A importância de uma infraestrutura de TI adequada

infraestrutura de ti
 Tempo de leitura: 5 minutos

Uma pesquisa realizada pelo IBM Institute for Business Value (IBV) em parceria com a Oxford Economics com cerca de 700 executivos da área de TI aponta como as infraestruturas são preparadas para atender a estrutura de um negócio e para tentar entender como as empresas enxergam a importância de uma infraestrutura de TI, como são feitos os investimentos e como se preparar para demandas futuras.

Entenda mais sobre o assunto a seguir.

Por quais motivos devemos investir?

A pesquisa mostra que, dentre os consultados, em média 65% acreditam que a infraestrutura de TI proporciona vantagens que são competitivas no mundo dos negócios, porém menos de 9% estão de fato preparadas para lidar com Mobile, Social, Analytics e Cloud.

As necessidades crescem junto com o crescimento constante da empresa, dos clientes e colaboradores.

Líderes de negócios de forma geral precisam estar preparados para atender essa demanda. Ignorar a necessidade de investir em uma infraestrutura de TI adequada é correr o risco de fracassar no longo prazo.

Para criar um projeto eficiente de infraestrutura de TI para a sua empresa, alguns pontos devem ser levados em consideração:

– Ideal que o projeto seja preparado para atender demandas por um período de 8 a 10 anos.

– Seguir as normas técnicas nacionais e internacionais.

– Ter algumas capacidades técnicas indispensáveis: Suportar servidores, switches, APs e roteadores em um número satisfatório, além de prever recursos de telecom como telefonia IP (VoIP), redes convergentes, conference room, dentre outros.

A rede corporativa precisa atender ao menos os requisitos básicos para que o objetivo seja alcançado de forma eficaz.

Por exemplo, se os racks de comunicação tiverem todos os pontos concentrados e, no futuro, for necessária qualquer substituição ou até novas instalações, o trabalho será mais ágil e tranquilo.

Também é fundamental realizar todas as certificações e testes necessários para ter certeza que a segurança está preservada. Dessa forma o projeto terá um período de vida útil muito maior evitando manutenções com curto prazo, paradas no sistema por causa de infraestrutura comprometida, facilitando configurações e novas instalações.

Sistemas defasados geram um custo muito maior a curto e médio prazo.

infraestrutura de ti

E se minha empresa optar por não investir. Teremos problemas?

Um dos grandes desafios encontrado por diversas empresas é justamente usar a tecnologia para gerar soluções e não problemas.

É necessário entender que o objetivo de uma infraestrutura estratégica de TI não é apenas atender os clientes atuais e sim atender uma demanda maior, estar preparado para sustentar o crescimento da empresa.

O ideal é deixar a estrutura pronta e adequada para estar de acordo com as necessidades da organização.

Geralmente as empresas começam investindo no básico: equipamentos essenciais, sistema de telefonia mais simples e aplicativos conectados em nuvens. É uma atitude comum e até viável para o início, pois são suficientes para suprir as necessidades iniciais.

Porém, com o crescimento da empresa e dos clientes, o básico já não supre mais as necessidades.

Conectividade, segurança e produtividade precisam de sua devida importância. Garantir uma infra de TI confiável e segura não é o suficiente para sair na frente em questões de competitividade, para isso é necessário montar um plano estratégico.

Como seria o gerenciamento ideal de uma infraestrutura de TI?

Em média 15% das empresas entrevistadas na pesquisa pretendem aumentar o investimento com TI em um curto prazo com o objetivo de melhorar a infraestrutura.

Os principais benefícios de uma infra em TI compreendem a facilidade de troca de informações por toda organização, reduz instabilidades e elimina barreiras de comunicação seja interfuncionais ou interpessoais.

Empresas com uma infraestrutura de TI considerada ideal são sólidas e estão preparadas para atender as demandas do mercado bem como para acompanhar as tendências.

– Forneça treinamento voltado para tecnologia da informação para a sua empresa.

– Incentive a segurança em senhas, trocas de mensagens e adote uma política com regras de acesso.

– Use sistemas focados em inteligência para segurança.

infraestrutura de TI

O impacto positivo nos negócios

Antes de começar, faça uma reflexão: Que tipo de empresa você gostaria de gerenciar?

Provavelmente você gostaria de gerenciar uma empresa que está devidamente preparada para utilizar uma infraestrutura diferenciada, que oferece vantagens no mercado, que administra inúmeros processos e estratégias se antecipando aos problemas, que dispõe de recursos para investir em melhorias. É assim que o seu cliente pensa também.

O cliente pensa em poder contar com uma empresa preparada para lidar com ciberataques, por exemplo. Em especial pelo grande crescimento deste tipo de ataque nos últimos anos.

Esses questionamentos servem para evidenciar o quanto é importante se atentar em como funciona a infra de TI da sua empresa.

Em épocas de ataques cada vez mais complexos e “letais”, ter uma organização onde a área de TI está desatualizada é perder oportunidades e clientes em potencial o tempo todo.

Perdendo oportunidades por não ter os equipamentos adequados, não possuir os sistemas e tecnologias de acordo com as tendências do mercado e sem a conectividade que o cliente procura será facilmente ultrapassado pela concorrência.

Uma infraestrutura bem pensada com uma estratégia eficiente exige menos dos colaboradores. Ter produtividade eficiente gera economia, pois uma infraestrutura de TI adequada possui desempenho superior à média, agregando valor ao negócio.

Avalie alguns tópicos para deixar sua infraestrutura ideal

Faça uma análise do que já está sendo utilizado e faça uma projeção de quanto será necessário investir para melhorar.

Programas antigos e que não atendem às expectativas da empresa geram um custo de 30% em comparação a estarem atualizados. Assim como sistemas que precisam de constante manutenção, a substituição muitas vezes gera um maior custo x benefício.

A automação dos processos de TI garante maior eficiência às atividades da organização e corrigem erros. Pense em outros casos, pense em adotar a terceirização por equipes qualificadas.

Implemente uma política de uso e invista numa estratégia que garanta que os problemas sejam resolvidos em no mínimo 90%. Lembre-se, o foco é ter uma infraestrutura ideal por pelo menos 10 anos e diminuir gastos desnecessários e churn-rate.

infraestrutura de ti

Entre em contato conosco e fale diretamente com os profissionais mais capacitados de TI. Será um prazer sanar todas as suas dúvidas e encontrar soluções para sua empresa.

Não deixe de responder nossa breve pesquisa e entre em contato conosco. Estamos aguardando você!

E-mail: Telefone: +55 (11) 5572.0044
Horário de Atendimento: 8h30 às 18h00
Horário de Atendimento | Servidores e Storages: 24x7x365

Siga-nos