5 cuidados ao escolher empresas de informática

 Tempo de leitura: 3 minutos

Como toda ação de grande importância que acarreta em mudanças, o impacto pode ser grande e ninguém quer que sejam negativos. Todos querem que os riscos sejam os menores possíveis. Por isso, quanto maior o impacto, maior o cuidado na hora da tomada de decisão e das pesquisas. Com empresas de informática não seria diferente.

É uma decisão que definirá a qualidade do andamento das atividades e o alcance dos objetivos planejados. O que consequentemente impacta no posicionamento da empresa no mercado.

Neste artigo você verá 5 cuidados na hora de escolher empresas de informática para sua empresa. Vamos lá?

Segurança da informação

Uma das maiores preocupações é em relação a segurança. O que você entende por segurança da informação? Para complementar sua leitura, entenda quais são os princípios básicos da segurança da sua informação. Você pode conferir mais informações na categoria SEGURANÇA em nosso blog.

1- Confidencialidade

Algumas informações demandam acesso e atualização restrito a pessoas autorizadas e credenciadas. Isso exige mecanismos de segurança de qualidade de TI, como firewalls, para barrar e registrar qualquer tentativa de acesso não autorizado.

Contrato de confidencialidade

Apesar da proteção do registro no INPI, é necessário tomar cuidados para que os segredos não sejam violados.

Internos ou terceirizados, há colaboradores da empresa vinculados à área de TI que em alguns casos possuem acesso a informações sigilosas que precisam conservadas.

Nesse caso, a empresa de informática pode preservar a segurança da sua informação por meio de um contrato de confidencialidade envolvendo todas as pessoas que conhecem e acessam suas informações sigilosas.

Esse contrato deve ser redigido considerando os requisitos legais aplicáveis à organização e eventuais acordos desse gênero onde pactua com clientes, fornecedores, prestadores de serviços e parceiros.

empresas de informática

2- Confiabilidade

Confiabilidade em TI está além de fidedignidade. Para chegar neste ponto, engloba um conjunto de boas práticas para serem aplicadas na infraestrutura, operação e gerenciamento de serviços de TI. Confira nosso artigo 5 formas de aumentar sua confiabilidade em TI e para agregar ainda mais, preparamos um artigo sobre 7 benefícios e como melhorar o gerenciamento de serviços de TI. Confiabilidade em TI envolve qualidade e disponibilidade.

Sabendo dessas preocupações em relação a segurança, fique de olho nesses quesitos na hora de escolher empresas de informática.

empresas de informática

3- Empresas de informática precisam de regras bem definidas

É necessário que informações críticas sejam identificadas ao mesmo tempo em que as regras de negócio no que diz respeito ao acesso, manutenção (inclusão, alteração, exclusão) e tempo de guarda sejam estabelecidas de forma criteriosa para que a segurança seja garantida dentro do apresentado.

empresas-de-informatica

4- Gestão de Continuidade de Negócios (GCN)

Todos estão vulneráveis a eventos adversos, sejam desastres naturais, explosões, incêndios, fraudes financeiras, falhas nos sistemas informatizados e várias outras.

Se ocorrer uma perda de informações, não há garantias de continuidade do negócio. Essas informações podem ser dados dos clientes, produtos, parceiros, transações e outras informações fundamentais para o funcionamento da empresa. A perda de dados pode ser um prejuízo sem volta.

Os planos traçados pela GCN deve permitir amenizar ou evitar totalmente os impactos negativos que possam ser causados. Exemplo: paralisações na produção, perdas financeiras e danos à imagem do negócio.

A Gestão de Continuidade de Negócio prioriza ações preventivas para eliminar cenários de riscos e ações de resposta rápida caso ocorram eventos de risco.

empresas-de-informatica

5- Necessidades e fórmula mágica

Parece óbvio, mas não podemos esquecer que é fundamental identificar os problemas que serão resolvidos pela empresa de informática. Só assim é possível explicar corretamente ao profissional a sua necessidade e poder cobra-la pelos resultados esperados.

Além disso, não existe fórmula mágica ou milagre de controle 100% das ameaças à segurança da informação, pois os softwares e hardwares estão em constante evolução e inovação, assim como as ameaças. É importante não cair nesse tipo de ilusão caso empresas de informática prometam essas coisas.

empresas-de-informatica

O artigo de hoje foi útil para você de alguma forma? Então não deixe de assinar nossa Newsletter para receber mais conteúdos informativos que irão ajudar você e sua empresa a crescerem cada vez mais. Compartilhe em suas redes sociais para mostrar que você é uma pessoa engajada no assunto.

Gostaria de receber um Fast Consulting gratuito na sua empresa? Preencha nosso Formulário de Contato para mais informações.

Siga-nos