Planejamento Financeiro Empresarial: Como fazer e como a TI irá te ajudar!

Planejamento Financeiro Empresarial
 Tempo de leitura: 6 minutos

O ano de 2020 nos mostrou da pior forma a importância de trabalhar com dinheiro em caixa. O planejamento financeiro empresarial vai ser um grande aliado para garantir o bom funcionamento de sua empresa.

Aqui vamos falar sobre como o planejamento financeiro empresarial irá ajudar organizações a alcançar o sucesso e também como o departamento de TI estratégico pode te ajudar.

Primeiro vamos pelo básico:

Por que ter um Planejamento Financeiro Empresarial?

Todos nós estamos familiarizados com a importância de planejamento estratégico para evitar colapsos para empresas. Este pode ser feito a longo, médio e/ou curto prazo.

O planejamento financeiro irá definir até onde seus pés alcançam! 

Então é muito importante usar dessa ferramenta para manter sua empresa nos trilhos. Os principais benefícios do planejamento financeiro empresarial são:

  • Definição ações estratégicas da empresa
  • Colocar objetivos em prática
  • Mapeamento todos os custos e encontrar possíveis gastos desnecessários
  • Garantir a saúde e controle do caixa

Então vamos para aos primeiros passos:

Como fazer um Planejamento Financeiro Empresarial?

Existem diversas metodologias para facilitar na gestão e no planejamento financeiro empresarial. Essas serão interessantes também para a tomada de decisão estratégica. 

Aqui vamos falar especificamente de 1, mas existem várias formas de construir esse planejamento. Conheça o PDCA:

PDCA

PDCA: técnica para planejamento financeiro empresarial

Se trata de uma metodologia de ciclo que auxilia no planejamento e gestão. Sua estrutura contém 4 passos, sendo esses:

P: Plan – Planejar

Traçar um plano a partir de 3 diretrizes importantes. Sendo essas: estipular um objetivo, identificar como chegar ao objetivo e qual será o método que usará para chegar à esse objetivo.

D: Do – Fazer

A hora de colocar em prática tudo o que foi determinado pelo passo anterior. Arregace as mangas, se certifique que nada sairá do planejado, acompanhe cada processo utilizado e se possível, faça o mapeamento desses, pois isso te ajudará futuramente.

C: Check – Checar 

Nesse momento você fará a verificação se tudo saiu como planejado, fazer análise de estatísticas ou métricas coletadas para se preparar para o último passo.

A: Act or Ajust – Agir ou Ajustar

O passo final: Agir ou Ajustar! Aqui você irá fazer a correção do que foi verificado no passo anterior. Se houve algum desvio no processo ou falhas de terceiros, é o momento de solucioná-las. Para a solução, volte para o primeiro passo do ciclo, e assim você aperfeiçoará seu plano para garantir que o objetivo seja cumprido.

Colocar suas metas em ação com ferramentas de planejamento financeiro empresarial irá facilitar o processo e até trazer uma solidez maior ao negócio.

O PDCA é uma metodologia muito interessante para te ajudar a implantar novos processos, buscar oportunidades entre outras coisas. Mas para garantir um planejamento financeiro empresarial você precisará de mais que isso.

Conheça algumas outras medidas que você pode tomar que irão surtir efeito ao negócio:

Técnicas para auxiliar o processo de planejamento:

O passo principal para ter um bom planejamento financeiro empresarial é conhecer a empresa, as necessidades, os custos, organizar todas essas informações e mapear todos os processos.

Vamos falar nesse tópico sobre dicas importantes para poder ter domínio de tudo o que acontece no seu negócio.

ERP – Sistema de Gestão

A implantação de um sistema de gestão é um marco para uma pequena ou média empresa. Da a percepção de “estamos crescendo!”, não é mesmo?

Somente um adendo caso você esteja neste processo: É muito importante que a implantação seja feita de maneira correta e siga todas boas práticas e não passar por problemas que levem a prejuízos financeiros no futuro. Se possui dúvidas quanto a isso, veja nosso guia de implantação de sistemas

Voltando aos benefícios do sistema de gestão para o planejamento financeiro empresarial: O sistema de gestão irá ser alimentados com dados de departamentos como o de vendas, estoque, recursos humanos, financeiro e etc. 

Os dados brutos não servem lá para muita coisa, mas quando coletados e analisados poderão ser usados para análises estratégicas e tomadas de decisões, incluindo o planejamento financeiro. Se você ainda tem um pouco de dificuldade com análise de dados, pode experimentar uma ferramenta que irá facilitar essa função, como o Power BI.

