A Transformação Digital chegou para revolucionar pequenos e médios negócios. Veja como fazer parte dessa mudança:
Destinado à empresas que desejam otimizar processos, a transformação digital é um procedimento para solucionar problemas, inovar em decisões estratégicas e trabalhar o branding das empresas.
Cada vez mais presente no dia a dia, a tecnologia é um passo fundamental para a transição de uma empresa ao processo digital. Para alguns, aparenta ser algo inalcançável por conta da realidade de pequenas e médias empresas. Mas é justamente ao contrário: a transformação digital veio para trazer a inclusão.
A pandemia causada pelo novo Coronavírus foi um divisor de águas ao se tratar de preparo de organizações em relação a imersão no mundo digital, trazendo um diferencial para aqueles que já possuem uma estrutura. Mas por outro lado, empresas antes não preparadas tiveram a chance de fazer essa “adequação”, que não foi importante apenas para esse momento de crise e incerteza, mas para o futuro do negócio.
A transformação digital veio para revolucionar negócios B2B e o primeiro passo para iniciá-la é: mudar a cultura da sua empresa.
Ao ter o entendimento que negócios digitais estão cada vez mais presentes no dia a dia de consumidores – e o número de adeptos ao mundo de compras online irá aumentar cada vez mais -, a implantação de tecnologias e processos se torna cada vez mais clara e objetiva.
Sumário
Mudança no comportamento de compra
É certo que os consumidores realmente mudaram seus hábitos quando se fala de negociações, integração de dados, relacionamento com fornecedores e claro, suas compras.
Para otimizar tempo e aumentar a produtividade, muitas vezes funções como essas, são realizadas diretamente por um dispositivo inteligente.
Daí a importância de estar presente no mundo digital.
Mais de 66 mil buscas são feitas no Google por segundo no mundo. Você já parou para pensar o quanto isso influencia no fortalecimento da sua marca e nas suas vendas? Muito!
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, a maioria dos clientes que compram em canais offline são influenciados pelos canais online.
Uma empresa presente no mundo digital, terá maior possibilidade de ser encontrada, conhecida e virar referência!
E independente do ramo da sua empresa ou do seu tipo de consumidor, a imersão no mundo digital fará diferença.
Além dessa mudança ser essencial para uma nova estratégia de marketing e comercial, a transformação digital será um diferencial para todas as demandas internas da sua empresa.
Mudança que veio para ficar
Não necessariamente a transformação digital será o segredo para o aumento de suas vendas, mas as vezes, é somente isso que falta para alavancá-las. Afinal, esse processo será vital se você pretende fazer sua empresa crescer.
A questão principal é: muitos processos antes utilizados se tornaram obsoletos e precisam ser mudados para que a organização não perca o timing de clientes, tenha problemas de estoque ou até questões financeiras. Então de fato, a transformação digital veio para ficar.
Transformação Digital para B2B
Independente do tipo de consumidor que sua empresa possui – seja B2B, B2C, B2B2C, etc – é fundamental a criação de uma estratégia para alcançar as pessoas que precisam conhecer sua marca.
Para isso, o Marketing Digital é trabalhado de diferentes formas para que sua empresa alcance o objetivo esperado.
A forma em que sua marca utiliza estratégias para criar engajamento online vai fortalecê-la. Além disso, existem outras variáveis que irão constituir esse fortalecimento.
Canais de e-commerce
Além de utilizar canais de e-commerce como catálogo, é interessante que a empresa traga ao visitante uma experiência agradável para que haja conversões e, por fim, vendas.
Como fazer isso? Por meio de coleta de dados e análise desses. Outro benefício garantido pela transformação digital.
São diversas as formas onde a transformação digital será um diferencial para a organização.
Canais online para serviços B2B
Para negócios que comercializam serviços ou bens imateriais, a transformação digital é igualmente importante, afinal, é por meio da presença digital e criação de conteúdos relevantes direcionados ao seu público alvo que haverá fortalecimento da marca.
Então, faça o uso de tecnologias que estão ao seu alcance para garantir que seu consumidor te conheça, crie relacionamentos e vire referência no seu core business.
Riscos de não se adequar
Vimos nesse conteúdo a importância de trazer sua empresa para o mundo digital e algumas vantagens.
Como foi dito, essa mudança veio para ficar, e futuramente estaremos numa imersão digital ainda mais profunda.
Então, por mais que você tenha uma empresa consolidada através de táticas offline considerando relacionamentos com clientes e fornecedores, processos internos, processos de logísticas, financeiro, etc., busque a inovação!
