Coronavírus: prepare sua empresa em caso de Home Office!

coronavírus
 Tempo de leitura: 4 minutos

Com a progressão alarmante do Covid-19, o novo Coronavírus, o mundo está em estado de alerta. Fazendo com que medidas emergenciais sejam tomadas pelos governos e grandes empresas. Quarentenas, eventos adiados, centros comerciais fechados, diminuição de pessoas na rua, escolas fechando, empresas optando por home office…

Como o avanço dos casos na Europa, as medidas de emergência já têm sido tomadas lá, pois, de acordo com a OMS, o continente passa a ser o novo epicentro da pandemia (até o momento onde o artigo foi escrito).

Já no Brasil, especificamente na Grande São Paulo, há uma previsão de 45 mil casos de coronavírus nos próximos 4 meses, de acordo com o professor titular de cirurgia torácica da USP, do HC e do Incor, Fábio Jatene. O cenário está em mudança muito rápida e ainda é difícil identificar a progressão dos casos da doença. E exatamente por conta disso, a população e os governos estão incentivando a quarentena voluntária. Afinal, o vírus é altamente contagioso e nesse momento, é a melhor opção a se tomar.

Mas não fique em pânico! É importante lembrar que o novo Coronavírus tem baixa taxa de mortalidade – no entanto com dados pouco conhecidos, é importante seguir as orientações dos órgãos de saúde! – e caso haja os devidos cuidados e prevenção adequada, o contágio se torna menor. Veja o institucional disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

Entretanto, uma das principais orientações é evitar aglomerações! Por conta disso, muitas empresas estão optando pelo Home Office. Aqui vamos mostrar algumas necessidades básicas para que o trabalho da sua empresa não seja tão comprometido! Veja abaixo as principais necessidades e algumas ferramentas possíveis:

ACESSO EM NUVEM

Uma das ferramentas mais importantes nesse tipo de caso é o Office 365. Como todos conhecem e provavelmente utilizam, as ferramentas do pacote office – como Excel, Word, Power Point – são as mais utilizadas no dia a dia do meio corporativo. E graças a Microsoft, o acesso é possível de qualquer local e qualquer dispositivo.

Isso sem mencionar plataformas como o SharePoint, que age como uma ferramenta de aplicação, basicamente uma intranet empresarial, faz a gestão de conteúdo, e promove o trabalho em equipe por meio de portais colaborativos, além de outras funcionalidades da ferramenta. O Microsoft Teams também servirá de apoio em casos de home office, pois serve de auxilio para integração da equipe, tem disponibilidade de chat, vídeo chamadas e compartilhamento de arquivos.

Caso não tenha a assinatura dessa ferramenta nos contate, estamos dando prioridade para auxiliar as empresas nesse momento delicado.

VPN

Ao conectar a uma VPN (Virtual Private Network), você passa a ter acesso a rede e todos os dados da sua empresa. De forma que as informações necessárias se tornam disponíveis, como acesso à servidores e pastas compartilhadas, de qualquer lugar e de maneira fácil e rápida. Como o acesso à VPN é realizado via Internet, é importante ter um firewall para bloquear possíveis ameaças e evitar riscos nesse momento.

ATENÇÃO!!!

Caso não haja os devidos cuidados, VOCÊ E SUA EMPRESA CORREM RISCOS DE SEGURANÇA ALÉM DO CORONAVÍRUS!! Malwares, ransomwares – aqueles que criptografam seus dados e os roubam para que você não tenha mais acesso, falamos deles aqui – , vazamento de dados caso a conexão não seja criptografada, são alguns desses.

Algumas empresas costumam seguir o caminho mais fácil, não fazem uso de VPN e nem fazem a configuração correta do firewall – como a utilização do firewall de borda com controle de acesso, que irá criptografar seus dados e consequentemente garantir mais segurança em seus dados e arquivos – , de forma que fazem acessam apenas de forma remota pela abertura de uma porta RDP (ou Windows Remote Desktop Protocol – uma ferramenta que permite realizar acesso remoto de uma máquina para outra). Não corra esse risco!!!!

NÃO TENHA MAIS PROBLEMAS COM TI!
Tenha a segurança que precisa e foque onde realmente importa: no seu core business

Além do mais, já ressaltamos a importância de ter seus servidores atualizados e devidamente licenciados com as ultimas versões de update, para evitar possíveis brechas de segurança.

Outro ponto importante a se considerar é que do lado do usuário pode haver falhas de segurança que já foram exploradas por hackers e estão somente a espera de informações importantes para agir de forma maliciosa.

COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS

Nesse momento, muitas empresas irão fazer a utilização de nuvens não corporativas para dar acesso à arquivos aos funcionários que estão em home office graças às quarentenas recomendadas pelo governo por conta do coronavírus. E isso é um ponto de alerta pois: pode ser outra brecha na segurança da organização. Afinal, pode acarretar em qualquer tipo de ameaça que já esteja presente na máquina do usuário – ainda mais se for uma máquina de uso pessoal e sem acesso à antivírus corporativo e protocolos de segurança.

A falta de planejamento causada pela urgência das decisões tomadas, pode ocasionar no usuário fazer a sincronização de pastas e/ou arquivos sem necessidade, levando a ainda mais dados importantes ou até mesmo sensíveis – esses que o RH tem acesso, por exemplo – que estão relacionadas a privacidade de dados , passarem por uma possível brecha de segurança!

TODO CUIDADO É POUCO

É essencial que as organizações tenham todo o tipo de cuidados, pois os ataques cibernéticos tendem a aumentar nessas determinadas crises. Pessoas com má índole estão sempre em busca de vulnerabilidades para agir.

SOBRE O CORONAVÍRUS

É importante que todos tomem os devidos cuidados, sigam orientações dos Ministérios de Saúde e da OMS e o mais importante: mantenham a calma. Se todos colaborarem, logo essa pandemia passará e tudo voltará ao normal!
Fizemos um informativo com dados do ministério da saúde para ajudar na prevenção!

Caso haja necessidade de ajuda para adaptar sua empresa para o home office, pode entrar em contato conosco em nosso e-mail ou telefone. Estamos constantemente trabalhando para que nossos clientes e parceiros tenham segurança em todos os aspectos de suas TI.

Siga-nos