Coronavírus: prepare sua empresa em caso de Home Office!

coronavírus
 Tempo de leitura: 5 minutos

Com a progressão alarmante do Covid-19, o novo Coronavírus, o mundo está em estado de alerta. Fazendo com que medidas emergenciais sejam tomadas pelos governos e grandes empresas. Quarentenas, eventos adiados, centros comerciais fechados, diminuição de pessoas na rua, escolas fechando, empresas optando por home office…

Como o avanço dos casos na Europa, as medidas de emergência já têm sido tomadas lá, pois, de acordo com a OMS, o continente passa a ser o novo epicentro da pandemia (até o momento onde o artigo foi escrito).

Já no Brasil, especificamente na Grande São Paulo, há uma previsão de 45 mil casos de coronavírus nos próximos 4 meses, de acordo com o professor titular de cirurgia torácica da USP, do HC e do Incor, Fábio Jatene. O cenário está em mudança muito rápida e ainda é difícil identificar a progressão dos casos da doença. E exatamente por conta disso, a população e os governos estão incentivando a quarentena voluntária. Afinal, o vírus é altamente contagioso e nesse momento, é a melhor opção a se tomar.

Mas não fique em pânico! É importante lembrar que o novo Coronavírus tem baixa taxa de mortalidade – no entanto com dados pouco conhecidos, é importante seguir as orientações dos órgãos de saúde! – e caso haja os devidos cuidados e prevenção adequada, o contágio se torna menor. Veja o institucional disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

Entretanto, uma das principais orientações é evitar aglomerações! Por conta disso, muitas empresas estão optando pelo Home Office. Aqui vamos mostrar algumas necessidades básicas para que o trabalho da sua empresa não seja tão comprometido! Veja abaixo as principais necessidades e algumas ferramentas possíveis:

ACESSO EM NUVEM

Uma das ferramentas mais importantes nesse tipo de caso é o Office 365. Como todos conhecem e provavelmente utilizam, as ferramentas do pacote office – como Excel, Word, Power Point – são as mais utilizadas no dia a dia do meio corporativo. E graças a Microsoft, o acesso é possível de qualquer local e qualquer dispositivo.

Isso sem mencionar plataformas como o SharePoint, que age como uma ferramenta de aplicação, basicamente uma intranet empresarial, faz a gestão de conteúdo, e promove o trabalho em equipe por meio de portais colaborativos, além de outras funcionalidades da ferramenta.

O Microsoft Teams também servirá de apoio em casos de home office, pois serve de auxilio para integração da equipe, tem disponibilidade de chat, vídeo chamadas e compartilhamento de arquivos. E nesse momento, ferramentas para comunicação são imprescindíveis!

Muitas organizações tem buscado esse tipo de ferramenta, e uma dúvida que tem persistido são os prós e contras em relação ao Microsoft Teams e o Zoom, por isso faremos um rápido review sobre elas.

Microsoft Teams X Zoom

Ambos são bons aplicativos e tem diversas funcionalidades importantes. A principal diferença é que o Teams não é só uma ferramenta para vídeo chamadas mas se consiste em um ambiente virtual totalmente preparado para que haja integração entre uma equipe.

Com possibilidade de compartilhamento de arquivos, possibilidade de acesso remoto, agendamento de eventos, acompanhamento de atividades, entre tantas outras funções, o Teams é a ferramenta que mais se enquadra em relação a um Modern Workplace.

A razão pelo qual fizemos esse adendo no artigo, foi por conta das recentes falhas de segurança e privacidade que a plataforma Zoom sofreu. O que torna o aplicativo menos confiável, ainda mais se tratando do ambiente corporativo.

Caso tenha interesse de contratar uma ferramenta confiável para um ambiente corporativo, nos contate, estamos dando prioridade para auxiliar as empresas nesse momento delicado.

VPN

Ao conectar a uma VPN (Virtual Private Network), você passa a ter acesso a rede e todos os dados da sua empresa. De forma que as informações necessárias se tornam disponíveis, como acesso à servidores e pastas compartilhadas, de qualquer lugar e de maneira fácil e rápida. Como o acesso à VPN é realizado via Internet, é importante ter um firewall para bloquear possíveis ameaças e evitar riscos nesse momento.

ATENÇÃO!!!

Caso não haja os devidos cuidados, VOCÊ E SUA EMPRESA CORREM RISCOS DE SEGURANÇA ALÉM DO CORONAVÍRUS!! Malwares, ransomwares – aqueles que criptografam seus dados e os roubam para que você não tenha mais acesso, falamos deles aqui – , vazamento de dados caso a conexão não seja criptografada, são alguns desses.

Algumas empresas costumam seguir o caminho mais fácil, não fazem uso de VPN e nem fazem a configuração correta do firewall – como a utilização do firewall de borda com controle de acesso, que irá criptografar seus dados e consequentemente garantir mais segurança em seus dados e arquivos – , de forma que fazem acessam apenas de forma remota pela abertura de uma porta RDP (ou Windows Remote Desktop Protocol – uma ferramenta que permite realizar acesso remoto de uma máquina para outra). Não corra esse risco!!!!

NÃO TENHA MAIS PROBLEMAS COM TI!
Tenha a segurança que precisa e foque onde realmente importa: no seu core business

Além do mais, já ressaltamos a importância de ter seus servidores atualizados e devidamente licenciados com as ultimas versões de update, para evitar possíveis brechas de segurança.

Outro ponto importante a se considerar é que do lado do usuário pode haver falhas de segurança que já foram exploradas por hackers e estão somente a espera de informações importantes para agir de forma maliciosa.

COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS

Nesse momento, muitas empresas irão fazer a utilização de nuvens não corporativas para dar acesso à arquivos aos funcionários que estão em home office graças às quarentenas recomendadas pelo governo por conta do coronavírus. E isso é um ponto de alerta pois: pode ser outra brecha na segurança da organização. Afinal, pode acarretar em qualquer tipo de ameaça que já esteja presente na máquina do usuário – ainda mais se for uma máquina de uso pessoal e sem acesso à antivírus corporativo e protocolos de segurança.

A falta de planejamento causada pela urgência das decisões tomadas, pode ocasionar no usuário fazer a sincronização de pastas e/ou arquivos sem necessidade, levando a ainda mais dados importantes ou até mesmo sensíveis – esses que o RH tem acesso, por exemplo – que estão relacionadas a privacidade de dados , passarem por uma possível brecha de segurança!

TODO CUIDADO É POUCO

É essencial que as organizações tenham todo o tipo de cuidados, pois os ataques cibernéticos tendem a aumentar nessas determinadas crises. Pessoas com má índole estão sempre em busca de vulnerabilidades para agir.

SOBRE O CORONAVÍRUS

É importante que todos tomem os devidos cuidados, sigam orientações dos Ministérios de Saúde e da OMS e o mais importante: mantenham a calma. Se todos colaborarem, logo essa pandemia passará e tudo voltará ao normal!
Fizemos um informativo com dados do ministério da saúde para ajudar na prevenção!

Caso haja necessidade de ajuda para adaptar sua empresa para o home office, pode entrar em contato conosco em nosso e-mail ou telefone. Estamos constantemente trabalhando para que nossos clientes e parceiros tenham segurança em todos os aspectos de suas TI.

Siga-nos