo, também é uma ótima opção. Ao retirar um HD e colocar em um case para virar um HD externo, servirá para realizar backups locais.

Em muitos casos descobrimos a existência de serviços que estavam sendo pagos, e não eram mais necessários após o levantamento.

5. Terceirização

É um bom momento para avaliar a possibilidade de terceirizar os serviços de TI ou alterar o escopo para o que realmente a empresa precisa. 

A terceirização muitas vezes permite que a empresa possua mais serviços que pode arcar financeiramente ao contratar um time interno. Além de aumentar o leque de possibilidades em relacionamento com fornecedores e implantação de serviços que demandam muito tempo e conhecimento técnico, como o ERP, por exemplo. 

Se sua empresa precisa de novas opções para a redução de custos de ti, conte com a gente para isso!

Quer ter mais ideias sobre como economizar até 50% dos seus custos de TI como fizemos em alguns de nossos clientes? Entre em contato !

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