Entenda a importância do licenciamento de software

licenciamento de software
 Tempo de leitura: 5 minutos


Fazer downloads de softwares na internet é uma prática muito comum hoje em dia, principalmente entre pessoas físicas. O problema é que muitos desses programas, disponíveis em sua maioria com
senhas falsas de instalação, deveriam ser pagos pelo usuário, já que estão à venda como outro produto qualquer.
Como o Licenciamento de Software pode impactar nisso?

O ato de “baixar” programas agrava-se ainda mais quando esses serão utilizados em computadores de empresas.

O licenciamento de software envolve o respeito a questões jurídicas, credibilidade à imagem de marca e segurança com os dados da empresa. Entenda melhor.

licenciamento de software


Hardware x Software

Um computador é composto basicamente por dois conjuntos de componentes: hardware e software.

O hardware refere-se aos componentes físicos, isto é, a toda parte externa e tangível, como o mouse, o teclado, a fonte, o monitor e todos os demais aparatos.

Softwares, por sua vez, são os componentes intangíveis, como sistemas operacionais, programas e aplicativos. A função básica do software é fornecer instruções ao hardware, e ele pode ser dividido em:

  • Software de sistemas operacionais: responsável por fazer o computador funcionar em interação com o hardware. Exemplos: MAC, Windows, Linux.
  • Software de aplicação: é composto por diversos programas que possibilitam ao usuário realizar atividades específicas no computador, sejam elas para trabalho ou lazer. Ex.: Microsoft Word, Microsoft Excel, jogos em geral.

 

Licenciamento de software

Utilizar um licenciamento de software significa que o usuário tem o direito legal de instalar, executar ou interagir de alguma maneira com o programa ou sistema.

A forma adequada de uso e os direitos do cliente com relação ao software são estabelecidos por um contrato específico. 

A propriedade intelectual do sistema ou programa que será usado pertence ao seu desenvolvedor, portanto, quem fizer uso de qualquer tipo de software deverá estar de acordo com os termos do contrato de licença. 

Muitas empresas ainda optam por utilizam sistemas operacionais e programas sem licença, contudo, isso pode sair bastante caro para a organização. Veja por que optar por softwares licenciados:


                 1.  Imagem de marca

A utilização de licenciamento de software transmite credibilidade e profissionalismo a fornecedores e clientes que se relacionam com a organização. Isso porque ter o licenciamento de software significa trabalhar em conformidade com a lei, o que garante mais respeito e confiabilidade, além de agregar valor ao produto final.

                 2.  Segurança da informação

Trabalhar com produtos originais assegura à organização, seus colaboradores e parceiros a segurança da informação, isto é, que nenhum dado com o qual se esteja trabalhando seja perdido ou roubado por falha no sistema ou programa em uso.

O desempenho do software, ou seja, a velocidade com que ele irá rodar também será melhor em um produto licenciado.

Portanto, a licença garante o processamento de informação mais aprimorado, promovendo assim mais produtividade e rapidez na entrega das tarefas.

                 3.  Questões jurídicas

Levar em conta a propriedade intelectual do desenvolvedor e estar em conformidade com o contrato de licença do software nada mais é do que respeitar a legislação vigente.

Logo, o uso de produtos originais evita o risco de prejuízo com indenizações e outros processos que repercutem em danos financeiros e de imagem de marca.

A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Softwares) mantém vários canais sobre questões legais de licenciamento e ações anti pirataria.

A consequência da utilização de programas e sistemas não licenciados pode acarretar, por exemplo, no descrédito com colaboradores, fornecedores e clientes, o que traria muito mais prejuízo à empresa do que o pagamento devido pelo uso do software

licenciamento de software

 

E quanto sua validade?

A validade da licença de um software pode ser vitalícia ou não, dependendo do contrato. As licenças de assinatura ou temporárias valem pelo tempo de assinatura do contrato, de modo que o software só pode ser usufruído até o fim do período acordado.

Atualmente, com a cloud computing (computação em nuvem), uma grande parte das empresas desenvolvedoras de softwares oferecem o sistema de licenciamento por mensalidades.

A maioria dos softwares comercializados desta maneira são chamados de SaaS (Software as a Service – Software como Serviço).

Isso permite à maioria das empresas legalizarem suas aplicações com valor de investimento mensal, bem menor que uma aquisição, e ainda com outros benefícios como backup automático, suporte técnico entre outros.


Como funciona esse SaaS (Software as a Service)?

Os softwares em modelo SaaS permitem o planejamento do fluxo de caixa e o pagamento apenas dos softwares em uso.

Num formato sob demanda, os custos ficam menores e mais justos para as empresas, permitindo o crescimento contínuo das empresas de maneira legal e contando com o que existe de mais moderno no mercado. Ou seja, a capacidade competitiva aumenta.

 

Apenas comprar licenciamento de software não é o suficiente

É comum encontrarmos clientes que em um determinado momento compraram todas as licenças dos softwares que estavam em situação irregular, mas que a TI não atualizou todos os sistemas em uso.

Nestes casos, uma auditoria protegeria a empresa de problemas legais, mas não traz todas as vantagens de se ter os softwares licenciados e adequadamente registrados. Nestes cenários, prejuízo à performance e à segurança continua existindo quando não deveria.

licenciamento de software


Como a Bug BusterS pode te ajudar

Um estudo aprofundado sobre a situação do licenciamento e dos softwares instalados na empresa é fundamental para que a empresa possa se proteger e fazer uso de todos os recursos que precisa para se manter competitiva no mercado. 

Entendemos todas as dificuldades financeiras, técnicas e seus conflitos com o planejamento estratégico das empresas no Brasil.

Nossa experiência mostra que muitas vezes, as empresas nem ao menos sabem que possuem um problema de licenciamento, porque o profissional ou empresa terceirizada simplesmente passou a praticar a instalação de sistemas e não fez a situação real chegar aos responsáveis da organização.

Podemos fazer uma avaliação completa sobre a situação de licenciamento na sua empresa e formas melhores de licenciamento para o tipo de negócio da sua empresa.

Desta forma, sua empresa crescerá sustentável e com vantagens competitivas para se desenvolver.

Ficou alguma dúvida sobre licença de software? Não deixe de responder essa breve pesquisa e entre em contato conosco.


E-mail: zuilla.fonseca@bugbusters.com.brTelefone: +55 (11) 5572.0044
Horário de Atendimento: 8h30 às 18h00
Horário de Atendimento | Servidores e Storages: 24x7x365

bugbusters tecnologia da informação ti

 

 

 

 

 

Outras fontes:
ABRAL (Associação Brasileira de Licenciamento)
FNCP (Fórum Nacional Contra Pirataria e a Ilegalidade)
Denuncie a Pirataria (Canal para denúncias com conteúdo a respeito)

Siga-nos