A importância da manutenção de computadores para empresas

manutenção de computadores
 Tempo de leitura: 3 minutos

Só no nosso blog, já falamos mil vezes sobre a evolução da tecnologia. Sistemas operacionais, softwares, aplicativos, entre outros passam constantemente por evoluções e atualizações. No entanto, a máquina continua a mesma e passa até a se deteriorar, ficando com o sistema mais lento e outros problemas. Uma manutenção de computadores proporciona a solução de diversos problemas atuais e previne possíveis problemas futuros.

Não pense que manutenção de computadores se resume a não deixar o sistema lento. Uma manutenção de computadores eficiente proporciona também outros benefícios, além de impedir que grandes problemas venham a surgir no futuro. Veja!

O que é feito na manutenção de computadores?

Alguns dos procedimentos preventivos realizados em manutenção de computadores são:

  • Verificação de estrutura e funcionamento, análise externa e interna de equipamentos;
  • Verificação de compatibilidade, contagem de peças e testes;
  • Verificação de vírus e remoção de programas maliciosos;
  • Verificação acessos não autorizados;
  • Verificação de lixo eletrônico;
  • Atualização de softwares;
  • Backups de arquivos em servidores;
  • Limpeza do equipamento;
  • Troca de pasta térmica;
  • Desfragmentação de disco.

manutenção de computadores

Problemas

Não realizar uma manutenção de computadores pode acarretar em problemas que irão impactar tanto a produtividade como a alocação de recursos financeiros da empresa. Veja alguns problemas:

Máquina danificada

Computadores são como carros ou até mesmo como o nosso corpo. É necessário fazer uma manutenção, um check-up para evitar problemas tanto no presente como no futuro.

boas práticas que ajudam na conservação dos equipamentos, uma delas é uma limpeza geral em todo equipamento e nos dispositivos conectados. Há computadores que passam a ter lentidão, travamentos, desligar sozinhos ou até mesmo a perda de dados por conta de sujeira no cooler, responsável pelo resfriamento do computador. Coisa simples, mas passa batido.

Perda de dados

A perda de dados é um risco tão iminente ao ponto de ser possível de acontecer em consequência da ausência de uma limpeza adequada de equipamentos, como dito no tópico acima. Torna-se um risco ainda maior quando não há atualização de softwares, segurança contra vírus e programas maliciosos e principalmente backup dos arquivos.

Queda de produtividade

Uma manutenção de computadores tem como um dos objetivos evitar que os equipamentos falhem, apresentem erros e não tenham bom desempenho. Em caso de erros, as atividades internas e externas são interrompidas e a produtividade é comprometida. Atividades interrompidas no momento de uma operação importante pode causar um grande dano para a empresa.

Custo surpresa

O surgimento de uma adversidade provavelmente irá demandar investimentos para reparação de algum problema que comprometa uma necessidade. Com a manutenção de computadores em dia, evita-se possíveis custos com investimentos de novos equipamentos ou custos com mão-de-obra para recuperação de produtos, custos esses que poderiam ser evitados.

manutenção de computadores

Benefícios

Estabilidade de serviço

Com o aumento da durabilidade das peças e equipamentos, as chances de interrupções no serviço(confira esse artigo sobre Nobreak, fonte de energia ininterrupta) e na produtividade diminuem, evitando atrasos ou até perdas que podem ser irreparáveis. Com uma manutenção de computadores, é praticamente garantido que você tenha um sistema sempre em funcionamento.

Segurança

Verificar os serviços de segurança também fazem parte da manutenção de computadores. O seu antivírus está com a atualização em dia? Essa parte precisa ser acompanhada de perto, pois a cada dia que passa os hackers desenvolvem novos vírus, ameaças e formas de romper sistemas de segurança. Para isso, a defesa também precisa ser cuidada e atualizada para não ser invadida. Não corra o risco de perder seus dados.

Excelência na performance

Uma manutenção de computadores melhora a performance dos equipamentos, proporcionando maior agilidade e produtividade para com os usuários. Há operações que demandam maior velocidade e eficiência, além de suportar a carga do número elevados de dados. A performance não pode deixar a desejar, sobretudo em momentos cruciais.

manutenção de computadores

Qual é a periodicidade?

Uma manutenção de computadores precisa ser feita no mínimo uma vez ao ano. Alguns especialistas recomendam uma manutenção a cada três meses, pois quanto maior o período sem manutenção, maiores são os ricos.

Por isso, há opções de manutenção de computadores mensalmente, trimestralmente ou semestralmente, variando da recomendação do especialista e do combinado entre as partes.

manutenção de computadores

As informações do artigo de hoje foram úteis para você? Se ajudou em alguma coisa, ficamos felizes! Se inscreva na nossa Newsletter para receber os próximos artigos e fique cada vez mais atento com possíveis melhorias no seu negócio!!

Dúvidas sobre manutenção de computadores? Entre em contato conosco e fale diretamente com um expert no assunto!!

Siga-nos