O que é NOC e por que ter?

NOC
 Tempo de leitura: 3 minutos

Afinal, o que é NOC?

Por trás de todos os processos de uma empresa, há tecnologia e processos que demandam toda uma estrutura de TI, certo? Porém, quem monitora essa estrutura de TI? Para isso temos o NOC. O NOC torna-se imprescindível para que os serviços sejam entregues com qualidades para os clientes e parceiros.

NOC – Network Operation Center(Centro de Operações de Rede) trata-se de uma prática que está se expandindo nas equipes de TI, focada em otimizar serviços e resultados. Antes, NOC era um diferencial que apenas grandes empresas tinham o privilégio de usar, atualmente, essa prática está cada vez mais presente nas pequenas e médias empresas.

Essa prática possibilita monitorar qualquer componente, incluindo, evidentemente, recursos críticos para o funcionamento da empresa, como roteadores, gateways, servidores ERPs, entre outros ativos de TI.

Quando falamos em NOC, falamos do local onde acontece o monitoramento e a gestão dos eventos da sua TI, com informação centralizada. Esse monitoramento é feito por uma equipe especializada que, usando softwares, monitora todos os alertas gerados pelos recursos críticos falados acima, computadores, roteadores, gateways, entre outros ativos de TI.

O NOC pode ser configurado para se antecipar de problemas. Ocorrendo algum problema com esses ativos de TI, a empresa toda pára em função de algo não previsto que pode afetar toda operação e objetivo de negócio da empresa. Em caso de incidentes, o NOC reúne informações para facilitar o diagnóstico do problema para que a equipe especializada resolva.

Essa equipe especializada atua de forma preventiva e também de forma proativa, com finalidade de deixar o ambiente de TI sempre seguro.

Mas não podemos pensar que o NOC está limitado a monitorar. O NOC também executa scripts para estabilização de incidentes, gera informações para as equipes de suporte de infraestrutura, cria relatórios, informa a disponibilização dos seus ativos de TI, entre outros.

Vantagens

Com as informações extraídas dos ativos de TI com o NOC, é possível fazer uma análise e prever as necessidades de investimentos ou a capacidade atual da sua infraestrutura. Isso faz com que não haja tempo perdido com esses problemas, que estarão totalmente nas mãos de especialistas na área. Você pode focar apenas nas atividades mais importantes.

noc

Na prática

Num dia comum, ao chegar em seu local de trabalho, ao invés de precisar passar o anti-vírus em alguns servidores e dispositivos, basta verificar no NOC os status destes dispositivos. O tempo perdido com essa demanda pode ser usado para focar nas atividades mais importantes.

Teve algum problema com vírus? Tarde demais? Com o NOC, você poderia checar pelo próprio celular os status dos dispositivos. Já pensou o prejuízo por conta desse descuido?

Precisa atualizar algum patch? Basta alguns cliques para baixar. Um escritório pegou fogo? Os servidores foram destruídos? Também com apenas um clique, o disaster recovery salva o dia! Um clique pode evitar que milhões sejam perdidos.

Imaginou o tempo que teria perdido desde o começo com aparelhos danificados e vírus?

O NOC opera 24×7, se a sua empresa demandar disponibilidade de sistemas, não deixe de ter um NOC.

Não perca tempo e não deixe de proteger seus ativos de TI! Lembre-se: Proteger os ativos de TI, é proteger toda base da sua empresa.

Não deixe também de responder nossa breve pesquisa e de nos acompanhar nas redes sociais.

Dúvidas? Sugestões? Entre em contato conosco.

E-mail: Telefone: +55 (11) 5572.0044
Horário de Atendimento: 8h30 às 18h00
Horário de Atendimento | Servidores e Storages: 24x7x365

Siga-nos