VPN - O que é, Como funciona, Funcionalidades e Vantagens

VPN
 Tempo de leitura: 5 minutos

Virtual Private Network, ou VPN é um caminho seguro entre uma rede e outra.  Fazendo com que um dispositivo se conecte a outro de diferentes lugares, por meio de criptografia de informações e dados. Ou seja, é a ferramenta que faz com que você se conecte com a rede empresarial, de casa. 

É uma ótima ferramenta que é capaz de trazer segurança ao seu home office. 

E é o que precisamos por conta do isolamento obrigatório definido pelo Governo de São Paulo. Ainda mais por conta do aumento de cibercrimes!

Ela garante

Segurança no ambiente;
Acesso de forma simplificada;

Como implementar uma ferramenta de VPN em sua empresa:

Vai depender do tipo de ambiente de TI que você tem em sua empresa. O link de internet, da quantidade de máquinas, se tem um firewall implantado…

Se você já tiver firewall, a implementação da VPN é simples. Podendo ser feita em até 2 horas por máquina. Caso não, o processo vai depender do tempo desde a aquisição, a implantação do firewall até a instalação da VPN pode durar uma semana.

É possível também realizar a implantação da VPN via roteador, mas vale ressaltar que a utilização de um firewall gerenciado pode ser mais eficaz a sua segurança e também ser configurado de acordo com as necessidades da empresa. 

VPN

Como a VPN funciona? 

A VPN funciona por meio de criptografia. Ou seja, os dados são embaralhados de forma que nenhum humano ou software consiga lê-los até que chegue ao seu destino, que no caso da VPN é levar a informação de uma rede de computadores a outra rede, onde há uma chave de descriptografia. É importante citar que o acesso necessita de internet.  

Para ser mais claro, a VPN é como um “túnel” que protege as informações para que cheguem ao destino correto de forma segura e incapaz de acesso de hackers ou malwares que busca a invasão de dados para atividades maliciosas. 

Para realizar a descriptografia de uma VPN é necessário ter um dos computadores – o emissor ou receptor – pelo qual a informação foi enviada. 

Então, por meio de protocolos de segurança, acaba sendo quase impraticável roubar a chave de criptografia e ter acesso aos dados enviados. 

Benefícios de uma VPN

O acesso da VPN após sua implantação é fácil e rápido ao usuário. Será como se ele estivesse na empresa. A VPN é certamente uma receita de sucesso e segurança para manter sua empresa em tempos de Home Office. Veja alguns dos maiores benefícios de fazer uso dela: 

1. Mais segurança

Conforme explicamos, a VPN é feita por um túnel criptografado e para que um terceiro tenha acesso à informação, é necessária a chave da criptografia. Quando há troca de dados entre colaboradores – estando esses em Home Office ou até a troca entre filiais – é comum o uso da VPN. O uso da criptografia torna o método extremamente seguro. 

2. Proteção contra ataques ransomwares

Ransomwares também utilizam a criptografia…mas para que você não tenha acesso aos seus dados e tenha que pagar um valor para tê-los de volta. 

Então ao invés de correr riscos de passar por esse tipo de sufoco, recomenda-se o uso da criptografia ao seu favor!

3. Protocolos de segurança personalizados – por meio da Firewall

Os protocolos de segurança são responsáveis pela abertura de portas e gerenciamento de túneis de acesso. 

Ou seja, ao configurar a VPN por meio de um Firewall – ou um roteador -, é possível criar protocolos de segurança para ter garantia dos tipos de acessos que são feitos. O bloqueio de determinados acessos também pode ser feito, tudo vai depender da política da empresa.

Para entender o conceito: Normalmente uma empresa tem diferentes níveis de acesso de funcionários que têm acesso a dados sensíveis – como o departamento de RH ou o Financeiro – a funcionários que têm acesso a sua pasta somente. 

Isso é um tipo de protocolo de segurança realizado pelo Firewall e manter a configuração mesmo durante o acesso remoto do colaborador. Existem outros tipos de protocolos que podem auxiliar de diferentes maneiras.

4. Maior produtividade aos colaboradores

Um medo comum entre os gestores é a queda de produtividade do colaborador ao iniciar o regime home office… Mas não necessariamente, por estar em home office, o rendimento cai. Isso dependerá de diversos fatores…Alguns são impossíveis de controlar,outros podem ser gerenciados como o acesso a determinadas páginas – como as redes sociais ou Netflix- no horário de trabalho. É opcional, mas é possível o bloqueio de determinadas páginas. 

Home Office

Contudo gostaríamos de salientar que bloquear todos os acessos do colaborador durante um regime home office não vai garantir aumento na produtividade. Isso é apenas uma opção.

Quer aumentar produtividade? Veja esse post: ⬇️

COMO AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DOS SEUS COLABORADORES EM HOME OFFICE EM 6 PASSOS

Um ponto positivo a se pensar nesse momento, é a flexibilidade que a empresa passa a ter ao adotar esse tipo de regime, por meio acesso via VPN. Afinal, vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e em grandes cidades como São Paulo, por exemplo, nem sempre é viável o deslocamento de casa ao trabalho todos os dias. 

Então aderir nesse momento a esse regime talvez será um momento onde você, como tomador de decisão, poderá revolucionar o ambiente e técnicas de trabalho da sua empresa. Trazendo de fato, mais flexibilidade e produtividade a sua equipe!

5. Escalabilidade

A escalabilidade é uma capacidade de aumentar a demanda de determinada função sem congestionar um sistema. De forma que seja possível desempenhar todas as atividades de uma grande demanda de trabalho sem se prejudicar.

Num momento onde todos estão perdidos, como esse de confinamento, é possível que haja sobrecarga de determinados departamentos ou sistemas. Afinal, essa situação pegou a todos de surpresa e não houve determinado momento para a realização de planejamento. 

Ao entendermos a situação e a mudança de ambiente, a VPN será hoje uma das responsáveis por manter a escalabilidade em sua organização.

Conclusão

Talvez você ainda tenha dúvidas das medidas a serem tomadas nesse momento… É algo complicado onde não há resposta concreta, não há receita de bolo e talvez uma dor de cabeça imensa… Mas isso não significa que sua organização precisa parar, que tudo está perdido. 

A tecnologia vêm sido desenvolvida dia a dia para auxiliar em momentos de crise. Então a VPN nesse momento, pode ser uma das suas maiores aliadas. 

A BugBusterS vêm ajudando empresas com a modernização à 25 anos e estamos aqui para tirar suas dúvidas e ajudar nesse momento. 

NÃO TENHA MAIS PROBLEMAS COM TI!
Tenha a segurança que precisa e foque onde realmente importa: no seu core business

Siga-nos