Virtualização de Servidores – 5 melhores vantagens

 Tempo de leitura: 5 minutos

É cada vez mais comum que os serviços sejam automatizados e a tecnologia seja utilizada em prol da organização e agilidade dentro das empresas. Tendo isso em vista, vamos falar sobre os 5 principais benefícios da virtualização de servidores.

Antes de tudo, é importante que você saiba que esse tipo de técnica já é utilizada há muitos anos e que sua notoriedade vem crescendo de maneira exponencial.

Isso acontece por conta da necessidade de organizar documentos, tarefas e afins. Além de tornar os processos mais claros, objetivos e simplificados.

Nesse artigo mostrarei as 5 melhores vantagens da virtualização de servidores para que você saiba exatamente como usar esse serviço, e descubra como ele poderá lhe ajudar de forma expressiva nas tarefas do dia a dia. Vamos à elas?

virtualização de servidores

Conceito e 5 benefícios da Virtualização de Servidores

Virtualização se dá pela instalação de um sistema operacional numa máquina que divida o hardware em diversos servidores virtuais. Esse é o sistema operacional conhecido como Hypervisor.

Quando um servidor é comprado, normalmente vem com um Hardware além do necessário. Esse é um hábito adotado pelo mercado há anos, que tem intenção de “proteger o investimento”.

Isso porque a reinstalação e troca de um servidor demandam grande trabalho e geram custos atrelados a estas mudanças. Além disso, há risco de perda de dados.

Antigamente calculava-se no ROI (Return On Investment) do projeto um custo para manter esse hardware a mais que ficaria ocioso. Assim, se fosse necessário utiliza-lo, o hardware já estaria pronto para o caso de a empresa crescer e os sistemas demandarem mais recursos.

Com a virtualização de servidores, este cenário mudou.

O hardware, que antes era predominantemente ocioso, passa a ser aproveitado. Agora é possível separar partes desse hardware virtualmente e dedicar esses recursos para cada máquina virtual, aproveitando-o em sua totalidade.

Parece confuso, mas é muito simples. 

O hardware é dividido em diversas fatias para que o tamanho e a capacidade sejam ampliados. Tudo isso de forma a oferecer uma performance mais satisfatória de acordo com a necessidade do usuário.

Esse processo apresenta benefícios imediatos às empresas que o adotam e por isso tem se tornado cada vez mais popular.

Independente do porte do seu negócio, você deve conferir a seguir as 5 melhores vantagens da virtualização de servidores, e veja porque essa pode ser a solução para o seu empreendimento.

1 – Economia de energia:

Se você sofre com altas taxas de gasto de energia, a implantação da virtualização de servidores ajudará muito.

Esse processo permite manter diversas aplicações em atividade em um mesmo hardware, dispensando a necessidade de diversas máquinas ligadas.

2 – Centralização de tarefas:

Com a virtualização de servidores, você notará uma redução no tempo de manutenção de seus recursos.

As chamadas máquinas virtuais são versáteis e podem ser modificadas rapidamente através das plataformas sem grandes dificuldades e com muito mais segurança sobre os dados.

3 – Economia de espaço físico:

Você já quebrou a cabeça para preparar todo o ambiente de forma que caibam todas as coisas e que tudo fique bem distribuído? Já teve dificuldades para encontrar um lugar para se instalar por conta do tamanho do local?

Então, sem dúvidas, esse é um dos pontos mais importantes a ser considerado.

Com a unificação das execuções de servidor em um mesmo local, o departamento de TI não precisa de várias máquinas e um espaço muito amplo para funcionar.

4 – Menor gasto com refrigeração:

Outro ponto muito importante. Uma sala com diversas máquinas exige uma refrigeração de ponta para não prejudicar os equipamentos.

Com a diminuição do número de computador, você também diminui a necessidade de maquinário de refrigeração.

5 – Facilidade de migração:

Sabemos que a migração de soluções pelo departamento de tecnologia pode ser demorado e complexo.

Compromete a segurança dos dados e muitas vezes demanda um tempo que não se pode gastar.

Como resultado, esse tempo representa uma grande ameaça aos negócios. Porém, com um servidor virtualizado, você não terá esse problema.

Os processos são versáteis e podem ser facilmente modificados, migrados e alterados. Tudo isso sem o desgaste intenso de sua TI e sem a necessidade de um tempo estrondoso para faze-lo.

virtualização de servidores

Melhorar o seu departamento de TI é pensar no futuro de sua empresa

Se você ainda tem dúvidas quanto aos benefícios que a virtualização de servidores pode trazer para o seu negócio, perceba que esse é o caminho natural do desenvolvimento tecnológico.

O departamento de TI é essencial para o funcionamento de sua empresa. Uma defasagem nesse setor pode representar problemas irreversíveis para o funcionamento de seu empreendimento.

Quando você faz essa migração para o servidor virtual, você tem mais segurança, agilidade e, acima de tudo, controle sobre todas as questões que envolvem a informática da empresa.

Automatizar o fluxo de trabalho da TI é com certeza uma estratégia inteligente que representará uma grande mudança na sua lucratividade, afinal, com soluções imediatas e acesso mais rápido ao servidor, você conseguirá se concentrar em outras coisas, tendo a certeza de que tudo está funcionando de maneira harmônica.

Invista em tecnologia e torne-se mais competitivo no mercado

Independente de seu nicho de atuação, a única maneira de se manter ou mesmo conquistar a liderança no mercado é através de inovações e desenvolvimentos.

É importante que você se mantenha a par de tudo que ocorre no universo de seus negócios e conheça os recursos disponíveis para otimizar os processos.

Nesse cenário, a virtualização é essencial para prestar um serviço impecável, e que se mantenha no páreo contra a concorrência.

A virtualização não é apenas uma tendência, mas uma necessidade empresarial.

Migrando a máquina virtual do hardware atual para qualquer outro, você tem uma das maiores vantagens do mercado: agilidade.

Além disso, esse procedimento garante uma segurança muito grande a respeito dos dados contidos em cada “fatia” do hardware.

virtualização de servidores

Enxergue as vantagens da virtualização de servidores e aposte em um futuro promissor.

Percebendo as principais vantagens da virtualização de servidores, você perceberá o quanto esse processo será útil em sua empresa.

Pense nesse como o primeiro passo para chegar ao cloud computing, tão desejado e tão importante no desenvolvimento de qualquer corporação, além de ser o futuro natural da tecnologia.

Para saber mais a respeito de backup em nuvem, não deixe de acessar nosso artigo e veja os 3 principais motivos de ter um backup em nuvem

Com o departamento de TI mais envolvido e engajado, você terá resultados mais rápidos e soluções assertivas para quaisquer problemas técnicos que venham a surgir.

Então aproveite as vantagens da virtualização de servidores e comece agora mesmo a pensar na unificação de alguns processos. Pense no quanto esse tipo de organização ajudará a manter a sua empresa em pleno funcionamento.

Entre em contato conosco e fale diretamente com os profissionais mais capacitados de TI para sanar todas as suas dúvidas e encontrar soluções para sua empresa.

Não deixe de responder nossa breve pesquisa e entre em contato conosco. Estamos aguardando você!

E-mail: Telefone: +55 (11) 5572.0044
Horário de Atendimento: 8h30 às 18h00
Horário de Atendimento | Servidores e Storages: 24x7x365

Siga-nos