Analise de dados para planejamento financeiro empresarial

Mapeamento de Processos 

O mapeamento de processos é muitas vezes deixado de lado pelas organizações. O que acaba sendo um grande erro, pois dá abertura a falhas operacionais e até prejuízos financeiros.

Existem ferramentas que podem te ajudar a tornar esse processo mais simples para te ajudar. Mas é muito importante realizá-lo, mesmo que tome um tempo de seus colaboradores. 

Auditoria Interna

A auditoria interna é o processo de avaliar questões no âmbito interno da organização para examinar o controle financeiro, processo de gestão e práticas contábeis. Pode ser utilizado tanto no departamento financeiro quanto em outros. 
Esse processo pode ser realizado por empresas terceirizadas ou contadores.

Faça medição do ROI 

O ROI (Return Over Investiment – ou, Retorno sobre Investimento) é uma prática importante para identificar se os investimentos estão gerando retorno.

A partir de indicadores, você terá uma noção maior sobre como estão projetos em andamento e se há necessidade de reanálise. O ROI pode ser feito na empresa como um todo, campanhas específicas (como o caso de campanhas de marketing) e departamentos como um todo.

Claro que existem diversas técnicas que irão te ajudar com o planejamento financeiro empresarial, aqui citamos apenas algumas para te direcionar e mostrar a importância de sempre mantê-lo.

Agora vamos para a nossa especialidade: tecnologia. Ou melhor:

Como a tecnologia pode te ajudar com o planejamento financeiro empresarial?

Aqui na BugBusters prezamos pelo departamento de TI como um diferencial para a sua empresa. Ou seja: o departamento de TI não precisa ser apenas para suporte e sim para caminhar lado a lado com a parte estratégica. Como isso funciona? 

Plano Diretor de TI

O primeiro passo para que a tecnologia te ajude a fazer o planejamento financeiro empresarial é através de instrumentos de diagnóstico como um plano diretor de TI

Com ele, sua empresa terá acesso a formas de automatizar processos, ter um centro de custos tecnológicos documentado – o que será decisivo para a tomada de decisões –  e também guiarão projetos com maior segurança para o departamento financeiro da empresa.

plano diretor de ti

Existem também outras formas em que a tecnologia auxilia o planejamento financeiro empresarial.

Centralização de Informações

A centralização de informações tem o intuito de facilitar seu dia a dia, entretanto, é claro que para isso, será necessário o uso do sistema de gestão (ERP). Sua importância está na questão de automatização de processos, tomada de decisões, diminuição de erros humanos e na interligação de departamento.

Redução de Custos

A redução de custos é muito mais fácil quando alinhada com uma documentação de ativos na sua empresa – projeto realizado por uma ti estratégica – . Afinal, este será a base para a tomada de decisões concretas. Além disso, faça sempre a inclusão de informações em um sistema de gestão para aumentar a propriedade sobre quais custos devem ser revalidados.

Controle de entradas e saídas

Entrada e saída de ativos podem acarretar num volume dados muito grande. Ainda mais se o segmento da sua empresa é voltada a produtos – não diminuindo a quantidade de entradas e saídas de empresas de serviços, claro. Tudo dependerá de uma série de variáveis

Nesse caso, o departamento de TI ajudará na segurança dos dados e no comprometimento da automatização dos processos, podendo ser esses feitos durante a implantação de sistemas, avaliação de ativos ou criação de documentação de TI.

Conclusão

De modo reduzido, aqui falamos sobre a importância do planejamento financeiro empresarial, de táticas para realizá-lo e como a tecnologia pode te ajudar nesse processo.

Então, se chegou até aqui, recomendamos fortemente que mantenha seu planejamento em dia e sempre garanta o mapeamento de todos os processos para realizá-lo, para garantir o sucesso ou reavaliação em caso de algum erro. 

Em relação a tecnologia: aproveite todos os frameworks disponíveis para facilitar esse projeto e conte com nossa ajuda com o que for necessário. Não deixe de verificar nosso conteúdo de redução de custos para auxiliar sua empresa.

Reduza seus custos de TI!
Aprenda a reduzir os custos da sua empresa utilizando o departamento de TI com nosso material gratuito!

Comente em caso de alguma dúvida e até o próximo artigo!

Siga-nos