Power BI como aliado na tomada de decisões!

power-bi
 Tempo de leitura: 5 minutos

Não há como não falar em Power BI quando pensamos em aliados na tomada de decisões estratégicas de um negócio.

Se você nunca ouviu falar na expressão Power BI, não se intimide! Essa é uma ferramenta poderosa e que você precisa conhecer.

Aproveite a oportunidade e entenda por completo o que é Power BI e como esse novo conhecimento pode te ajudar.

O que é Business Inteligence (BI)?

A sigla BI se refere a business inteligence, que é basicamente ter no tempo certo e para a pessoa certa os relatórios e informações necessários para tomadas de decisão.

Ou seja, são ferramentas e tecnologias que transformam os dados brutos em informações que possuem significado para a empresa e seus gestores.

O uso desse tipo de ferramenta impacta diretamente no dia a dia da empresa, pois o conjunto de softwares analisa os dados de maneira consistente e eficiente.

Já o Power BI é um software da Microsoft que concentra dados auxiliando os gestores a tomar decisões assertivas.

Isso ocorre porque a ferramenta dá acesso a todos os dados grados dentro da organização. Possibilitando que eles sejam vistos pelo gestor de forma dinâmica, o que facilita a compreensão fácil desses dados.

Com essa tecnologia é possível solucionar aquela dificuldade habitual de usar planilhas complexas. Através do Power BI o cotidiano da tomada de decisões é mais prático e baseado em dados concretos.

Que auxiliam na melhora do desempenho da empresa, uma vez que são dados obtidos a partir do próprio sistema que é alimentado por todos os setores da empresa.

O Power BI um sistema confiável e versátil

Quando falamos em software lançado pela Microsoft, a grande maioria das pessoas já sentem confiança em utilizar o Power BI.

Afinal, é a própria Microsoft a criadora de sistemas operacionais e programas com os quais a maioria das pessoas está habituada, como o pacote Office.

Com essa nova ferramenta se integrando a todas as ferramentas que já são líderes de mercado, a rotina de trabalho fica muito fácil.

Toda a equipe alimenta o Power BI com dados confiáveis e a partir disso, a gestão observa com praticidade e agilidade todas as informações que podem ser necessárias para solucionar questões cotidianas.

Com essa ferramenta você terá acesso flexível de onde estiver para que seja possível ter insights com o acesso aos dados.

É uma ferramenta de alta performance

Através da ferramenta é possível se conectar aos conteúdos salvos em nuvem, como Google Analytics, SalesForce, Facebook, Mailchimp e outros conteúdos relevantes para o trabalho.

A partir disso, o acesso de informações organizadas de maneira que a visualização seja facilitada, contribui muito para a tomada de decisões rápidas. Agregando dinamismo ao dia a dia da empresa.

Facilita a visualização de dados

Outro aspecto extremamente interessante da ferramenta é a facilidade de visualização. Atualmente, é comum que o dia a dia das empresas seja repleto de dados a serem analisados.

E a tomada de decisões requer a análise de variadas informações para que a empresa tenha sua melhor performance.

Com o uso do Power BI isso se torna mais fácil, devido ao fato de que a ferramenta possibilita a visualização e cruzamento de dados de diferentes plataformas.

Se você tem, por exemplo, uma distribuidora que envia produtos para todo o país, a ferramenta te ajuda a decidir quanto enviar para cada região.

Acessando o mapa do Brasil com os dados das vendas dos últimos meses, você conseguirá visualizar até mesmo qual loja de qual cidade vendeu mais.

Isso contribui para que a decisão da distribuidora seja mais assertiva e com isso, ocorra uma melhor performance a partir da minimização de erros.

Empresas que já usam ERP precisam desse tipo de sistema?

Na realidade, o Power BI complementará a função do ERP e vai auxiliar ainda mais na efetividade das decisões cotidianas da gerência da empresa.

