5 Problemas Comuns em empresas que não possuem Suporte de TI

suporte-de-ti
 Tempo de leitura: 4 minutos

Possuir um negócio sem o uso da internet nos dias de hoje é uma missão impossível. Seja na divulgação da empresa ou na própria administração, não vivemos mais sem a ajuda da tecnologia. 

Com o auxílio de nossas máquinas, smartphones, tablets e gadgets tornamos as tarefas do dia a dia mais fáceis de serem cumpridas. 

E mesmo com todos os benefícios da tecnologia é inegável que, lidar com toda essa tecnologia não é uma tarefa tão simples assim. E daí se torna cada vez mais importante a contratação de um suporte de ti. 

 Portanto, se você ainda não foi convencido disso, vou te provar com 5 razões que uma empresa que não possui suporte de ti poderá ter sérios problemas. Veja abaixo:

Quais são os problemas que empresas que não possuem Suporte de TI passam?

1. Mais gastos /Problemas surpresa

O uso de máquinas sem verificação de segurança, atualizações de sistemas, antivírus ou backup – todos esses gerenciados pela equipe de suporte de ti – pode levar a problemas surpresas, como máquinas e servidores travados e congelar a força de trabalho.

Sem contar que, problemas surpresa levam a CUSTOS SURPRESA!  

Equipamentos tecnológicos são um investimento alto para as empresas e o cuidado no uso deve ser primordial.  Até porque sua principal atividade é melhorar o fluxo de trabalho de toda a equipe.

Trabalhar com manutenção preventiva é uma vantagem competitiva para as organizações. Seja por questões financeiras, quanto em relação à produtividade. Que, inclusive, é um dos fatores importantes quando falamos em problemas de não possuir suporte de ti. 

2. Menos produtividade

Ter máquinas paradas, problemas com conectividade e internet lenta, máquinas com vírus são alguns dos fatores para a diminuição da produtividade da equipe. 

Além de uma gestão eficiente voltada ao conforto dos colaboradores, os instrumentos de trabalho são elementos importantes para um bom rendimento.

A falta de equipamentos com as configurações específicas pode prejudicar o ambiente. Supondo que sua empresa seja voltada à construção e arquitetura, o uso da ferramenta Autocad é imprescindível, e pelo fato de ser um programa com funcionalidades pesadas, o uso de uma máquina dedicada é importante. O mesmo para empresas que utilizam softwares Adobe. 

Se não há um suporte de TI para identificar as melhores configurações e realizar manutenções necessárias, a máquina apresenta lentidão, e a equipe apresenta menos rendimento. 

3. Problemas com segurança (e com a lei)

Além dos problemas citados acima, os problemas de segurança podem atrapalhar os departamentos como um todo e até te trazer implicações com a lei.

O uso de boas práticas recomendado pelo suporte de ti fazem o ecossistema da empresa funcionar. Algumas dessas ações são: 

  • Fazer manutenções periódicas em máquinas;
  • Verificar se o antivírus e firewall estão bem configurados;
  • Configurar permissões de acessos; 
  • Utilização de backup em camadas e manutenção desses; 

Além do mais, caso sua empresa não tenha a definição de segurança como um ponto importante, pode sofrer prejuízos. 

Com a vigencia da Lei Geral de Proteção de Dados, se qualquer vazamento ou uso de dados sem consentimento forem notados pela ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), multas que podem chegar a 50 milhões de reais serão aplicadas.

Segurança com Suporte de TI

4. Falta de visão estratégica

Além de tarefas do dia a dia, o Suporte de TI é um aliado ao tomar decisões em sua empresa. Unido ao planejamento estratégico, a área é responsável por fazer controle dos ambientes e objetividades.

Por isso, a falta de atenção – e investimentos necessários – na área pode fazer com que os responsáveis optem por práticas não recomendadas que, posteriormente, trarão problemas.

É como aquele ditado diz: “tapar o sol com a peneira”.

Ao manter seus processos, tarefas e equipes online, surge uma visão macro de todas as ações realizadas, quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Ou como costumamos chamar, a famosa análise SWOT

5. Um negócio pré-histórico

Afinal, em meio a uma transformação digital, e diversas tecnologias presentes no mercado, não ter um suporte de ti faz da sua empresa um verdadeiro negócio pré-histórico. 

O que pode ser uma grande ameaça, afinal, em todos os departamentos a tecnologia tem avançado e revolucionado a forma de fazer negócios. Desde o departamento de vendas ao de operações. 

Negar o uso da tecnologia – e seu suporte – é um tiro no pé, visto que cada vez mais pessoas estão online e a forma em que as empresas estão crescendo mudou muito. 

Empresas pré-históricas sem suporte de ti

Contrate um Suporte de TI! 

Em conclusão, percebemos que, a falta de suporte de ti e atenção à área de tecnologia como um todo pode ser um grande problema para a sua empresa. 

E queremos chamar a sua atenção para essa mudança, pelo bem do seu negócio. 

Você pode contratar o suporte de ti por meio de uma equipe interna ou terceirizada. Vale ressaltar que cada empresa possui demandas específicas e precisa identificá-las para entender quais áreas serão contratadas. 

Não deixe essa mudança para depois. Se precisar de ajuda, pode contar conosco!

Comente aqui o que achou desse conteúdo e se você já passou por algum desses problemas.