Visto que, o mundo está constantemente mudando e nós também. Nossos relacionamentos, maneiras de compra, projeções em cima de marcas, acesso a informação, entre outras coisas.
E se você, ou sua empresa, ficam para trás no quesito de conexão ao mundo digital, seu negócio passa a se tornar obsoleto.
Não deixe que isso aconteça e interaja com seus clientes, fornecedores, colaboradores e também com consultorias de negócios para que sua empresa obtenha crescimento nessa nova era.
Como a TI pode te ajudar na Transformação Digital?
Se adequar a uma nova realidade pode ser difícil para pequenas e médias empresas. Para auxiliar no processo de transformação digital, o departamento de TI estará ao seu lado para dinamizar essa mudança. Além de ser crucial.
Como muitas mudanças provém da evolução da tecnologia, a presença de especialistas que estão ligados em tendências será um diferencial para a renovação da empresa como um todo. Alguns itens da transformação digital já tem batido na porta das empresas e outros tem forte propensão para os próximos anos.
Para que sua empresa já tenha essa consciência e busque maneiras de encaixar essas tecnologias no planejamento de inovação conheça alguns dos principais itens:
Computação em Nuvem
A Computação em Nuvem já é uma realidade comum no dia a dia das pessoas e das empresas. Por ser versátil, mais econômica e bem eficaz, muitos negócios já aderiram ao seu uso.
Pode ser usado em formato de:
- Aplicação: Como monitorização, conteúdo, colaboração, comunicação, finanças, etc
- Plataforma: Base de dados, armazenamento de objetos, filas, motor de execução, etc
- Infraestrutura: computação, armazenamento, rede.
Inteligência Artificial
Parece ainda distantes das pequenas e médias empresas, mas já existem soluções de Inteligência Artificial para os diversos tamanhos de negócios. E até iniciativas para microempreendedores estão chegando no mercado, como o Mentor BI, projeto realizado pelo empreendedor paranaense Carlos Eduardo Colenetz.
Seu uso é vantajoso no momento da análise de dados e busca de oportunidades de vendas num ecommerce, por exemplo. Para que acredita que o uso desse tipo de tecnologia se limita a negócios online, está enganado.
A Inteligência Artificial – que ainda não é muito utilizada no Brasil – está presente em setores como indústrias, varejistas, ramo de serviços, hoteleiros, farmacêuticos, e até no esporte há um impacto.
Internet das Coisas
Para aqueles que ainda não tem familiaridade, A Internet das Coisas possui mecanismos inteligentes para manutenção da rotina. E no comércio, auxilia para entender o comportamento do consumidor e criar ambientes prazerosos no ambiente online.
Essa tecnologia pode ser utilizada para diversos setores e para diversas funcionalidades, desde o nível operacional ao nível tático para a tomada de decisões. A Internet das Coisas tem um impacto muito grande no futuro dos negócios.
Data Analytics
O Data Analytics é uma ferramenta imprescindível nos dias de hoje. Afinal: a quantidade de dados tem crescido muito e a tendência é aumentar cada vez mais!
Esse princípio se refere à uma tecnologia SaaS (Software as a Service) que auxilia na análise de uma grande quantidade de dados – que são coletados por ferramentas como Google Analytics, Excel, CRMs, ERPs, etc – para auxiliar na interpretação desses dados para a tomada de decisão mais assertiva.
Essa tecnologia já é muito comum nas empresas e utilizada por muitos profissionais de marketing. E, na realidade, empresas que ainda não utilizam esse tipo de ferramenta, já estão ficando para trás.
Entenda que: não é tarde demais, mas é importante que sua empresa comece a utilizar os dados concedidos o mais rápido possível! Assim, a organização terá aproveitamento total de todas as oportunidades de negócio.
Conclusão
Vimos nesse conteúdo o quão importante a transformação digital é para um negócio atualmente. E a transição para para o mundo digital e a novas tecnologias não é um monstro de 7 cabeças!
É de suma importância que a empresa esteja antenada a esse tipo de mudança e vá tentando se adequar no seu tempo. Por mais que pareçam investimentos fora da realidade, o mercado está sempre se atualizando de ferramentas e trazendo opções mais viáveis ainda mais para pequenos e médios negócios.
Não deixe que sua empresa fique para trás e conheça essas tecnologias, faça parte do mundo digital e se torne presente.
Se precisar de ajuda, pode contar conosco!
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