Tornando a equipe administrativa muito mais bem informada e consequentemente, mais assertiva. Quando o Power BI é integrado a uma empresa que já possui um sistema de ERP e já está habituada a usá-lo, o processo é até mais natural e fácil.

A ferramenta da Microsoft não substitui um ERP por completo, assim como um ERP não é capaz de entregar a eficiência do Power BI.

O trabalho em conjunto das duas ferramentas é na verdade uma maneira de potencializar resultados da sua gestão. Se você ainda não tem um ERP em sua empresa ou precisa entender um pouco mais sobre essa ferramenta importante, veja nosso GUIA!

➡️ [GUIA] Implantação de sistemas e os cuidados necessário

Quais as vantagens de usar esse tipo de ferramenta?

Existem muitas vantagens relacionadas ao uso desse tipo de ferramenta, entre elas podemos elencar alguns aspectos principais!

1.      Auxilia no planejamento estratégico

Certamente, com esse tipo de ferramenta, além de ter acesso as informações necessárias para planejar, todas elas são analisadas pelo sistema inteligente.

Como o Power BI auxiliará no planejamento estratégico da sua empresa.

O que facilita o planejamento estratégico da empresa, contribuindo para que os dados coloquem o negócio no rumo certo.

2.      Evita falhas

Por ser um sistema que analisa informações provenientes de vários outros sistemas, o Power BI evita que sejam cometidas falhas na análise de dados.

O que aumenta as chances de a empresa atingir bons resultados. Evitando decisões que foram tomadas erroneamente baseadas em dados que não foram corretamente analisados pela equipe.

Esse tipo de falha humana é extremamente comum e leva um determinado tempo para que a equipe perceba que errou. O que faz com que a empresa possa até mesmo ter prejuízo. O erro na interpretação de dados pode ser algo letal para a empresa, podendo levar a danos financeiros. Erro que o sistema da Microsoft ajuda a evitar.

3.      É para diferentes portes de empresas

Mesmo as médias empresas podem se beneficiar desse tipo de sistema. Uma vez que o Power BI auxilia no cotidiano laboral.

Tirando parte da pressão da equipe e auxiliando nas decisões mais rápidas e assertivas por parte da gestão. Processo que evita até mesmo a necessidade de contratação a depender da demanda de crescimento do negócio.

4.      Permite melhorar a experiência do cliente

Quando a empresa analisa os dados brutos corretamente, se torna mais fácil entender seu perfil de clientes e melhorar a experiência deles.

O que certamente é fundamental para que ocorra fidelização e a empresa possa crescer a partir disso.

Power BI como aliado na tomada de decisões

De modo geral o Power BI é benéfico para as empresas de várias formas, sendo um sistema que você deveria experimentar!

Como funciona a implantação do Power BI?

A primeira coisa que deve ser feita é analisar suas quantidade de dados e entender se vale a pena utilizar essa ferramenta. O Power BI pode ser adquirido no site oficial da Microsoft ou a partir de parceiros oficiais a partir de 9.99 dólares mensais. Lembramos que fazer o uso de ferramentas licenciadas te livrará de possíveis ameaças digitais, além de garantir conformidade a sua empresa.

De fato, a implantação em si, é algo simples de se fazer e a ferramenta é interativa, então seu uso também é fácil. O importante mesmo é que exista algum profissional que irá interpretar os dados de maneira correta para garantir todas as vantagens desse investimento.

Agora que você já conheceu um pouco sobre como o Power BI irá auxiliar sua empresa a fazer parte de uma transformação digital, você já pode iniciar sua experiência!

Em conclusão, é importante que você tenha uma política de segurança para garantir que nenhum de seus dados sejam vazados e/ou comprometidos. Caso precise de ajuda com isso, ficaremos felizes em te ajudar. Para receber nosso contato, se inscreva nesse formulário e ganhe um diagnóstico gratuito do seu ambiente de TI!

NÃO TENHA MAIS PROBLEMAS COM TI!
Tenha a segurança que precisa e foque onde realmente importa: no seu core business

Até o próximo artigo!

Siga-nos