5 ferramentas para amenizar o impacto da falta de tempo
Conforme pesquisa da ISMA-BR, 62% dos brasileiros sofrem com a falta de tempo por conta do excesso de tarefas e obrigações.
Essa falta de tempo pode prejudicar sua vida em diversos sentidos, seja no pessoal, profissional ou até mesmo sua saúde, você pode desenvolver problemas com:
– Coração;
– Depressão;
– Sono;
– Ansiedade.
Porém, nem sempre realmente estamos sem tempo, as vezes, estamos sem prioridade ou interesse. Logo, o problema pode estar no interesse e na prioridade. Atualmente, como está a sua prioridade? Qual é o seu maior interesse?
A distribuição do tempo de acordo com nível de interesse e prioridade são fundamentais para uma boa saúde mental e para um bom desempenho profissional.
Muitas pessoas possuem problemas pela falta de priorização de tarefas. Ou seja, essas pessoas não classificam o que precisa ser feito, tampouco em ordem de importância.
Como dizia Steve Jobs, para você focar plenamente no que é mais importante, você precisa estar disposto a recusar diariamente uma infinidade de propostas e oportunidades tentadoras.
A internet proporciona ferramentas que colaboram(e muito) na administração do tempo. Não só por isso, a internet é cada vez mais usada em todos os setores das empresas, desde setor operacional ao setor de gestão, pois proporciona facilidade nos processos de comunicação.
Antes de listar algumas ferramentas que colaboram na administração do tempo, vamos refletir um pouco?
Reflexão
Vamos fazer uma reflexão acerca de uma vida sem tempo.
Se estou sempre sem tempo, como será minha relação e contato com meus fornecedores? Como irei desfrutar do melhor atendimento possível se não tenho tempo para manter uma relação de parceria? Como farei análises e contratos?
A dica já foi dada acima: crie tempo para si mesmo.
Se você não tiver disposição para tentar utilizar uma ferramenta de gestão de tempo, você pode fazer de outras formas, contanto que a coisa certa seja feita, é o que importa.
Pode ser anotação no papel, no bloco de notas, numa planilha do excel, o importante é fazer um levantamento das tarefas do dia focando nas ocupam mais tempo, dar notas de prioridades para essas tarefas e a partir daí começar a gerir seu tempo.
Isso é o CORE da sua empresa. Ao fazer isso, você não está fazendo somente por você, mas também para todo setor(ou mais) da sua empresa. Os resultados virão de forma garantida!
Além disso, já parou para pensar nas pequenas coisas que as pessoas não costuma dar atenção no dia a dia? O quanto essa pequena atenção pode custar no longo prazo?
Ao adiar e retardar uma ligação ou um e-mail, o que está deixando de ser ganho com isso? As vezes, essa ligação ou esse e-mail pode ser uma solução para um dos problemas de falta de tempo, mas sequer uma chance foi dada para saber sobre isso.
Lembre-se: Não deixe para depois ou para amanhã a não ser que tenha algo com maior prioridade agora.
5 ferramentas que irão ajudar a administrar o tempo
Remember the Milk
Essa é uma das ferramentas de gestão que mais se destacam. Além de ser gratuita, o Remember the Milk cria tarefas e possibilita sincronizá-las ao e-mail e a outras plataformas, o que deixa tudo mais flexível.
Remember the Milk possibilita a divisão em diversas categorias e agendamentos diários em diferentes horários.
RescueTime
Essa ferramenta não é necessariamente para quem tem pouco tempo, mas caso você seja uma pessoa com costume de procrastinação, a RescueTime é uma excelente opção.
A RescueTime permite bloquear parcialmente ou totalmente sites e aplicativos que tornam seu tempo improdutivo, aumentando a harmonia entre trabalho e navegação na internet. É muito utilizada por pessoas que trabalham home office.
Runrun.it
Alguns recursos são muito semelhantes aos do Trello, porém, a Runrun possui a contagem do tempo para a realização dessas tarefas. Além disso, ela permite identificar o que é necessário acontecer para que uma tarefa possa ser iniciada ou entregue.
Exemplo: Só pode iniciar o projeto X quando o layout de Y estiver pronto.
Asana
Com funções parecidas com a Run Run, o design da Asana é bastante fácil e intuitivo, sem segredos e é facilmente usada por qualquer pessoa!
Todoist
Com um design clean, Todoist proporciona trabalhar com tarefas, subtarefas, projetos e subprojetos, sem contar que há opções de notificações e gráfico de produtividade que podem ser muito úteis.
Se essas dicas foram úteis para você, não deixe de compartilhar para que mais pessoas possam ter essas informações.
Comentários, críticas e sugestões são sempre muito bem vindos. 🙂
Assine nossa Newsletter para receber as novidades e informações interessantíssimas do mundo da tecnologia!